#comportamento #canoagem 
Guarujá - São Paulo - Brasil

Shark Paddle Surf

Alexandre Mattei

SHARK PADDLE SURF é um Esporte em que o praticante pode surfar sentado ou de pé, com o auxílio de um remo com duas pás

Esse Esporte mistura a canoagem Onda (Waveski e Kayaksurf) ao Stand Up Paddle Surf (SUP Surf), podendo-se mudar de estilo várias vezes na mesma onda, dependendo da conveniência e momento oportuno para se levantar ou voltar a sentar.

Esporte criado no Brasil, por Alexandre Pierre Mattei, o qual tem seu nome conhecido em competições de Kayaksurf.

Um novo modelo está sendo desenvolvido para cadeirantes, logicamente que este desenvolverá somente a parte de Canoagem nas Ondas, porém um modelo bem diferenciado dos waveskis. Previsão de lançamento para outubro de 2012.

Histórico

Em 1996 Alexandre começou a surfar de caiaque fechado na Praia do Tombo - Guarujá/SP e, em 1997, resolveu inovar, surfando de pé sobre ele. Neste mesmo ano de 1997, um programa esportivo (Globo Esporte) fez uma reportagem mostrando aquela forma inédita de surf e fora a primeira vez que usou-se a expressão "PADDLE SURF" no Brasil.

Dez anos depois, surge no Brasil o Stand Up Paddle Surf, portanto, o PADDLE SURF inventado por Alexandre é anterior ao próprio SUP Surf.

Em 2010, Alexandre procurou o shaper Maurício Marcos de Souza, de Florianópolis/SC, especializado em SUPs e Waveskis, para fazer o projeto de num material específico para o PADDLE SURF inventado por ele.

Em março de 2011 fica pronta a primeira prancha prótótipo para surfar sentado e de pé ao mesmo tempo. Esta veio com formato similar a um SUP Surf, mas com duas barbatanas na região das coxas e com suas quilhas mais ao centro.

Alexandre batizou o Esporte de SHARK PADDLE SURF, devido à prancha se parecer com um Tubarão, quando vista de lado.

Em março de 2011 o Shark Paddle surfou as ondas da Pororoca do rio Araguari, no Amapá.

Neste ano de 2012 já está acontecendo o primeiro Campeonato Brasileiro de Shark Paddle Surf, sendo que a primeira etapa aconteceu no município de Barra Velha/SC, no mês de março e a segunda etapa será em outubro, também em Santa Catarina.

Novos modelos estão sendo desenvolvidos, alguns modelos mais radicais pros avançados e também modelos para iniciantes. Agora a novidade serão as barbatanas móveis, as quais poderão ser removidas e a prancha virar um SUP comum.

O potencial desse esporte é imenso, devido à inédita possibilidade de mudança de estilo na mesma onda.

Detalhe: um Esporte brasileiro! Do Brasil para o Mundo!

Site: www.sharkpaddle.com

Face: http://www.facebook.com/SharkPaddleSurf

Twitter: @SHARKPADDLESURF

Galerias | Mais Galerias