#ecologia 
Vila do Boldró - Vila dos Remedios - Fernando de Noronha - Brasil

Projeto Golfinho Rotador é administrado por surfistas

Pablo de Sousa

O Surfguru esteve em Fernando de Noronha e conheceu o excelente trabalho dos surfistas do Projeto Golfinho Rotador e bateu um papo com o freesurfer, eng. de pesca e adm de empresa Pablo. Segue abaixo do que ele nos passou...

Meu nome é Pablo de Sousa, 29 anos, sou Administrador e Engenheiro de Pesca. Desde 2000 venho à Fernando de Noronha trabalhar com pesquisa e conservação da biodiversidade marinha, área que atuei durante a última década.

No ano de 2000, ainda estudante de Engenharia de Pesca, estagiei no Projeto Golfinho Rotador atuando com pesquisa e conservação dos golfinhos-rotadores de Fernando de Noronha. Desde então trabalhei tanto no PGR quanto no levantamento das informações pesqueiras da frota artesanal da ilha e um trabalho de estudo da interação das aves-marinhas com a pesca artesanal de Noronha. (ambos projetos realizados no âmbito da Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Administração de Fernando de Noronha).

Após formado, em 2004, voltei para o Fernando de Noronha como pesquisador do Projeto Golfinho Rotador que é o resultado de uma parceria entre o Centro Mamíferos Aquáticos (centro de fauna especializado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio/ Ministério do Meio Ambiente), com o Centro Golfinho Rotador (organização não-governamental socioambiental de Fernando de Noronha) e com a Petrobras, patrocinador oficial.

Depois dessa grande experiência de vida no Projeto e em Fernando de Noronha, decidi voltar a minha terra natal (Recife) e complementar meus estudos com uma segunda graduação, em Administração. Novamente estudante, trabalhei durante recessos e greves universitárias junto ao Ministério da Pesca, foram mais de quatro anos de experiência no controle pesqueiro vivendo em embarcações estrangeiras de pesca de atuns e afins que operam no Brasil sobre contrato de arrendamento.

Finalmente formado, colaboro como coordenador administrativo do Centro Golfinho Rotador, onde tenho a oportunidade de apoiar o trabalho de pesquisa, conservação e educação ambiental em prol dos golfinhos-rotadores, de Fernando de Noronha e da biodiversidade marinha. Além disso, nos fins de semana e feriados desfruto do potencial das ondas que o arquipélago proporciona.

Mais informações visite o site www.golfinhorotador.org.br

Aloha!

Galerias | Mais Galerias