#fenômenos naturais #clima #previsão 
Sydney - Nova Gales do Sul - Austrália

Previsões Indicam El Niño Forte em 2015

Helen Briggs - BBC

O Bureau Australiano de Meteorologia anunciou a sua previsão de um "substancial" El Niño neste ano.

A BBC relata que o evento deverá se tornar mais substancial no final do ano. "Este é um bom El Nino, não é um fraco," disse David Jones, gerente de monitoramento do clima e previsão do Escritório de Meteorologia.

O El Nino ainda está em seus estágios iniciais, mas tem o potencial de causar condições climáticas extremas em todo o mundo, de acordo com os meteorologistas. Cientistas dos EUA anunciaram em abril que o El Niño tinha se iniciado, mas ele foi descrito como "fraco" naquele momento.

"Você sabe, há sempre um pouco de dúvida quando se trata de previsões de intensidade, mas entre os modelos como um todo, nós sugerimos que este será um evento de El Nino substancial."

De acordo com o relatório, "No Oceano Pacífico tropical, os cientistas exploram uma rede de boias que medem os dados de temperatura, correntes e ventos -. E outras informações de satélites e observações meteorológicas - que alimenta os complexos modelos de computador concebidos para prever um El Niño. No entanto, com os modelos atuais, não é possível prever a intensidade ou a duração exata de um El Niño, ou as áreas suscetíveis de serem afetadas, com mais do que alguns meses de antecedência. Os pesquisadores estão tentando melhorar os seus modelos e o trabalho observacional para dar mais um aviso prévio. "

O El Niño de 2010 foi considerado responsável pelas fracas monções do Sudeste da Ásia, Sul da Austrália, Filipinas, e secas Equatoriais, assim como nevascas na América do Norte, ondas de calor no Brasil e inundações extremas no México. Um evento forte de El Niño era esperado durante o ano passado, mas não se concretizou.

O prof. Eric Guilyardi, do Departamento de Meteorologia da Universidade de Reading, disse à BBC que se tornará claro no verão se este ano pode ser diferente. "A probabilidade de El Nino é alto, mas a sua eventual força no inverno, quando ele tem seus grandes impactos em todo o mundo ainda é desconhecida", disse ele. "Saberemos no verão qual a força que ele terá."

Padrões climáticos

O El Niño é um aquecimento do Oceano Pacífico como parte de um ciclo complexo ligando atmosfera e o oceano. O fenômeno é conhecido por perturbar os padrões climáticos em todo o mundo, e pode trazer invernos mais úmidos para o sudoeste dos Estados Unidos e secas para o norte da Austrália. A pesquisa sugere que os eventos extremos do El Niño irão tornar-se mais prováveis a medida que as temperaturas globais aumentam.

Fonte: BBC

Galerias | Mais Galerias