#piscina de ondas #inovação #surf 
Espanha

Sessões de Surf Noturno na Wavegarden

Wavegarden

Surf noturno na piscina de ondas espanhola testado com sucesso.

A Wavegarden recentemente conduziu uma série de testes em sua sede no norte da Espanha, a fim de verificar como sua tecnologia pode melhorar diversos aspectos da experiência de surf. O primeiro desses ensaios focados em surfe à noite, usando um sistema de iluminação de última geração e apresentando os talentos do ex-campeão de surf europeu Vincent Duvignac, o surfistas de ondas grandes Natxo Gonzalez e Axi Muniain e o surfista local de Zarautz, Asier Maqueda.


Em parceria com uma gama de fornecedores líderes técnicos, a Wavegarden está refinando a sua capacidade de iluminar as instalações à noite que, além de fazer imagens espetaculares, permitirão aos surfistas pegar ondas antes ou depois do trabalho ou na escola, especialmente nos meses de inverno, quando a luz do dia é limitada.


O surfe à noite não é uma nova proposta, competições de surf foram encenados no mar à noite no passado, usando uma iluminação do oceano semelhante a de um estádio de futebol. No entanto, o surf à noite teve sucesso limitado, pois é complicado de configurar, impossível de iluminar uma área grande o suficiente para se ver completamente as ondas que se aproximam, e difícil para os surfistas para ver claramente a formação das ondas e textura da água.

Em uma pesquisa preliminar da Wavegarden, as luzes estão estrategicamente colocadas debaixo d'água para criar um efeito nunca antes visto, oferecendo uma experiência verdadeiramente única para os surfistas. "Acender as ondas debaixo da água é um conceito novo e fundamental para proposição dos clientes da Wavegarden", confirmou o presidente da Wavegarden, Josema Odriozola.


"Nós usamos programas de software para modificar a cobertura da luz, intensidade e cor. Nós ainda conseguiu instalar uma luz sobre o wavefoil que se move juntamente com a onda, para iluminar a onda por todo o comprimento da lagoa".

"Foi necessário experimentar com o ângulo e a profundidade das luzes para otimizar a reflexão no interior da onda. Embora entendamos que as luzes externas serão necessárias em instalações comerciais, o foco desta pesquisa foi a iluminação abaixo da superfície da água", acrescentou Odriozola.


"Eu surfei à noite antes, mas isso é algo completamente diferente", explicou o francês Vincent Duvignac, reconhecido como um dos mais talentosos e elegantes surfistas da Europa. "Quando você surfa agora parece irrelevante: Natxo e eu surfamos até as duas horas da madrugada e poderíamos ter continuado se nós não tivéssemos ficado completamente esgotados".


O teste do surf noturno da Wavegarden foi documentado pelo célebre fotógrafo de surf francês Greg Rabejac, que tem fotografado surfistas à noite ao longo dos últimos três anos em França, Espanha e Marrocos.

Fonte: Wavegarden

Galerias | Mais Galerias