#eventos #competições #brasileiro #cbsurf #profissional #associações #notícias 
São Francisco do Sul - Santa Catarina - Brasil

São Francisco do Sul vai se tornar a Capital Nacional do Surf em setembro

SurfPress

O São Chico Pro vai promover a segunda etapa do Circuito Catarinense Profissional nos dias 8 a 10 de setembro e de 11 a 17 a terceira da Taça Brasil da CBSurf.

A Ilha de São Francisco do Sul vai se transformar na Capital Nacional do Surf, com duas competições seguidas no início de setembro. A Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Francisco do Sul apresenta o São Chico Pro, que vai promover a segunda etapa do Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) nos dias 8 a 10 e de 11 a 17 a terceira da Taça Brasil 2023 da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). A expectativa é de que a cidade será invadida por mais de 200 surfistas de vários estados do país, para competir nas ondas da Prainha.

“Já é tradição acontecer campeonato de surfe na Semana da Pátria em São Francisco do Sul e neste ano serão dois eventos seguidos, com show de surfe garantido rolando em 10 dias na Prainha”, destaca Renato Melo, presidente da Federação Catarinense Surf. “Isso certamente não aconteceria sem o importante suporte da Prefeitura de São Francisco do Sul, sempre acreditando na força do nosso esporte, que é o que mais cresce no Brasil, transformando a vida de muitos jovens. Quero já agradecer ao prefeito Godofredo Gomes Moreira e ao secretário de esportes, Douglas Musse, por todo o apoio para a realização do São Chico Pro”.

A primeira edição do São Chico Pro apresentado pela Prefeitura de São Francisco do Sul foi no ano passado. A diferença é que, em 2022 um evento único marcou pontos para o ranking brasileiro da Taça Brasil e para o estadual da FECASURF. Neste ano, os dois circuitos serão realizados separadamente. A primeira atração do São Chico Pro 2023 é a segunda etapa do Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf, que começou na Praia da Joaquina, em Florianópolis, com vitórias da bicampeã estadual, Tainá Hinckel, e do paulista Alex Ribeiro.

Neste ano, a FECASURF aumentou de R$ 30.000 para R$ 50.000, a premiação de cada uma das cinco etapas programadas para o Circuito Profissional Catarinense de 2023. É o circuito estadual mais rico do Brasil e o Floripa Pro Etapa Joaquina, realizado no início de junho, já atraiu surfistas de outros estados e até de outros países. A final feminina, vencida por Tainá Hinckel, foi contra a peruana Camila Sanday. E a decisão masculina foi 100% paulista, com Alex Ribeiro derrotando Gabriel Klaussner. Como ambos não pontuam no ranking estadual, Caetano Vargas e Lucas Silveira, que perderam nas semifinais, dividem a liderança em 2023.

A surfista da Guarda do Embaú também foi a campeã do CBSurf São Chico Pro no ano passado na Prainha. Na grande final, Tainá Hinckel superou sua grande concorrente local e vice-campeã catarinense no seu bicampeonato em 2021 e 2022, Laura Raupp, além da maior surfista do Brasil em todos os tempos, Silvana Lima, que ficou em terceiro lugar e a carioca Julia Duarte em quarto. Já o título masculino na Prainha foi conquistado pelo campeão mundial Adriano de Souza, deixando o paranaense Peterson Crisanto em segundo e os paulistas Hizunomê Bettero em terceiro e Weslley Dantas em quarto.

A Taça Brasil é a divisão de acesso da CBSurf, que classifica 22 homens e 7 mulheres para a elite nacional que vai disputar os títulos brasileiros no Dream Tour. As duas primeiras etapas deste ano aconteceram na Região Nordeste. O paranaense Edson de Pra e a carioca Julia Duarte venceram a primeira em Porto de Galinhas, Ipojuca (PE), com a catarinense Kiany Hyakutake sendo vice-campeã na final. Já em Baía Formosa (RN), o catarinense Lucas Vicente conquistou o título contra o potiguar Deyvson Santos e a paulista Sophia Gonçalves ganhou da paraibana Ana Lu Silva. Lucas Vicente e Julia Duarte lideram o ranking das duas primeiras etapas da Taça Brasil 2023.

INSCRIÇÕES NO SÃO CHICO PRO - As inscrições nas categorias feminina e masculina para a segunda etapa do Circuito Catarinense Profissional - São Chico Pro - já estão abertas e podem ser realizadas através do link https://www.atletis.com.br/evento/sao-chico-pro-2022-9939 com o primeiro prazo encerrando-se no dia 31 de agosto. Qualquer dúvida ou esclarecimento, entrar em contato com a FECASURF - Federação Catarinense de Surf.

CINCO ETAPAS - O Floripa Pro Etapa Joaquina abriu o Circuito Catarinense Profissional de 2023 e a programação da FECASURF é realizar mais quatro etapas, todas oferecendo 50.000 Reais de premiação, divididos aos mais bem colocados nas categorias masculina e feminina, com as mulheres recebendo o mesmo valor do que os homens nas mesmas colocações. A segunda etapa é o São Chico Pro de 8 a 10 de setembro na Prainha de São Francisco do Sul, no Norte do estado. As outras estão marcadas no litoral Sul, Garopaba e Laguna, com a grande final da temporada acontecendo em Florianópolis.

O São Chico Pro 2023 é apresentado pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de São Francisco do Sul, com realização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF), em conjunto com a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e Associação de Surf da Prainha (ASP). A etapa da Taça Brasil tem patrocínio da Surfland e Fu-Wax e o evento será transmitido ao vivo pelos sites Fecasurf.com.br e CBSurf.org.br e pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.

HISTÓRIA - A Ilha de São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de Santa Catarina. Originalmente, foi habitada por kaigangs e guaranis, depois colonizada por portugueses (sobretudo açorianos) e espanhóis. Segundo alguns historiadores, a invasão europeia aconteceu em janeiro de 1.504, através da expedição de Binot Paulmier de Gonneville. Sua primeira ocupação europeia, foi feita temporariamente por espanhóis por volta de 1.553. Nesse tempo, também tinham africanos trazidos pelos europeus na condição de escravizados.

-----------------------------------------------------------

Assessoria de Imprensa do Circuito FECASURF Pro

JBC Notícias e Assessoria - João Carvalho

(48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com

-----------------------------------------------------------

RANKING CATARINENSE PROFISSIONAL DA FECASURF 2023:

TOP 10 DO MASCULINO - 1 etapa:

1.o: Caetano Vargas (Florianópolis) - 730 pontos

1.o: Lucas Silveira (Florianópolis) - 730 pontos

3.o: Luan Wood (Florianópolis) - 610

4.o: Walley Guimarães (Imbituba) - 555

4.o: Gabriel Junior (Imbituba) - 555

6.o: Derek Adriano (Navegantes) - 500

6.o: João Godoy (Florianópolis) - 500

8.o: Matheus Navarro (Itajaí) - 450

8.o: Wallace Vasco (Florianópolis) - 450

8.o: Ronaldo Silveira (Florianópolis) - 450

8.o: Marlon Klein (Florianópolis) - 450

TOP 10 DA CATEGORIA FEMININA - 1 etapa:

1.a: Tainá Hinckel (Palhoça) - 1.000 pontos

2.a: Laura Raupp (Florianópolis) - 730

2.a: Kiany Hyakutake (Florianópolis) - 730

4.a: Isabelle Nalu (Florianópolis) - 610

4.a: Pamella Mel (Garopaba) - 610

6.a: Yasmin Dias (Passo de Torres) - 555

6.a: Potira Castaman (Florianópolis) - 555

8.a: Maya Carpinelli (Garopaba) - 500

8.a: Juliana Quint (Florianópolis) - 500

8.a: Alma Corgiolu (Florianópolis) - 500

8.a: Kauanny de Souza (SC) - 500

Galerias | Mais Galerias