#estadual #amador #competições #profissional 
Bahia - Brasil

Rudá Carvalho é o Cara do Surf Baiano

Miguel Brusell

O ilheense Rudá Carvalho foi o melhor surfista e venceu a categoria profissional do Radical Wave apresenta 10º FTC Contest que teve as finais disputadas hoje (4), na Praia de Stella Maris, em Salvador

O ilheense Rudá Carvalho foi o melhor surfista e venceu a categoria profissional do Radical Wave apresenta 10º FTC Contest que teve as finais disputadas hoje (4), na Praia de Stella Maris, em Salvador. Rudá venceu na final a outro ilheense, Franklin Serpa, deixando os atletas de Salvador, Heloy Júnior e Danilo Almeida com a terceira e a quarta colocação, respectivamente.

Para vencer, Rudá teve que apostar em umas manobras aéreas, para superar os concorrentes na final. O atleta voltou a surfar na semana passada depois de se recuperar de uma lesão de ligamento. “To no ano complicado, em que tive a primeira lesão daminha vida. Passei três meses sem surfar e só retornei no último domingo. Vim para Stella com intuito de ver minha esposa, ficar com ela, prestigiar o evento que é irado, mas quando cheguei tinha vaga. Os amigos botaram pilha e resolvi disputar”, conta.

Com a vitória, Rudá embolsou a premiação de R$ 3 mil reservada ao vencedor e também ficou com o título de campeão do Circuito Baiano de Surf Profissional 2011. “Apesar de estará, ainda receoso, em competição não adianta surfar normalzinho porque os adversários vão arrebentar e você vai perder. Entrei para mandar as manobras radicais, que mando, mesmo, até no free surf e acabei acertando. Tava no meu dia”, completou o vencedor.

Locais do pico vencem três categorias amadoras

Entre os amadores, os atletas que surfam, diariamente, na Praia de Stella Maris fizeram a festa em três categorias. A primeira final a ir para a água foi da categoria Infantil. Com 10,70 pontos, o vencedor da bateria foi o ilheense Taywan Chan seguido de Luamar Bispo, Anderson Santos, e Namor Cayres. Com o resultado, o pequeno local de Stella Maris, Namor foi o campeão da categoria com duas vitórias, uma terceiro. “Fiquei em quarto, consegui os pontos necessários para conquistar o título, a diferença foi de dez pontos. O ano todo foi difícil, agora é só comemorar”, comentou o atleta.

A segunda categoria a ter a final foi a Iniciante e o vencedor da bateria foi Wallace Sampaio, que somou 14,20 pontos, seguido de Airton Dilan, Taywan Chan e Ives Lopes. Com três vitórias nas três primeiras etapas, Airton Dilan já chegou na final com o título de campeão baiano Iniciante conquistado.

A terceira final do dia foi entre os atletas da categoria Mirim. O surfista local de Stella Maris, Erick Morais não deu chances para o azar, venceu a bateria e garantiu o título da categoria. Na segunda colocação ficou Airton Dilan seguido de Jadson Santana e Lucas Dias. “Achei uma onda Salvadora, depois que o Airton tinha virado na onda anterior e conseguir vencer. Foi muito legal vencer o campeonato do meu patrocinador”, revelou.

Em seguida foi a vez do Longboard entrar na água para a disputa. O vencedor foi o atleta de Itapuã, Vinícius Cardoso que de quebra também faturou o título de Campeão Baiano da categoria. Na segunda colocação ficou Evandro Ballalai seguido de Igor Capitol e André Feio.

Na Júnior, o vencedor do Radical Wave apresenta 10º FTC Contest foi Danilo Almeida seguido de Luis Lamarão, Ian Costa e Matheus Rodrigo. Com o resultado, o terceiro colocado, Ian Costa que também é um atleta de Stella Maris, ficou com o título de Campeão Baiano 2011 da categoria Júnior.

Resultado Profissional do Radical Wave FTC Contest

1 - Rudá Carvalho (Ilhéus)

2 - Franklin Serpa (Ilhéus)

3 - Heloy Júnior (Salvador)

4 - Danilo Almeida (Salvador)

Galerias | Mais Galerias