#estadual #profissional 

Ricardo Ferreira é bicampeão do Maresia Paulista de Surf Pro 2012

Roberto Pierantoni

Surfista da Praia Grande vence terceira e decisiva etapa da competição organizada pela Federação Paulista de Surf (FPS) e levanta a taça

Não poderia ser mais perfeito este domingo de sol no Guarujá (SP) para Ricardo Ferreira. O surfista da Praia Grande (SP) venceu a terceira e decisiva etapa do Maresia Paulista de Surf Pro 2012, que foi realizado na badalada praia das Pitangueiras e, com o resultado, conquistou o título do circuito e também de bicampeão estadual profissional de São Paulo na temporada - ele foi campeão em 2009. "Mantive o foco durante todo o evento, trabalhei forte fase por fase e este esforço valeu a pena. Ganhei e fui campeão novamente", ressaltou o dono também do título de 2009.

Ricardo Ferreira fez barba, cabelo e bigode nas ondas que mais costuma treinar. Ou seja, ganhou R$ 8 mil pela vitória, uma passagem para o Hawaii fornecida Nias Tour por ter vencido o circuito e uma moto 0Km, dada pela rede de lojas de boardwear Tent Beach por levantar o título estadual pela segunda vez na carreira. Na bateria final, ele superou o ainda atleta Mirim de 16 anos Victor Bernardo (2º), do Guarujá; o seu conterrâneo da Praia Grande Flávio Nakagima (3º) e o baiano de Itacaré Alandreson Martins (4º). "Foi um final de semana fantástico. Altas ondas, sol, público na praia.", disse o campeão paulista profissional de 2011.

O vice-campeonato paulista ficou com o ubatubense Renato Galvão, que poderia ser tricampeão estadual se não fosse eliminado nas quartas-de-final na quarta colocação e se Ricardo Ferreira e Flávio Nakagima não chegassem à final. Não deu sorte e não repetiu os títulos de 2002 e 2007. Nakagima disse gostaria de ter levantado a taça, sim. Mas se mostrou feliz com a terceira posição tanto na etapa quanto no ranking do circuito. "O Ricardinho, que é meu irmão de coração, mereceu a vitória. Não deu para mim dessa vez, mas estou contente com a boa temporada que estou tendo", avaliou o atleta da equipe Maresia de Surf.

Ranking Brasileiro - Com a sétima posição na terceira etapa do Maresia Paulista de Surf Pro 2012, o cearense Messias Félix assumiu a liderança do ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e está na frente na briga pelo bicampeonato nacional - foi campeão em 2010. "Sair daqui do Guarujá na liderança me dá mais confiança para as duas etapa restantes, lá em Santa Catarina", afirmou o surfista de Fortaleza (CE).

Overboard Expression Session - Ítalo Ferreira foi o grande vencedor da Overboard Expression Session, competição paralela ao evento principal que premia o autor da melhor manobra. "Quando vi aquela onda, senti que tinha um bom potencial de manobra. Acelerei e consegui um ‘varial grab no lip’ bem alto. Estou muito feliz com esta vitória", declarou o atleta potiguar. Dê prêmio, ele recebeu R$ 1 mil.

Ranking do Maresia Paulista de Surf Pro 2012 - Final

1º Ricardo Ferreira (Praia Grande-SP), 2.010 pontos

2º Renato Galvão (Ubatuba - SP), 1.730

3º Flavio Nakagima (Praia Grande - SP), 1.680

3º Antônio Eudes (CE), 1.680

5º Rudá Carvalho (BA), 1.560

6º Messias Félix (CE), 1.550

7º Alandreson Martins (BA), 1.460

8º Marco Fernandez (BA), 1.400

9º Ítalo Ferreira (RN), 1.360

10º Guilherme Ferreira (SC), 1.310

Ranking Paulista Pro 2012 - Final

1º Ricardo Ferreira (Praia Grande-SP), 2.010 pontos

2º Renato Galvão (Ubatuba - SP), 1.730

3º Flavio Nakagima (Praia Grande - SP), 1.680

4º Luan Carvalho (Praia Grande - SP), 1.225

5º Odirlei Coutinho (Ubatuba - SP), 1.210

6º Giancarlo Zampieri (São Sebastião - SP), 1.160

7º Gustavo Henrique (Ubatuba - SP), 1.140

8º Arthur Aguiar (Ubatuba - SP), 1.115

9º Nathan Brandi (Guarujá - SP), 1.030

10º Saulo Júnior (Ubatuba - SP), 1.010

A terceira etapa do Maresia Paulista de Surf Pro 2012 teve o patrocínio exclusivo da Maresia, com a parceria das redes de lojas Overboard e Tent Beach, da agência de viagens Nias Tour e da marca de pranchas Wave Star. A realização foi da Federação Paulista de Surf, com apoio Governo do Estado de São Paulo - junto a Secretária da Juventude, Esporte e Lazer - e Prefeitura do Guarujá e Associação de Surf do Guarujá.

resultado completo no site da fps