#session #surf #fenômenos naturais 

Sandy produz surf em Miami e em Indiana

Miami New Times e NBC

O furacão Sandy criou altas ondas perfeitas em Miami e ondas de até 8 metros no Lago Michigan.

A praia de Miami é praticamente um lugar sem ondas. Com as Bahamas bloqueando quaisquer ondas de leste e Cuba bloqueando as ondas que vêm do sul, é preciso um conjunto muito peculiar de circunstâncias para o oceano mandar cristas afiadas e picos fortes para que os ratos do surf possam desfrutar.

A visita do fim-de-semana da 'Frankenstorm' agitou o mar a um grau de insanidade épica do jeito que é improvável ver de novo por anos. As ondas não eram apenas imensas para o surf em Miami - alcançando até 5 metros de parede em South Beach - mas elas estavam impecáveis, e perfeitamente formadas e poderosas.

"A forma como a tempestade se formou foi tão perfeita que, possivelmente, foram as maiores ondas que podemos ter no sul da Flórida", disse Scott Payne. "Ter um furacão parado sobre as Bahamas, movendo-se lentamente, com os ventos fortes soprando até a costa e depois soprando de terral em Miami, não poderia ficar melhor e não poderia ficar maior."

Leia o artigo completo no Miami New Times

Os efeitos da super tempestade Sandy chegaram até a região Centro-Norte dos Estados Unidos, criando ondas de até 8 metros no Lago Michigan. Enquanto as autoridades advertiram as pessoas a ficar longe do Lago Michigan, surfistas viram as ondas como uma oportunidade, eles foram para a água perto Lakefront Park, em Whiting, Indiana.

"Nós não temos ondas aqui na maior parte do tempo, por isso, quando elas chegam, você tem que ir", falou o surfista Nick Rymut ao Northwest Indiana Times. "Tem um monte de espuma e as ondas estão muito ventadas, por isso está um pouco mais difícil de ir para o outside porque a as correntes estão muito fortes, mas nos dias em que elas estão um pouco mais calmas, você vai ver 30 pessoas dentro d'água".

Leia o artigo completo na NBC

Links Relacionados:

Mudança climática apontada como a principal causa do furacão Sandy