Kuta (Uluwatu) - Bali - Indonésia

Project Clean Uluwatu – PCU

Patrik Vargas

O objetivo da PCU é projetar, construir e gerenciar um sistema de gestão de resíduos líquidos e sólidos para preservar e restaurar a saúde do ecossistema local.

Uluawatu foi 3º lugar na ‘’GO LIST’’, feita pela CNN, atrás apenas de Pipeline e Jeffreys Bay. Uluwatu é uma dos mais históricos destinos de surf do mundo. O único acesso para a praia e às ondas é através da caverna, passando apenas alguns metros a partir de um poço de esgoto não tratado. No passado, todo o lixo era jogado no oceano ou nas cavernas. O PCU já removeu 30 toneladas de lixo apenas no ano passado, e desde então, instalou um sistema de gestão de resíduos sólidos.

O lixo é recolhido diariamente e armazenado em um compartimento de concreto e coletado três vezes por semana para reciclagem através da empresa Ecobali. Além de um Sistema de Gestão de Resíduos Líquidos, com base em pesquisas aprofundadas sobre a área.

Este sistema irá ligar todas as lojas, cozinhas e banheiros para um tanque central de processamento, afim de acabar com o problema de resíduos líquidos tóxicos e odores nocivos ao nosso ecossistema. A única coisa que está faltando é arrecadarmos fundos para implementar a ligação de todas as cozinhas ao tanque já construído e instalado, ou seja, estamos muito próximos de salvar este paraíso.

Análises químicas demonstraram níveis perigosos de esgoto e poluição química. Contamos com o apoio de todos os surfistas para colaborar com o projeto, www.projectcleanuluwatu.com, e a curtir pagina no facebook, somos uma ONG sem fins lucrativos e desejamos apenas o equilibrio ecológico que este surfspot merece. Você pode ajudar atraves de doações, e compra de produtos credenciados.

Galerias | Mais Galerias