#previsão #análise #surfguru #surf #notícias #longboard #bodyboarding #bodysurf #boletim das ondas 
Brasil

Primeiro Swell de Agosto chegará com período alto e o #SurfguruAvisou

Equipe Surfguru

O destaque da nova ondulação de sul é o alto período. A direção da ondulação favorece os estados de SP e RJ, mas podemos ter ondas até Noronha.

Aloha galera!


Tem notícia boa para os próximos dias e o fim de semana deve ser movimentado em quase todas as águas do Brasil. Como essa ondulação foi formada bem ao Sul do Oceano Atlântico, o swell chegará no litoral separado da pista de vento e com o período bem alto. Podemos ter altas ondas rolando em alguns picos do Brasil.

Como a ondulação está de sul, pode ser que alguns picos não recebam tão bem a ondulação e mesmo com um bom tamanho e período alto, é necessário olhar bem para as diferentes opções de picos para garantir o surfe.

Além disso, vale destacar que essa não será a única ondulação atuando no litoral brasileiro, então é bom checar também a influência dessas outras direções nas praias que você considerar para o surf. Lembrando que é sempre necessáro olhar a previsão do pico para ter as condições mais certeiras possíveis. Agora se liga na análise!

Rio Grande do Sul

No RS, a ondulação de sul já chegou, mas ainda ganhará força amanhã (sexta-feira, 13/08) e sábado (14/08). O swell deve chegar a 2m em Xangri-lá com um pico de 16 segundos de período e com direção de sul-sudeste. O problema deve ficar por conta do vento, que cresce ao longo da sexta-feira vindo de nordeste com velocidade moderada e deve ficar assim durante o sábado.

A partir de domingo (15/08), vagas de leste-nordeste começam a se tornar a ondulação primária no litoral gaúcho. As vagas já terão chegado na costa no sábado e ficarão até segunda-feira (16/08), com uma altura acima de 1,5m e com o período baixo, na casa dos 7 segundos. Porém, o vento deve perder intensidade e ajudar na formação das ondas, então ainda devemos ter boas condições de surf no domingo (15/08) e segunda-feira. 

grafico de altura das ondas em xangrila

Gráfico da altura das ondas para Xangri-lá, RS

gráfico de vento para xangrila

Gráfico do vento para Xangri-lá, RS

Santa Catarina

Em SC, a ondulação de sul também já chegou ao longo da semana e teremos apenas um ajuste das condições ao longo dos próximos dias. A ondulação desce de 2,1m para 1,7m, porém o período sobe de 9 para 16 segundos de hoje (quinta-feira, 12/08) para amanhã (sexta-feira, 13/08). Por isso, devemos ter boas ondas a partir do fim do dia de amanhã, ainda mais porque o vento deve rodar para o quadrante oeste e diminuir bastante de intensidade.

No sábado (14/08) a ondulação chega a 2,1m com 14 segundos de período ainda de sul e começa a perder intensidade no fim do dia. No domingo (15/08) as condições estarão menores, com 1,3m e (ainda) 12 segundos de período, mas as vagas de leste devem se tornar a ondulação primária no fim do dia. Na segunda-feira (16/08), o vento deve seguir ajudando e ainda podemos ter ondas, já que as vagas terão 1,7m e 7 segundos.

mapa de período e espectral para floripa

Mapa do período e espectral do dia 14/08  para Floripa - SC

Paraná

O litoral do PR fica um pouco encoberto das ondulações de sul pelo estado catarinense. Por isso, a ondulação de leste deverá predominar na maioria dos dias no litoral paranaense. A ondulação de sul fará a curva em SC e chegará em Matinhos de sul-sudeste com 10 segundos de período e 1,4m de altura entre hoje (quinta-feira, 12/08) e amanhã (sexta-feira, 13/08). O vento terá intensidade moderada e deve rodar pelo quadrante sul de sudoeste para sudeste.

Já a partir de sábado (14/08), a altura do mar sobe para 1,9m com 7 segundos de período vindo de leste. No domingo (15/08), as ondas perdem bastante força e ficam com menos de 1m e ainda com 7 segundos de período. Vale destacar que a ondulação de sul seguirá influenciando o litoral no fim de semana e deve deixar o mar um pouco balançado. O vento diminui e deve ajudar na formação das ondas nos dois dias. Na segunda-feira (16/08), o mar se manterá estável e ainda devemos ter algumas boas ondas.

grafico de altura das ondas para matinhos

Gráfico da altura das ondas para  Matinhos-PR

grafico de vento para matinhos

Gráfico do vento para  Matinhos-PR

São Paulo

Em SP, a ondulação de sul chegará com muita força. Amanhã (sexta-feira, 12/08) a ondulação predominante será de leste-sudeste com 2,5 m e 8 segundos de período, que chegará a 3m no fim do dia. Durante esse dia, o swell de sul também vai encostar e vai passar a ser predominantemente no sábado (13/08), com 2,6m e 17 segundos de período. Nesses dias, a expectativa é que o vento não atrapalhe muito, vindo da direção oeste na sexta-feira com intensidade baixa e de leste no sábado com intensidade moderada.

A partir de domingo (15/08), a ondulação de sul começa a perder força e as vagas de leste passam a ser predominantes no litoral. As ondas ainda terão 2m de altura em uma mistura da combinação do swell de sul com as ondas de leste. O vento pode ajudar na formação, principalmente de manhã, soprando na direção nordeste. Na segunda-feira (16/08), o swell vai embora de vez e ficam apenas as vagas de leste-sudeste.

mapa de periodo e espectral para ubatuba

Mapa do período e espectral do dia 15/08  para Ubatuba-SP

Rio de Janeiro

O RJ deve ser outro estado que irá receber muito bem essa ondulação de sul ao longo dos próximos dias. Hoje (quinta-feira, 12/08) o mar já começou a reagir de sul-sudoeste, mas amanhã (13/08) teremos ondas com 2,7m de altura com 17 segundos de período vindos de sul. Como o swell chega desacoplado do vento, não teremos aquele forte vento de sudoeste chegando e estragando o mar. Ao invés disso, teremos o vento de leste fraco predominando ao longo do dia e até ajudando na formação de manhã em algumas praias, quando ele terá uma direção de leste-nordeste.

No domingo (14/08), as ondas ainda estarão bastante potentes de sul, com 2m e 14 segundos de período ao longo do dia. Também teremos a ondulação de leste-sudeste influenciando as condições e, na segunda-feira (16/08), se tornará a ondulação primária na cidade. O vento deve ser mais favorável na segunda-feira, porque ele roda de leste para norte de manhã e pode ajudar na formação das ondas. 

grafico de altura das ondas no rio de janeiro

Gráfico da altura das ondas para Rio de Janeiro-RJ

grafico de vento para o rj

Gráfico do vento para Rio de Janeiro-RJ

Espírito Santo

Na sexta-feira (13/08) teremos uma ondulação entrando no litoral capixaba com 1,7m e 10 segundos de período vindo de sul-sudeste no oceano. Esse é o primeiro pulso do swell que vai chegar no sábado (14/08). Teremos boas ondinhas com vento sudoeste fraco e maré cheia pela manhã favorecendo os beachs breaks da região sul. 

No sábado o swell entra bem alinhado com um período bem longo e poderemos ter boas ondas com 1,8m e 14 segundos de período, subindo a tarde para 1,9m e 16 segundos de período de sul, vento noroeste fraco a moderado na parte da manhã, virando para leste nordeste ao longo do dia. Podem rolar boas ondas nos beachs breaks cedo com a maré cheia e alguns corais mais protegidos do vento nordeste com a maré secando e mar subindo ao longo do dia. 

No domingo (15/08), teremos 1,8 m com 13 segundos de período de sul-sudeste, vento oeste noroeste fraco cedo e virando para leste nordeste na parte da tarde, maré cheia pela manhã, com boas ondas nos beachs breaks da região sul. 

Na segunda-feira o swell diminui para 1,5 com 11 segundos de período, de sudeste, vento moderado a forte de norte. Podem ter ainda boas ondas em alguns corais do norte bem cedo com a maré enchendo e alguns beachs breaks da região sul, se o vento não atrapalhar.

Na terça-feira a ondulação vira de leste e diminui bastante, podendo rolar umas ondinhas apenas nos corais do norte bem cedo.

mapa de periodo e espectral para vila velha

Mapa do período e espectral do dia 14/08 para Vila-Velha, ES

Bahia

Na BA, o swell de sul irá passar por fora em quase todo o litoral do estado. Por isso, as ondas de leste-sudeste com 1,5m de 7 segundos de período devem predominar em quase todas as praias entre sexta (13/08) e terça-feira (17/08). Então ainda podemos ter ondas, mesmo com o vento de sudeste moderado estando presente ao longo dos dias. 

Porém, o extremo norte do estado ainda receberá as ondas de sul com força. Então a partir de domingo (15/08), as ondas podem chegar a 1,7m com 15 segundos de período vindo de sul e o swell deve ser predominante ao longo de todo o dia. Na segunda-feira (16/08), a influência de sul começa a diminuir, mas ainda deve ser a ondulação primária no oceano.

mapa de periodo das ondas para jandaria

Mapa do período e espectral do dia 16/08 para Jandaíra-BA

Sergipe

As condições em SE serão parecidas com o litoral norte da Bahia, com as vagas de leste-sudeste predominando entre sexta (13/08) e terça-feira (17/08). O mar deve ficar com 1,5m como resultado dessas vagas junto com o pulso de sul que chegará com influência bem baixa. O vento também será moderado de sudeste ao longo de todos os dias e pode atrapalhar um pouco a formação das ondas.

Porém, entre domingo (15/08) e segunda-feira (16/08), a influência de sul aumenta e podemos ter o mar chegando a 1,7m com 15 segundos de período. Isso significa que as ondas terão bem mais potência que nos dias anteriores e pode gerar ondas melhores.

grafico de onda para aracajiu

Gráfico da altura das ondas para Aracaju-SE

grafico de vento para aracaju

Gráfico do vento para Aracaju-SE

Alagoas

Já em AL, a influência de sul será maior e podemos ter altas ondas no estado. A ondulação chega amanhã (sexta-feira, 13/08), mas as vagas de sudeste ainda serão predominantes no litoral alagoano. As ondas deverão ficar com no máximo 1,5m e 9 segundos de período de sudeste. E será assim no sábado (14/08) também, com o vento mais intenso na sexta-feira vindo do quadrante sul e mais ameno no sábado.

A partir de domingo (15/08), o swell de sul passa a predominar nas águas e o mar sobe para 2m com 16 segundos de período. Vale destacar que ainda teremos uma ondulação de leste-sudeste em ação no oceano. Na segunda-feira (16/08), o mar seguirá grande com 2m e 15 segundos de período ainda de sul. No fim do dia a ondulação de sul começa a perder força e na terça-feira (17/08) a ondulação predominante passa a ser de sudeste. O vento será similar nos três dias, fraco de manhã e apertando de sudeste a tarde.

mapa de periodo e espectral para maceio-al

Mapa do período e espectral do dia 16/08 para Maceió-AL

Pernambuco

Em PE, o swell de sul encostará com ainda mais força do que em Alagoas e a ondulação de sul deverá ser predominante por mais tempo. De qualquer forma, amanhã (13/08) e sábado (14/08) ainda serão dias com a ondulação de sudeste com 1,4m e 7 segundos de período. O vento de sudeste também será uma constante ao longo dos dias e pode atrapalhar um pouco a formação.

Mas entre domingo (16/08) e terça-feira (18/08), a ondulação de sul passa a predominar no litoral pernambucano e faz o mar reagir. A ondulação chega a 2,1m e 16 segundos de período no domingo, se mantém parecida na segunda-feira - período desce para 15 segundos - e começa a perder força na terça-feira, com 1,8m e 14 segundos antes de que as vagas de sudeste sejam a ondulação primária.

mapa de periodo e espectral para recife

Mapa do período e espectral do dia 16/08 para Recife-PE.

Fernando de Noronha

A ondulação de sul terá bastante força e chegará bem em Fernando de Noronha. Assim como em outros estados do NE, a ondulação só chegará no domingo (15/08) e deverá fazer o mar reagir bem rápido. A ondulação sobe de sul-sudoste e chega a 1,7m com 17 segundos de período no fim do dia. O vento de sul-sudeste pode ajudar na formação das ondas e a expectativa fica em cima da Quixabinha, que deve ser o melhor pico do swell.

Já na segunda-feira (16/08) e domingo (17/08), a previsão é que o swell se mantenha bem forte com 1,9m e 14 segundos de período ao longo dos dois dias e ainda tenhamos boas condições de onda na Quixabinha. Na quarta-feira (18/07), ainda é possível que tenhamos ondas com o swell ainda presente de sul com 1,7m e 13 segundos de período. O vento deverá se manter de sul-sudeste e se mantém até terça-feira, quando vira para sudeste e permanece assim na quarta-feira.

grafico de altura das ondas para noronha

Gráfico da altura das ondas para Noronha.

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o Surfguru PRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Boa semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!

Galerias | Mais Galerias