#impacto #ação ambiental #praia #poluição #aprendizado #educação #ecologia 
Saquarema - Rio de Janeiro - Brasil

Saquarema reúne instituições pela preservação dos oceanos durante o Clean Up the World 2023!

BlueBirdsBR

O evento que aconteceu dia 16 de setembro de 2023 simultaneamente em diversos países, rolou também nas areias de Saquá, mas esse ano foi com o olhar de cuidados para a Lagoa de Saquarema, que também é um ecossistema ligado ao surf.

A Lagoa de Saquarema faz parte da identidade da cidade, é um complexo lagunar que abrange vários bairros e distritos, lugar de abrigo para a fauna, de subsistência para os pescadores artesanais e um berçário natural de nutrientes que alimentam os oceanos e as ondas.

Esse ano, a BlueBirdsBR reuniu várias instituições, governo, universidades, ONGs e associações para juntos, sensibilizar a população com palestras, roda de conversa, contação de estória, plantio de mudas e é claro, a limpeza da praia e da lagoa! Cerca de meia tonelada de lixo foi retirado da natureza com a ajuda dos participantes, tais como: pneus, latinhas, garrafas, copos, canudos...em sua maioria plástico e os chamados “vilões dos mares”, os microplásticos, que já se camuflam e agridem diretamente a fauna, chegando sempre ao ser humano...

Quer saber como foi? Perae que a gente te conta tudo 

Começamos com um café da manhã presenteado pela Padaria da Ponte, logo após, uma saída para Observação de Aves na lagoa de Saquarema com a equipe do Projeto Observatório de Aves Aquáticas da BlueBirdsBR, que foi uma experiência incrível para os participantes. Aproveitando a admiração pela avifauna, já começamos a limpeza da lagoa, que  foi com a colaboração dos equipos da galera da canoa havaiana Alma VAA Team e do Marques que aluga pranchas de Stand Up Paddle e caiaques na lagoa. Que vive boa, remando e retirando o que não faz parte da lagoa!!

Em seguida rolou uma roda de conversa irada com a Mestre em microbiologia marinha Emily Magalhães, falando sobre os impactos (muitos nem imaginávamos!) do microplástico no ser humano e em toda a teia da vida. E rolou também, de forma lúdica e criativa, uma contação de estória, que levou a mensagem da cultura oceânica para as crianças.

Após um delicioso almoço no Hotel Castelhana Praia, aconteceu um encontro com uma  conversa super descontraida lá no promontório da igreja, com um assunto super interessante e enriquecedor, a geodiversidade da cidade com a Doutora Katia Mansur e a sua equipe da UFRJ do Projeto GeoParque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro.

Na sequência, também teve um bate papo com o Mestre Luis Allochio sobre o ecossistema de mangue, com direito a um plantio participativo de 50 mudas de mangue-vermelho na orla da lagoa de Saquarema pelas mãos das crianças. E pra finalizar esse dia incrível repleto de conhecimento e diversão, teve um abraço simbólico a Lagoa!!! Que dia, que vibe boa galera!

Agradecimentos aos envolvidos e aos parceiros nesse movimento de sensibilização e engajamento em prol da preservação dos mares e oceanos.  

Parceiros: 

@almavaateam @marquessupsaquarema @prefeiturasaquarema @lucaslgiolito @gimamagalhaes @amadarcyorg @ufrj.oficial @geoparquecostoeselagunas @eemagalhaes @thales.pinheiro.guia @kikaacioly @pontepadariada @observatorioaves @castelhanapraia @waves.com.br @surfgurupro @saquaremadainformacao @andersoncosta.imagens.aereas @marquestelminha @moniquenunesoficial @larapersona @saquapeldescartaveis @redenascif @casa_larrosa_itauna @casadosurfsaquarema @instituto_clima @amiganca_producoes .

 

Galerias | Mais Galerias