Primeira mulher a dropar pipe de stand up
O inverno havaiano de 2009 tem sido uma vitrine para o surf incrível das mulheres de alta performance
30/Dez/2009 - Bill Ward - Hawaii - Estados UnidosEnquanto a primeira geração de mulheres stand up paddle surf continuar a brilhar e estabelecer pontos de referência cada vez mais altos em stand up paddle surf, uma segunda geração está emergindo rapidamente e botando quente em suas conquistas. Uma tal mulher jovem que está chamando a atenção neste inverno e fazendo o seu nome é Tiffany Paglinawan de Makakilo.
Tiffany trabalha na loja de Paddle Surf Hawaii durante o dia, mas quase todas as manhãs, ela pode ser encontrada fazendo o que ela mais ama, surf em Stand Up. Tiffany está ganhar uma reputação por pegar algumas das ondas mais poderosas do mundo nas costas Oeste e Norte de Oahu.
A primeira vez que se teve conhecimento da Tiffany foi quando Blane Chambers postou algumas fotos que ele e Alan Mozo (extraordinário fotógrafo de surf e sup ) tirou dela dropando algumas sólidas ondas nos recifes de fora. Quando eu parei na loja Paddle Surf Hawaii, poucas semanas depois, eu levei alguns minutos para perceber que era a mesma mulher jove que eu tinha visto nessas fotos. Em pessoa Tiffany tem uma pequena estatura, reservada, sincera e humilde. No entanto, seu comportamento modesto desmente o fato de ela ter o coração de um leão quando surfa de stand up paddle em ondas com três vezes o seu tamanho.
Como a maioria dos 'groms' havaianos, Tiffany começou a surfar de bodysurf e bodyboard enquanto crescia na praia de Ewa. Depois de passar seus primeiros anos ganhando conhecimento sobre o oceano, correntes e noção de ondas, Tiffany teve sua primeira experiência de surf com uma gun de seu tio, 7 pés.
Essa primeira sessão aumentou o seu desejo pelo surf e ela imediatamente começou a poupar para comprar a sua primeira prancha de surf, que foi um fun board 7'2" da HIC. Após alguns anos de surf Tiffany teve sua primeira experiência com SUP em um dia flat. Sua paixão foi imediata e profunda. Era evidente que o stand up estava em seu sangue e mais uma vez ela estava determinada, muito trabalhadora poupou o seu dinheiro e comprou sua primeira prancha stand up paddle, um Infinity 10''.
Tiffany teve um momento histórico, em que ela se tornou a primeira mulher a pegar onda de stand up paddle no mundialmente famoso pico de Pipeline, no North Shore de Oahu, em sólidos ondas de 6 a 8 pés de parede. Como todo surfista sabe, Pipeline é uma das ondas mais desafiadoras do mundo.
Embora apreensiva quanto a remar para fora pela primeira vez, ela perdeu o medo após sua primeira onda. Depois que ela se acalmou e simplesmente se divertiu. Quando sua sessão terminou um dos salva-vidas se aproximou dela e disse que nunca tinha visto uma mulher surfar de SUP em pipe com esse tamanho. Um grande feito!
É importante notar que apenas um punhado de surfistas de elite de SUP surfam Pipeline. Mas a sessão de surf de Tiffanys foi o resultado de um convite pessoal de um local de Pipeline altamente respeitado, que a levou para o outside em um dia especifico com as condições ideais.