#equipamentos #surf #materiais #pranchas 
Brasil

Rabetas de prancha de surf: entenda os diferentes tipos

Jonathas Moreira

Quais são os tipos de rabeta? Como saber qual delas escolher para a minha prancha?

Shaper da Blue Sea Surfboards @bluseasurfboards a quase cinqüenta anos, o soteropolitano Jaguara Mendes, o “Astral”, iniciou suas primeiras pranchas na antiga oficina de carpintaria naval de sua família em meados da década de 70. Desde então, já fabricou milhares de “foguetes”, sendo um dos pioneiros no uso de máquina e software de shape na Bahia desde 2007, tendo em seu time nomes como o várias vezes Campeão Baiano Márcio Thola, além do Campeão Baiano e também Campeão Carioca Flávio Costa, hoje radicado no Rio de Janeiro, que sempre tem em seu quiver pranchas Blue Sea para as competições e freesurf.

Segundo Jaguara “Astral”, os principais tipos de rabetas são:

Rabeta Swallow

É uma rabeta muito usada hoje em dia em pranchas do modelo fish, por este modelo conter uma “boa área” no fundo da prancha, no qual a prancha tem um determinado fluxo de água, mantendo uma boa velocidade em ondas gordas. É uma rabeta que possibilita curvas com arcos menores, sendo adequadas para surfistas que procuram respostas rápidas às manobras.

Exemplo de prancha com rabeta swallow. Foto de Rachel Claire no Pexels

Rabeta Squash

É muito utilizada nas shortboards. Entre todas as rabetas é considerada a mais versátil, sendo um modelo que se adapta a qualquer variação de onda. De acordo com a largura, ela pode ser usada nas ondas cheias, assim como em ondas cavadas, fazendo com que a prancha tenha também uma troca de borda mais rápida, e manobras radicais.

Exemplo de Rabeta Squash. Foto de Lucas Andrade no Pexels

Rabeta Square

A rabeta square, é um tipo de rabeta bem parecida com a squash, só que mais quinada. A diferenciação está no acabamento mais acentuado no final, o que possibilita uma quebra de linha mais rápida na onda. Ela também é usada nas pranchas fish, por serem bem largas, permitindo também mais velocidade em ondas gordas.

Rabeta Square. Foto de Jess Loiterton no Pexels

Rabeta Pin

A rabeta pin (alfinete) é um tipo de  rabeta utilizada nas pranchas "gunzeiras", pranchas com pouca área, ou seja, pranchas estreitas, que favorece maior drive e controle em ondas grandes e cavadas, principalmente dentro do tubo. É uma rabeta que não é indicada para manobras em ondas pequenas.

Rabeta Round Pin

É a Rabeta Pin arredondada, geralmente usada em ondas médias, grandes e tubulares, pela projeção e aderência que ela proporciona. Em algumas condições de onda grande, ela permite a quebra de linha mais fácil do que a rabeta pin, e por ter pouca área no fundo, não é indicada para ondas cheias.

Rabeta Pin (primeira prancha) e Round Pin (três pranchas da esquerda). Foto: BlueSea Surfboards

---

Jaguara Mendes, o Astral, segue em atividade, tanto no freesurf como nas competições na categoria super legends, quanto na fabricação de vários modelos de pranchas, desde as Mini models, Fun boards, Longboards, Fish models, stand ups, Foil models, Wind models entre outros.

-----

Jonathas "John John" Moreira Filho é free surfer local de Olivença - BA e Professor formado em Letras com Gêneros Jornalísticos e Comunicação Áudio Visual.

Galerias | Mais Galerias