#fotografia #surf 
Big Island Hilo - Hawaii - Estados Unidos

Relíquia Fotográfica Mostra Surfistas Havaianos do Século 19

Surf Portugal

Segundo noticiou nesta segunda-feira o jornal britânico "Daily Mail", a imagem e prepara-se para ir a leilão juntamente com outras preciosidades que demonstram o estilo de vida havaiano da época.

Herbert Smith deixou o porto de Liverpool em 1893 navegando até Honolulu, atual capital do Havai. Por lá encontrou uma realidade pura e bastante diferente. Dessa forma decidiu escrever cartas para documentar a experiência, às quais juntou várias fotografias dos nativos e das paisagens locais. O álbum de 62 imagens foi mantido pela família de Smith e só agora foi revelado.

O leilão do álbum das imagens vai iniciar-se no próximo dia 1 de março e especula-se que a família pretenda 2.500 libras, aproximadamente 3 mil euros, pelo mesmo. Herbert Smith viveu no Havai durante a parte final da última década do século XIX, uma altura dramática para o povo havaiano, porque o território havia acabado de ser anexado aos Estados Unidos em 1898.

No que diz respeito à imagem do surf, é possível ver dois nativos carregando as pranchas pela praia da baía de Hilo, uma larga baía situada na costa Nordeste da Big Island e que seria um pico de surf concorrido na época.

O Havai é conhecido como o berço do surf, sendo que os primeiros relatos de nativos que deslizaram nas ondas em pedaços de madeira remontam ao século XVIII, altura em que se acredita ter sido inventado o esporte pelo povo polinésio. O tenente James King foi a primeira pessoa a escrever sobre a prática de surf no Havai, em 1779. Já Mark Twain descreveu em 1866 a prática como sendo "o passatempo nacional".

Fonte: Surf Portugal

Galerias | Mais Galerias