Rota do Mar Open Pipa Surf consagra 11 campeões

Potiguares foram maioria no pódio durante evento que reuniu mais de 150 surfistas na Praia da Pipa-RN neste final de semana.

24/Nov/2014 - Gabriela Barreto - Tibau do Sul - Rio Grande do Norte - Brasil

Depois de muitas ondas em dois dias de competições acirradas, o Rota do Mar Open Pipa Surf consagrou seus 11 campeões no final da tarde deste domingo (23), encerrando o campeonato que agitou a Praia do Amor – Pipa/RN e reuniu mais de mais de 150 atletas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará. Os vencedores das categorias Grommet, Iniciante, Mirim, Junior, Open, Sênior, Master, Grand Master, Kahuna, Grand Kahuna e LongBoard ganharam troféus e irão receber uma prancha exclusiva da Rota Mar, feita sob medida para cada surfista.

O dia de competição teve início com a disputa das semifinais das categorias Open (sem restrição de idade) e Sênior (idade superior a 28 anos). Em seguida, os surfistas das categorias LongBoard (livre), Master (acima de 35 anos), Grand Master (acima dos 40 anos), Kahuna (até 50 anos) e Grand Kahuna (acima dos 50 anos) se enfrentaram nas baterias classificatórias para as semifinais. 

Com o mar mais agitado do que no período da manhã, as finais tiveram início por volta das 14h com excelentes ondas que atingiram 1m de altura. O destaque da competição foi para o surfista Mateus Sena, de apenas 12 anos, que conquistou o título de campeão nas categorias Grommet e Iniciante. O surfista Deyvson Santos, que ficou em terceiro lugar na categoria Open, também foi destaque com a melhor nota de todo o circuito, acertando um 8.40 durante a segunda fase da classificatória em sua categoria. Foi dele também a melhor média do campeonato: 16,40 pontos.

Além de Mateus, outros oito potiguares subiram ao pódio: Gabriel Bruno, na categoria Mirim; Israel Júnior, na categoria Júnior; Rafael Joaquim na Open; Emanoel de Souza na Sênior; Sávio Henrique na Grand Master; Gustavo Jorge na Kahuna; Edu Elias na Grand Kahuna e Leo Macedo na LongBoard. O paraibano Paulo Germano foi quem quebrou a hegemonia potiguar, garantindo o primeiro lugar na categoria Master. O resultado foi ótimo para os surfistas do Rio Grande do Norte, já que o evento valeu como a 2ª etapa do campeonato estadual de surf amador.

Incentivo ao esporte

O Rota do Mar Open Pipa Surf foi o primeiro campeonato realizado pela empresa Rota do Mar, maior indústria têxtil de Pernambuco e uma das maiores do Brasil no ramo.  Arnaldo Xavier, diretor da empresa, confirmou que a Rota pretende investir cada vez mais no esporte. “Como temos uma identidade muito forte com a galera do surf, nós redistribuímos nosso orçamento de marketing para investir no esporte. Hoje, temos dois atletas patrocinados pela empresa, mas pretendemos aumentar esse número para cinco e formar uma excelente equipe de surf da Rota do Mar”, revelou.

Sobre a escolha do local para a realização do primeiro campeonato, Arnaldo comentou que a Pipa apresenta um dos melhores picos do país e que a intenção da marca é estabelecer um calendário de competições de surf. “Quando falamos em surf, é impossível não lembrar da praia da Pipa-RN, de Maracaípe-PE e de Fernando de Noronha-PE. A Rota do Mar quer estabelecer um calendário de competições nesses lugares”, disse.

Estrutura profissional

O surfista Hugo Bittencourt, atleta profissional patrocinado pela Rota do Mar, destacou a organização e estrutura do campeonato. “A Rota do Mar tem uma filosofia muito marcante e por ser uma empresa de grande porte, nada mais justo do que apoiar o surf e, especialmente, a nova geração de atletas que vem se formando. A Rota e a Federação de Surf do RN estão de parabéns pela organização e estrutura. Nota 10 para o evento e para a galera da Rota do Mar”, enfatizou.

Campeões do Rota do Mar Open Pipa Surf

Grommet – Mateus Sena (RN)

Iniciante – Mateus Sena (RN)

Mirim – Gabriel Bruno (RN)

Júnior – Israel Júnior (RN)

Open – Rafael Joaquim (RN)

Sênior – Emanoel de Souza

Master – Paulo Germano (PB)

Grand Master – Sávio Henrique (RN)

Kahuna – Gustavo Jorge (RN)

Grand Kahuna – Edu Elias (RN)

LongBoard – Leo Macedo (RN)