Saiba sobre o surfe e novos esportes nas Olimpíadas Paris 2024
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão prestes a começar, em julho veremos os melhores atletas do mundo representando seus países nas várias modalidades de jogos que o evento terá. Aliás como nas Olimpíadas anteriores, novas modalidades entrarão para a co
23/Abr/2021 - RivalryBreaking e Caiaque Cross são novas modalidades dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Em relação às edições anteriores, existem 2 novas modalidades que farão parte do quadro de esportes dos Jogos Olímpicos de 2024, são elas o Breaking (Breakdance) e o outro um esporte ligado a água, a Canoagem Slalom Extremo. O Breakdance que trará um pouco da história do hip hop e da rua será disputado em torneios individuais com batalhas de até 60 segundos separados em categorias feminina e masculino.
Enquanto no Breaking contamos com um esporte com uma pegada mais artística, outra adição para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 é um pouco mais radical, o caiaque cross ou como também é chamado, Canoagem Slalom Extremo.
Este é um esporte, igual ao surfe, onde o Brasil tem forte esperança de ouro, Ana Sátila, uma de nossas estrelas, foi campeã mundial em 2018, já Pedro Henrique Gonçalves, também conhecido como Pepê é o atual campeão mundial. O esporte realmente dá muita adrenalina, pois diferente de outros tipos de canoagem Slalom, a disputa não ocorre só pelo tempo, pois haverão 4 atletas disputando entre si ao mesmo tempo.
Basquete 3x3, Surfe e outras modalidades continuarão nas Olimpíadas de 2024
Enquanto foram adicionados 2 novos esportes aos jogos olímpicos, outros saíram da lista de modalidades como o Karatê, Softbol e Beisebol. Entretanto existiram outros que vieram nas últimas olimpíadas que estão em Paris 2024, entre eles, os que fogem um pouco do padrão são o Basquete 3x3 e o Surfe. O formato de basquete de 3x3 está um pouco longe do que estamos acostumados a ver nos jogos de basquete da NBA ou NBB.
Aqui ao invés da quadra inteira é usado somente metade dela com uma cesta e as partidas ocorrem com tempos de 10 minutos, tempo longe dos mais de 40 minutos praticados no basquete tradicional. O Brasil inclusive tentará vaga em breve para chegar nas olimpíadas, já que as seleções brasileiras disputarão o Pré-Olímpico que acontecerá em Utsunomiya no Japão entre os dias 3 e 5 de maio.
Provas de Surfe dos Jogos de Paris 2024 acontecerão em Taiti
Surfe é outro esporte que estava presente nas Olimpíadas de Tokyo 2020 que também estarão nos Jogos Olímpicos de Paris, entretanto muitos devem estar se perguntando como os surfistas farão para competir na capital francesa. A prova não acontecerá lá e sim na praia de Teahupo’o no Taiti, que faz parte da Polinésia Francesa, entre os dias 27 de julho e 8 de agosto.
O Brasil terá representação em peso, serão 6 atletas na busca pelo ouro, Tatiana Weston-Webb, Filipe Toledo e João Chianca via WSL e Gabriel Medina, Tainá Henckel e Luana Silva no ISA Games. Vale lembrar que Luana Silva conquistou a vaga pela ISA Games na sucessão de Tatiana, isto porque antes da surfista garantir o vice-campeonato que lhe deu uma vaga nas olimpíadas, ela já tinha conquistado a vaga pela WSL.
Junto a Tatiana Weston-Webb foi Gabriel Medina que conquistou a última vaga nas Olimpíadas de 2024 ao ser campeão do ISA Games em Arecibo, Porto Rico. Haviam outros brasileiros na competição, João Chianca e Filipe Toledo, mas eles caíram antes das finais.
Medina manteve um bom desempenho durante a competição e ainda contou com os resultados de Joan Duru e Kauli Vaast para ser campeão do evento de surfe e conquistar sua vaga para olímpico. Ele é uma presença importante na equipe brasileira pois tem bom histórico na ilha da Polinésia Francesa, sendo campeão mundial do circuito de surfe em 2014 e 2018.