#clima #previsão #estudos #fenômenos naturais 

Previsão de condições neutras durante o verão no hemisfério Sul

NOAA

Em outubro de 2012 o Oceano Pacífico continuou a refletir as condições limite entre o neutro e o fraco El Niño.

As anomalias da temperatura da superfície do mar (TSM) equatorial aumentaram em todo o Oceano Pacífico durante a segunda metade do mês, o que também se refletiu nos índices Niño. A anomalia do conteúdo de calor oceânico (temperatura média no 300m superiores do oceano) também aumentou ligeiramente, em associação com o aprofundamento da onda Kelvin oceânica.

Enquanto o Oceano Pacífico aqueceu recentemente, a atmosfera tropical permaneceu em grande parte com as condições ENSO-neutras. Ventos de nível superior e de nível inferior estavam perto da média, e a força de convecção anômala diminuiu em relação ao mês passado. Assim, a atmosfera e oceano continuam a indicar limites entre a condição neutra / fraco El Niño.

Em relação ao mês passado, as previsões do modelo de TSM são mais fortemente a favor das condições ENSO neutras, embora mantendo-se acima da média na região Niño-3.4 durante o inverno do hemisfério Sul 2012-13. Enquanto que as condições do oceano e da atmosfera tropical podem lembrar um fraco El Niño, considera-se agora menos provável que um El Niño totalmente acoplado irá se desenvolver. Portanto, o aviso anterior de El Niño foi retirado porque a chance de El Niño diminuiu.

Embora o desenvolvimento de El Niño ou La Niña não possa ser descartada durante os próximos meses, as condições neutras agora são favorecidas durante o verão do Hemisfério Sul 2012-13.

Esta discussão é um esforço consolidado da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), Serviço Nacional do Tempo da NOAA, e suas instituições financiadas. As condições oceânicas e atmosféricas são atualizados semanalmente no site do Centro de Previsão do Clima (El Niño / La Niña Condições Atuais e as discussões dos especialistas). As previsões para a evolução do El Niño / La Niña são atualizados mensalmente na seção Fórum Previsão do Boletim CPC Diagnóstico do Clima. A próxima Discussão Diagnóstico ENSO está prevista para 6 de dezembro de 2012.

www.cpc.ncep.noaa.gov