#brasileiro #longboard #surf 
Ipojuca - Pernambuco - Brasil

Rodrigo Sphaier e Atalanta Batista vencem principais títulos no Cupe

João Carvalho

Os dois repetem as vitórias na etapa encerrada domingo passado e disparam na liderança dos rankings brasileiros profissionais com os títulos na Praia do Cupe, em Ipojuca

Como no domingo passado em Cabo de Santo Agostinho, o saquaremense Rodrigo Sphaier e a pernambucana Atalanta Batista também venceram as principais categorias do Longboard no Mahalo Pernambuco Winter Festival na Praia do Cupe, em Ipojuca, ambas no litoral sul do estado. No domingo de muita chuva, mas de boas ondas de 2-3 pés, também comemoraram vitórias nas primeiras modalidades do maior festival de esportes de aventura do Norte/Nordeste, o baiano Rogério Vasconcelos na categoria Amador Open, o pernambucano Caio Santos na Junior, o baiano Pedro Tetê na Master e o catarinense Paulo Sefton na Super Master do Longboard, além dos paulistas Carlos Bahia e Nicole Pacelli no Stand Up Wave.

Os primeiros campeões do Festival da Mahalo foram conhecidos no domingo de muita chuva no litoral sul do estado. Mas, ela dava algumas tréguas durante as oito finais disputadas nas ondas de 2-3 pés na Praia do Cupe e parou para a cerimônia de premiação no pódio. O último título foi conquistado por Rodrigo Sphaier numa dura batalha contra o paulista Carlos Bahia. A nota 8,43 da melhor onda do atual líder do ranking 2013 da Associação Brasileira de Longboard (ABL) foi decisiva para confirmar a vitória do saquaremense por 14,93 a 14,26 pontos.

O domingo foi iniciado às 10 horas com as semifinais do Longboard Profissional e Rodrigo Sphaier ganhou o primeiro duelo do dia do campeão mundial de 2007 e atual campeão brasileiro, Phil Rajzman, também do Rio de Janeiro. A outra bateria foi paulista e Carlos Bahia levou a melhor sobre Amaro Matos, que dividiu o terceiro lugar no pódio com Phil Rajzman. Pela vitória, Rodrigo Sphaier faturou o seu segundo prêmio seguido de 10 mil Reais no litoral sul de Pernambuco, mas Carlos Bahia também gostou do seu desempenho na Praia do Cupe.

Na categoria profissional feminina, a pernambucana Atalanta Batista agora é a única invicta na temporada 2013 da Associação Brasileira de Longboard (ABL), pois o baiano Rogério Vasconcelos foi derrotado pela primeira vez na Master esse ano e pelo seu conterrâneo Pedro Tetê. Atalanta festejou o bicampeonato no Mahalo Pernambuco Winter Festival e segue firme na busca pelo tetra brasileiro. Na Praia do Cupe, a paranaense Thiara Mandelli ficou em segundo lugar, com a potiguar Eliane Andrade em terceiro e a carioca Mainá Thompson em quarto.

"Estou muito feliz por mais uma vitória e aqui é sempre especial, com toda minha família na praia torcendo", disse Atalanta Batista, depois de garantir o bicampeonato no Mahalo Pernambuco Winter Festival na Praia do Cupe. "O mar estava bem difícil, caiu uma tempestade bem na hora da bateria, complicou ainda mais, mas dei o gás pra passar a arrebentação e consegui pegar duas ondas razoáveis pra vencer a bateria. Continuo focada rumo ao tetracampeonato brasileiro, mas gostaria de dizer que estou sem patrocínio e espero que alguém apareça pra me apoiar porque além das competições estou com outros projetos também, mas preciso de patrocínio para isso".

Nas outras categorias, o resultado mais surpreendente foi na Master que foi encerrada com uma dobradinha baiana, só que Pedro Tetê acabou com a invencibilidade de Rogério Vasconcelos com a nota 6,43 da sua última onda surfada nos segundos finais da bateria. RV ficou em segundo lugar, com o paulista Paulo Giachetti em terceiro e o pernambucano Nascimento Rocam em quarto.

Mas RV permanece na liderança da categoria Master e ainda na Amador Open, que ele venceu no Mahalo Pernambuco Winter Festival. Pedro Tetê também estava na bateria decisiva, mas terminou em quarto lugar nessa, com o pernambucano Romualdo Nascimento sendo o vice-campeão e o paulista Paulo Giachetti o terceiro colocado.

A final da categoria Amador Junior foi 100% pernambucana e o campeão foi o líder do ranking, Caio Santos. "Graças a Deus consegui vencer. Eu estava correndo atrás disso, mas não consegui lá em casa, em Itapuama, acho que pela pressão de toda minha família estar na praia torcendo por mim, pai, mãe, esposa, filho, infelizmente não deu lá, mas cheguei aqui, ganhei e estou muito feliz", disse o líder da categoria Amador Junior, Caio Santos, após a vitória sobre os igualmente pernambucanos José Vinicius (2.o), Douglas José (3.o) e Ivan Silva (4.o).

Na Super Master, quem festejou o título no Mahalo Pernambuco Winter Festival foi o catarinense Paulo Sefton, deixando o paraibano Nilton Santos em segundo lugar, o paulista Carlos Pereira em terceiro e o pernambucano Ray Farias em quarto. "Finalmente veio a vitória que eu já venho buscando desde Itacimirim (BA) no ano passado", disse Paulo Sefton. "Fiz duas finais lá em Itapuama (Cabo de Santo Agostinho), mas só consegui vencer aqui e a galera daqui do Nordeste está de parabéns por fazer dois campeonatos seguidos super bem organizados, dando um banho no pessoal lá do Sul, onde não tem nada de Longboard".

No Stand Up Wave, que vale classificação para o Mundial da ISA, os favoritos faturaram os títulos na segunda modalidade apresentada no Mahalo Pernambuco Winter Festival. Na categoria masculina, o campeão foi o paulista Carlos Bahia, com capixaba Lucas Medeiros sendo o vice-campeão, o paulista Marcio Grillo o terceiro colocado e o catarinense Kainoa Teixeira terminando em quarto lugar. Na categoria feminina, a campeã foi a paulista Nicole Pacelli, a carioca Mainá Thompson ficou em segundo lugar e a paraibana Silvana Pontes em terceiro.

RESULTADOS DO DOMINGO NA PRAIA DO CUPE:

FINAL DA CATEGORIA PROFISSIONAL MASCULINA:

Campeão: Rodrigo Sphaier (RJ) com 14,93 pontos (notas 8,43+6,50)

Vice-campeão: Carlos Bahia (SP) com 14,26 pontos (notas 7,33+6,93)

FINAL DA CATEGORIA PROFISSIONAL FEMININA:

1.a: Atalanta Batista (PE) - 11,07

2.a: Thiara Mandelli (PR) - 7,10

3.a: Eliane Andrade (PB) - 6,33

4.a: Mainá Thompson (RJ) - 6,10

FINAL DA CATEGORIA AMADOR OPEN:

1.o: Rogério Vasconcelos (BA) - 13,34

2.o: Romualdo Nascimento (PE) - 11,83

3.o: Paulo Giachetti (SP) - 10,30

4.o: Pedro Tetê (BA) - 8,50

FINAL DA CATEGORIA AMADOR JUNIOR:

1.o: Caio Santos (PE) - 13,40

2.o: José Vinicius (PE) - 9,00

3.o: Douglas José (PE) - 7,40

4.o: Ivan Silva (PE) - 4,54

FINAL DA CATEGORIA MASTER:

1.o: Pedro Tetê (BA) - 12,64

2.o: Rogério Vasconcelos (BA) - 12,13

3.o: Paulo Giachetti (SP) - 7,80

4.o: Nascimento Rocam (PE) - 6,20

FINAL DA CATEGORIA SUPER MASTER:

1.o: Paulo Sefton (SC) - 13,00

2.o: Nilton Santos (PB) - 9,64

3.o: Carlos Pereira (SP) - 7,00

4.o: Ray Farias (PE) - 4,70

FINAL DO STAND UP WAVE MASCULINO:

1.o: Carlos Bahia (SP) - 14,50

2.o: Lucas Medeiros (ES) - 11,30

3.o: Marcio Grillo (SP) - 8,83

4.o: Kainoa Teixeira (SC) - 8,03

FINAL DO STAND UP WAVE FEMININO:

1.a: Nicole Pacelli (SP) - 6,64

2.a: Mainá Thompson (RJ) - 5,50

3.a: Silvana Pontes (PB)

Galerias | Mais Galerias