#videos 

REGÊNCIA: As últimas horas antes da lama

Instituto Últimos Refúgios

O antes e o depois de Regência, com depoimentos dos que tiveram seus sonhos destruídos com o maior desastre ambiental do Brasil

No dia 05 de novembro de 2015, uma barragem de mineração da Samarco se rompeu no município de Mariana em Minas Gerais, e liberou uma lama de rejeitos que rapidamente atingiu o rio Doce. Depois de 16 dias varrendo os mais de 800 kilômetros do rio, ceifando vidas humanas, animais e contaminando vegetação, a lama de rejeitos chegou na foz do rio, impactanto muitas comunidades, inclusive vila de Regência, no Espírito Santo. Esse registro audiovisual mostra que muito mais do que os impactos sócio-ambientais imediatos, a lama de rejeitos também soterrou sonhos, interrompeu planos e afetou profundamente uma comunidade que tinha, no rio e no litoral onde o mesmo deságua, a sua principal fonte de sustento.

O vídeo acima mostra a Regência de antes do trágico episódio – com suas ondas limpas e perfeitas – e faz um triste recorte da situação dramática que vive a comunidade local de aproximadamente 1200 pessoas. Muitos desses nativos tinham no rio (que não existe mais) sua principal fonte de sustento, por meio da pesca. O turismo – e o surf como um de seus principais guarda-chuvas – também está ameaçado na região. O que resta é um cenário cujo presente é desolador e o futuro, incerto.

Sabe-se, no entanto, que até agora a lama de rejeitos soterrou sonhos, interrompeu planos e afetou profundamente uma comunidade que tinha, no rio e no litoral onde o mesmo deságua, sua principal fonte de sustento.

ROUPAS E ACESSÓRIOS DE SURF E SKATE VOCÊ ENCONTRA NO SURFGURUSHOP.COM.BR