#ondas perfeitas #comportamento

Roubada em Mancora, Peru

Caros amigos surfistas do Brasil, este é um alerta para aqueles que planejam viajar para o norte do Peru

07/Dez/2011 - Hugo Frazão - Peru

Há cerca de um mês, fui para lá com três amigos surfar as famosas esquerdas de Lobitos. Estava indo tudo bem até que decidimos conhecer Mancora, uma cidade ao Norte de Lobitos, já que a previsão das ondas para o final de semana não era muito boa. Chegamos lá numa Sexta à tarde e ficamos em uma pousada chamada “Las Olas”, http://www.lasolasmancora.com/hotel/index.html gravem bem este nome.

No Sábado, ao voltarmos de um restaurante na hora do almoço, tivemos a infelicidade de constatar que nossas coisas que estavam no quarto haviam sido roubadas. Levaram o notebook e o celular do meu amigo; mas o meu caso foi bem pior, roubaram minha mala inteira com: celular, notebook, filmadora, Go-Pro, iPod, roupas, dinheiro, cartões de crédito etc. Ao sairmos do quarto ainda em estado de choque, percebemos que os hóspedes que estavam perto não esboçavam qualquer espanto e que os funcionários da pousada não nos olhavam nos olhos. A filha do dono se aproximou e para nossa surpresa afirmou que aquilo era comum e falava como se estivesse completamente dopada; foi uma situação muito bizarra.

Já tínhamos ficado com uma má impressão daquele lugar, pois apesar de ter uma estrutura decente, não nos pediram qualquer informação na hora do check-in; só não podíamos imaginar que chegaria àquele ponto. O dono não apareceu para dar satisfações, não nos deixaram fazer qualquer ligação telefônica e somente depois de muito insistir conseguimos recuperar o dinheiro da estadia. Resumindo a estória, ficamos com uma forte impressão de que os próprios funcionários (ou o dono) da pousada eram os responsáveis. Eles alegavam que alguém tinha pulado pela janela, pois o ladrão deixou algumas ferramentas em cima da cama, porém, não havia nenhum sinal de arrombamento; era óbvio demais que aquilo não passava de uma maneira de nos despistar. Alguns moradores locais se aproximaram e cada um deles dava uma opinião diferente, mas eu não conseguia parar de achar que todos ali eram cúmplices.

A polícia também não demonstrou muito interesse e ainda nos cobraram uma taxa de 100 Soles para dar a cópia do B.O.; para nossa alegria conseguimos baixá-la para 60! Graças a Deus os danos foram apenas materiais e ainda conseguimos surfar ótimas ondas em Lobitos na semana seguinte. Com exceção deste incidente, a viajem foi alucinante: a comida peruana é deliciosa, o povo em geral é muito amigável e as ondas são absurdamente perfeitas, porém, é nosso dever divulgar o nome dessa pousada para que nenhum outro brasileiro passe pela mesma situação. Um abraço e boas ondas a todos.

Nota: em Lobitos não deixem de ficar na pousada Aitama http://www.lobitosperu.com/ . O dono é muito gente boa, a comida é excelente, o preço é bem em conta e a distância até o mar é a mínima possível.