#stand up paddle #natação #canoagem 
Brasília - Distrito Federal - Brasil

Rogério Mendes quer remar forte no Aloha Spirit

Fábio Maradei

Um dos grandes vitoriosos do Aloha Spirit, Rogério Mendes quer remar forte em Brasília na canoa havaiana individual.

Um dos grandes vitoriosos do Aloha Spirit nos últimos anos, o paulista Rogério Mendes quer remar forte em Brasília na canoa havaiana individual, também chamada de va’a oc1. Em 2017 e 2018, ele subiu ao pódio nas seis etapas realizadas, com quatro vitórias e dois segundos lugares. Já neste ano, ficou em quinto lugar na abertura do Circuito, em Ilhabela/SP, e agora compete com a determinação, como bom militar que é.

Major do Exército, Rogério é hoje um dos principais nomes da modalidade e ainda tem como motivação não ter conseguido competir no Brasileiro, no último domingo, por causa de uma forte gripe. “Espero conseguir um bom resultado, remar forte, focado, disciplinado. É triste ficar de fora de um Brasileiro, mas foi um momento de aprendizado. Não respeitei o repouso necessário e fiquei exposto à gripe. Tive de aprender da pior forma, como meu próprio erro”, comenta.

“Meu único objetivo é treinar com disciplina e transformar cada prova num desafio pessoal a ser cumprido. É muito prazeroso ter a oportunidade de conciliar a família, a vida militar e a diversão aos esportes que tanto amo. Minha vida é muito melhor assim”, reforça Rogério, que usa o trajeto de sua casa, na Ilha Porchat, até o Forte dos Andradas, na Praia do Tombo em Guarujá, para treinar.

Muitas vezes, o meio de transporte é a canoa havaiana, remando 11 km em cada trecho. “Aproveito e treino, sem falar que evito o transito, a balsa. No começo, alguns se espantavam, hoje já é normal. Algumas vezes também vou de bike. É sempre uma ótima preparação”, ressalta Rogério, que acostumado a remar no mar, sabe que na prova deste final de semana a estratégia tem de ser diferente.

“Remar na lagoa é mais pesado. No Paranoá ainda é mais difícil, pois o clima seco acaba deixando todos os atletas com a boca seca, mas cada disputa tem um tipo de desafio. A baixa umidade do ar requer alguns cuidados com a hidratação, para evitar um desconforto durante a prova. Levo sempre uma garrafinha de água em mãos para ir me hidratando durante o dia”, afirma o atleta, que compete com patrocínio da Team Wine e apoios de Água Marinha, Canoe, Agonn Academia e Rumo Custom Paddles.

PONTÃO DO LAGO SUL - Maior festival de esportes aquáticos da América Latina, o Aloha Spirit será realizado no Pontão do Lago Sul, no Lago Paranoá. É a segunda de três etapas e a expectativa é reunir cerca de 1.500 atletas em sete modalidades. Ainda no va’a, os atletas competem na canoa taitiana (sem lemes), oc2 (duplas) e oc6 (equipes).

Também estarão em disputa o stand up paddle (SUP), com provas de longa distância e técnica; natação em águas abertas – 1.500m e 3.500m; paddleboard (remada na prancha); surfski, apneia estática (feita numa piscina montada na areia) e o waterman, um triathlon com os atletas competindo na natação, paddleboard e SUP.

Em todas as provas, a inclusão social é incentivada e com grande participação de deficientes físicos sobretudo na canoagem e natação. Além das disputas esportivas, destaque para a prática da yoga e as ações socioambientais, culturais e educativas, incluindo a participação de alunos de escolas locais, sempre remetendo ao tema do evento neste ano, A Simbologia da Água.

A cerimônia de abertura está marcada para sexta-feira, 19h, no Espaço Conexões, com o congresso técnico para todos os atletas, explicando percursos e regras. Outro grande destaque no primeiro dia do evento é o Festival de Cinema Aloha Spirit, que tem o patrocínio da Corona, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania. Serão exibidos vários documentários, contando históricas de superação no esporte e a harmonia com a natureza, para inspirar nas pessoas a busca pela prática desportiva.

O Aloha Spirit 2019 tem o patrocínio de Corona (Ambev), com copatrocínio da Riachuelo, apoio de Projetos Mares Limpos - ONU Meio Ambiente, Mirage, Mormaii e Rede Globo. Realização: Associação Magna de Desportes e Ecooutdoor, correalização da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, com gestão e produção da Intercult.

Saiba mais sobre o Aloha Spirit, no site oficial alohaspirit.com.br e nas redes sociais: youtube.com/alohaspiritBRinstagram.com/alohaspiritbrasil e facebook.com/AlohaSpiritBrasil

Galerias | Mais Galerias