#equipamentos #tecnologia 

Quilhas de Surf: Antes e Agora

Jenna Goldberg

Se a quilha de surf nunca fosse inventada, todos nós estaríamos descendo ondas em linha reta até a praia. A quilha é projetada para dar a direção, controle e estabilidade.

Os surfistas Pré-quilha costumavam ter pouco controle de direção e virar muito gradualmente, se conseguissem. Imagine um surf clássico filmado com 10 caras em uma onda, todos andando em linha reta em direção ao litoral. Eles não podiam realmente manobrar de qualquer maneira. Hoje temos uma grande variedade de opções e flexibilidade quando se trata de montagens de quilhas de surf, mas isso não aconteceu durante a noite. Na verdade, levou algum tempo para se convencer de que a quilha de surf foi uma invenção boa.

A quilha de surf de estabilização foi inventada em 1935, no Havaí por Tom Blake. Ele tirou a quilha de uma lancha abandonada no porto de Honolulu e a fixou no fundo de um paddleboard. A quilha foi amplamente ignorada por quase cinco anos, até a década de 1940, quando o projeto inovador começou a pegar. Até o final da década estava amplamente aceita. Quilhas duplas de velocidade cresceram em popularidade nos anos 1970 com surfistas como Mark Richards que as usaram com sucesso no circuito profissional. As propulsoras (thruster), inventada por Simon Anderson, não entraram em cena até os anos 80, quando Simon descobriu que uma quilha no centro adicionava mais controle e estabilidade. A esta altura, Martin Potter visitou San Clemente e seu ataque acima do lip inspirou Christian Fletcher e Matt Archbold a executar aéreos. Então, na década de 1990, Brian Whitty inventou o sistema de quilhas removíveis de surf na Austrália.

Agora, as pranchas são feitas com quilhas fixas, quilhas flexíveis, e o mais comum, um sistema de quilhas removível. As empresas continuam a experimentar, inovar e melhorar o design das quilhas. Surfistas não só querem quilhas que irão adicionar controle e direção na água, mas também irão lançá-los acima do lip. A Future Fins experimenta quilhas e inova o projeto de quilhas de surf com uma mentalidade se-você-pode-sonhar-você-pode-fazê-la. Aempresa baseada em Huntington Beach executa projetos personalizados de quilhas para os surfistas, como John John Florence, Jordy Smith, e Flynn Novak, entre muitos outros. As quilhas de fibra de vidro são projetadas para ser praticamente indestrutíveis, enquanto as quilhas da coleção Honeycomb oferecem tecnologia diferentes para uma sensação mais de quilhas fixas com flexibilidade média. Uma abundância de outras opções como a FCS e a Scarfini têm a mesma função.

A quilha de surf mudou o surf para sempre, e as empresas continuam a experimentar, inovar e melhorar o design das quilhas para a personalização final. Em 78 anos, passamos de surf reto para backflips. Combinando o talento no ASP World Tour e as empresas que empurram projeto de quilhas inovadores, quem sabe o que virá daqui a 100 anos?

Links Relacionados:

The Inertia | Surf Fins: Then and Now

Galerias | Mais Galerias