#surf 
Santos - São Paulo - Brasil

Professor Chico Paioli confirmado no Festival Santos de Longboard

Redação Surfguru

Um evento que tem objetivo de resgatar a força do longboard, reunindo várias gerações, não teria o mesmo brilho sem a presença dos famosos pioneiros. E um deles, em especial, querido e reconhecido por todos: o professor Chico Paioli.

Aos 65 anos, Chico é considerado um daqueles “surfistas de alma” e será destaque no Festival Santos de Longboard, nos próximos dias 16 e 17 ou 23 e 24, no final de semana que oferecer melhores condições de ondas na Praia do José Menino, no Quebra-Mar.

Chico estará na categoria pioneiros, destinada aos competidores com 60 anos em diante e está em feliz em fazer parte da festa. “Parabéns pela iniciativa. Fantástica! Estou ansioso e vou tentar surfar bem. Será muito bom rever meus amigos contemporâneos e ver essa molecada muito afiada, que a maioria conheço de criança”, diz Chico. “O Festival será um marco na história do surf”, anuncia. “Sempre falo que Santos e São Vicente, a Malibu do Brasil”, relaciona.

Ele só lamenta a ausência do irmão mais velho Zé Paioli junto no mar. “Ele machucou a perna, mas está se recuperando”, conta Chico, que começou a surfar nos anos 60, na vizinha praia do Itararé, em São Vicente. “A areia era branca e o mar verde, águas claras. O meu irmão foi minha grande influência e até hoje é um surfista apaixonado pelas ondas”, recorda.

“Éramos atletas, nadadores, na maioria. Nossas primeiras pranchas eram de madeirite, sem cordinha. Surfei de Madeirit, longboard, shortboad, minimodel, mas o longboard faz parte da história do surf. É o prazer de surfar e a essência do surf: liberdade”, destaca Paioli. 

Daquele início “romântico” até a profissionalização de hoje, ele acompanhou e participou de toda a evolução e se sente privilegiado de ver o estágio que o esporte alcançou. “Quando começamos a surfar, nunca imaginávamos que chegaria onde está e eu creio que toda a nossa galera viva tem orgulho de ver dois campeões mundiais do Brasil. É um momento fantástico do nosso esporte”, argumenta.

“Não perco uma bateria deles. Sofro e torço muito e tenho orgulho de todos. São guerreiros”, acrescenta Paioli, que segue surfando rotineiramente. “Aos finais de semana surfo sempre e agora tenho ido ao Peru”, conta.

Além da pioneiros, o evento patrocinado pela Rumo Logística terá as categorias open, incluindo os destaques profissionais, júnior (até 20 anos), feminina, kahuna (45 a 49 anos) e gran kahuna (50 a 59 anos). A premiação conta com destaque das pranchas da New Advance e também quilhas Alma Quilhas e kits da Cinza General Store, Rubber Stick, Fu Wax Parafinas e Okumura Temakeria.

O Festival Santos de Longboard 2016 é uma realização da Associação Santos de Surf (ASS), com o patrocínio da Rumo Logística, através de projeto aprovado Programa Municipal de Incentivo e Apoio ao Esporte (Promifae), da Secretaria Municipal de Esportes de Santos. Apoios de New Advance, Cinza General Store, Rubber Stick, Fu Wax, Okumura Temakeria, TV Tribuna, FMA Notícias, Ph3, MSContent, Alma Quilhas, Tábua Havaiana, Vitshop Semes e Fupes.

Acompanhe todas as novidades sobre os eventos da ASS pelo facebook.com/santos.surf/.

Por Fábio Maradei

ROUPAS E ACESSÓRIOS DE SURF E SKATE VOCÊ ENCONTRA NO SURFGURUSHOP.COM.BR

Galerias | Mais Galerias