Recifes Infláveis ​​Poderão Criar Ondas Perfeitas no Futuro

Um australiano colocou a ideia de um recife artificial inflável num site de financiamento público, para angariar verbas e realizar o projeto.

22/Out/2014 - Alexander Haro - The Inertia - Perth - Austrália Ocidental - Austrália

Recifes artificiais têm estado na imaginação dos surfistas. Não somente podem ajudar o meio ambiente, mas também podem (teoricamente) criar ondas perfeitas. Um homem chamado Troy Bottegal, de Perth, na Austrália, teve uma idéia - e foi uma que poderá funcionar.

Embora eu não seja nenhum cientista, partindo de um ponto de vista incrivelmente simples, esta idéia promete. A idéia de Bottegal é jogar uma grande bolha de plástico no fundo do mar, em seguida, inflá-la. Seu plano é colocá-la no lugar onde as ondas normalmente fecham e, quando o swell passar sobre a bolha gigante, irá (provavelmente) formar ondas surfáveis​​. 

Claro, existem algumas perguntas. Por exemplo, como exatamente você amarra uma gigantesca bolha no fundo do mar? Bolhas flutuam. Quanto maior a bolha, mais dinâmica ela é, e mais difícil é mantê-la, especialmente quando está ancorada em algo que muda com tanta facilidade, como a areia no fundo do mar.

De acordo com Troy, eles criaram um tipo de âncora helicoidal para areia que é forte o suficiente para segurar um barco de 40 pés em um ciclone de categoria três. Se há um vídeo desse teste, eu adoraria vê-lo. Eles vão usar doze âncoras por instalação, e como as âncoras são instaladas na parte inferior (como a maioria das âncoras), eles vão estar livres de turbulência. 

Então por que não preencher a bolha com água? De acordo com Bottegal, se o recife inflável for simplesmente um balão de água gigante, a energia do swell não agiria da mesma forma como faz quando bate em algo sólido. A energia iria viajar através da água dentro da bolha e sairia do outro lado. Energia das ondas não levantaria e passaria sobre a bolha - em vez disso, agiria como se a estrutura fosse apenas um pedaço de borracha flutuante, e iria ignorá-la completamente. Encher as estruturas com o ar fará o swell quebrar, forçando a energia na onda dobrar em torno da bolha e criar aqueles ondas tão procuradas. 

Tenha em mente que isso é algo que ainda não foi testado. Troy e seus parceiros criaram uma campanha no Kickstarter para obter financiamento suficiente para tentar tornar isso uma realidade. "Eu preciso de sua ajuda para financiar a fabricação e a instalação de primeira AIRWAVE do mundo em uma bela praia em Perth", escreveu Troy. "Eu tenho a permissão do conselho local, uma equipe de mergulho e um fabricante de velas e eu estou pronto para o teste. Tudo que eu preciso são fundos suficientes. Eu tenho o desejo de fazer o resto. "

Se isso realmente funcionar, isso poderia significar muita coisa para o surf - mais ondas iguais e menos pessoas. Locais que antes só tinham fechadeiras gigantes poderiam ser lugares que agora têm tubos gigantes e perfeitos. Se você está tão curioso quanto eu, confira a campanha no Kickstarter, e jogue um trocado para Troy e sua equipe se você achar que poderá dar certo.

Traduzido do The Inertia 

Campanha para arrecadar fundos para o projeto