#videos 

Ryan Coelho - Califa 2016

Recém chegado da Califórnia, onde ficou por um mês focado nos treinamentos e na evolução de seu Surf, o matinhense Ryan Coelho está novamente na busca por novos resultados nas competições de base do Surf Brasileiro.

24/Nov/2016 - Redação Surfguru - Matinhos - Paraná - Brasil

Com apenas 9 anos de idade, Ryan encarou altas ondas na Costa Oeste americana, e mesmo sem nunca ter disputado competições de nível internacional, voltou para casa com 2 troféus em 2 finais! Antes de estrear, o garoto de Matinhos já viu uma diferença bastante grande em relação às competições brasileiras. Ondas maiores e perfeitas, nível técnico altíssimo, e eventos muito disputados: nos Estados Unidos, as competições de base reúnem um total de 6 atletas por baterias, bem mais do que os torneios brasileiros, nos quais são 4 surfistas no mar.

Ryan em casa:

RYAN COELHO - 111' Sec at Home. from Alessandro Coelho on Vimeo.

Mesmo competindo com garotos mais velhos, Ryan ficou na quinta colocação na etapa do Chevrolet Revolt Summer Surf Series, disputado no Pier de Ocean Beach em San Diego. Na competição, uma das mais tradicionais da California, o paranaense colocou no bolso até mesmo o local Tosh Tudor, filho do multiatleta e bicampeão mundial de longboard, Joel Tudor.

Mas a cereja no bolo veio semanas depois quando o pequeno surfista participou pela primeira vez de uma competição promovida pela WSA (Western Surfing Association), a principal Associação do esporte na Califórnia. Competindo contra a nata do Surf local, Ryan novamente se colocou entre os principais atletas de sua categoria, registrando a quarta posição no campeonato disputado em Avalanche Beach, também em San Diego.

Sem dúvidas, os campeonatos foram um aprendizado excelente para o atleta que também aproveitou para evoluir no Inglês, fazer novos amigos e conhecer a cultura local. A viagem aos EUA não parou por aí! Ryan Coelho é o caçula do Time Aprimore Surf, o método de Treinamento de outro paranaense, o surfista Leandro “Grilo” Dora, técnico do atual campeão mundial de Surf Adriano de Souza, o Mineirinho. Grilo acompanha a evolução de Ryan de forma presencial, mas também por meio de filmagens, que são enviadas via internet para o treinador, onde quer que ele esteja no Globo, durante suas viagens pelo Circuito Mundial de Surf.

Como a temporada de Ryan coincidiu com a etapa de Trestles, a qual ficou marcada pela polêmica com o julgamento das ondas de Gabriel Medina, o paranaense ficou na companhia do próprio Leandro Dora durante, e depois da realização do evento. E o melhor é que o garoto ainda pôde conviver pessoalmente com a elite do Surf mundial! Autógrafos e fotos com os principais surfistas do Circuito não faltaram, incluindo Mineirinho, Medina, e o sul-africano Jordy Smith, campeão da etapa.

O saldo da viagem também foi positivo pela captação de novas parcerias, agora com empresas americanas, que serão as novas fornecedoras de equipamentos para o atleta: a Future Fins, de San Diego, e a Sharpeye, de Huntington Beach (fornecedora das pranchas do Top mundial Filipe Toledo). As empresas se juntam aos patrocinadores de Ryan Coelho no Brasil: Tokoro Surfboards, Atlantic Surf, Banana Wax e Brazinco.

De volta ao Brasil, é hora de focar na disputa do Hang Loose Surf Attack, onde poderá colocar em prova tudo o que treinou nas ondas californianas. Independente de resultado, Ryan vai construindo seu caminho para um possível futuro na Elite do Surf Mundial, seguindo os passos de outros atletas que já fizeram o orgulho do esporte paranaense: Peterson Rosa, Jihad Khodr e Bruna Schmitz.

O evento acontece na Praia da Baleia, no município de São Sebastião (SP), nos dias 22 e 23 de outubro. Mesmo com uma etapa a menos do que os outros competidores, Ryan espera surfar bem na terra de Gabriel Medina e alcançar o topo do ranking do campeonato. O objetivo é passar suas baterias na zona de classificação, e se possível, alcançar mais um pódio para seu currículo. Além, é claro, de mais troféu em sua estante.

CONTATOS PARA ENTREVISTAS:

Alessandro Coelho (Pai do Ryan)

Telefone: (41) 9969-1963

E-mail: alessandrocoelhoadv@hotmail.com

FB: facebook.com/ryancoelhogrom

Por Vinicius Araujo

Comunicação Federação Paranaense de Surf

Telefone (41) 9847-9493

E-mail: fpsurf@gmail.com

vinicius@magicasurf.com.br