#ondas grandes #ondas extremas 

Scooby e Maya tentam superar onda gigante de McNamara em Portugal

Brasileiros têm ainda a companhia de Carlos Burle e Felipe 'Gordo' Cesarano na árdua missão de bater recorde do surfista americano no 'Canhão da Nazaré'

25/Out/2013 - GLOBOESPORTE.COM - Portugal

Um quarteto de peso do surfe brasileiro acredita que a incrível onda de 100 pés de Garrett McNamara ainda não é o limite. Na Praia do Norte, palco da marca histórica registrada pelo veterano de 46 anos em janeiro, os amigos Pedro Scooby, Maya Gabeira, Carlos Burle e Felipe “Gordo” Cesarano se dedicam à intensa rotina de treinos com um objetivo muito claro: surfar a maior onda de todos os tempos.

Os brasileiros acreditam que a localidade conhecida como “Canhão da Nazaré”, no litoral português, tem um potencial único para desencadear ondas gigantes, como a surfada por McNamara no início do ano, quando o americano alcançou cerca de 30m. Na empreitada para superar a marca, Pedro Scooby conta com a ajuda da bela Maya Gabeira, que se encarrega de puxar o carioca de jet ski.

- Estamos com uma estrutura bem legal para quando o mar estiver realmente gigante. Nazaré tem um potencial incrível. Essa onda é o nosso foco agora. Estamos prontos para bater o recorde, agora só depende da Mãe Natureza. O mais legal foi que a Maya que me puxou nas ondas, ela arrebentou - empolgou-se o surfista.

- O McNamara ficou feliz de saber que estávamos por lá e nos recebeu muito bem. Chegamos a trocar algumas ideias com ele. Ficamos uma semana em treinos intensos. É desafiador porque a onda quebra muito perto da areia, com uma pressão muito forte, difícil de resgatar, com grandes chances de perder o jet ski - contou Pedro Scooby.Em Portugal, os brasileiros se “esbarraram” com McNamara, que também gosta de treinar nas ondas gigantes Nazaré. Durante o encontro com o americano, o quarteto trocou algumas ideias com o veterano, que já tem uma longa história com a Praia do Norte. Em 2011, McNamara entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, ao surfar uma onda de 78 pés (24m). No final do ano passado, o atleta se casou com sua noiva, Nicole, no local.

No próximo domingo, a turma estará a postos em Nazaré à espera de uma onda gigante. A turnê dos brasileiros em terras lusitanas também passou por Ericeira, a 35km de Lisboa. Pedro Scooby ainda aproveitou para dar uma “esticada” até o Marrocos, para gravar reportagens do seu novo programa de televisão. Os surfistas retornam ao Brasil no início de novembro.