#ondas grandes #atletas #big surf 

Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes chega a sua 6ª edição

Approach Comunicação

Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições

Belíssimas praias de norte à sul do país e ondas enormes para surfar. Quem gosta deste cenário, é melhor se preparar, pois, o Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes está de volta! Após realizar a maior comemoração de sua história em 2023, o evento, que premia as performances mais impressionantes realizadas nas maiores ondas do litoral brasileiro, vem com tudo para a sua 6ª edição. E já chega com novidade em dose dupla: nesta quinta-feira, 1 de fevereiro, será lançado o site oficial do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes 2024. Nesta mesma data serão abertas as inscrições para a competição considerada uma das principais celebrações do surf nacional. 

No portal https://brasileirodeondasgrandes.com.br/, surfistas profissionais e amadores, além de fotógrafos e cinegrafistas, terão a oportunidade de inscrever os registros em foto ou vídeo das maiores ondas surfadas em três modalidades, no masculino e no feminino: Surf, Bodyboard e Bodysurf. As categorias são: Maior Onda do Ano, Melhor Onda do ano (feminino e masculino), Melhor Onda Bodysurf, Melhor Onda Bodyboard e Maior Vaca. As inscrições ficarão abertas até o dia 31 de março. Podem ser inscritas ondas surfadas no período de 01/04/23 e 31/03/24. 

No ano passado, a competição recebeu quase 500 inscrições. A esmagadora maioria foi do estado do Rio de Janeiro, seguida do Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia, São Paulo e Pernambuco. Houve também recorde de participação feminina, mais de 75 ondas grandes surfadas por mulheres, além do alcance estrondoso de mais de 28 milhões de pessoas nas redes sociais.  Este ano, a organização almeja continuar superando os recordes dos anos anteriores, aumentando o número de inscrições e a presença de surfistas mulheres.  

“O último ano foi marcado por muitos momentos extremos da natureza, em um período bem atipico, com muito calor no inverno do sudeste e diversas ressacas fenomenais que atigiram o sul do Brasil e o litoral do Rio, principalmente. Recentemente, na virada do ano, também tivemos fortes ondas em Noronha. Tudo mostra que será mais um ano de dispútas acirradas entre as diversas regiões do país e surfistas destemidos de todo o Brasil”, conta Guilherme Braga, organizador do evento.  

Mais uma vez, o evento abrirá portas para que surfistas locais de qualquer região do Brasil tenham a oportunidade de disputarem com atletas de destaque nacional. Além disso, o Prêmio segue provando que a costa litorânea brasileira tem ondas grandes para dar e vender. Os competidores finalistas serão anunciados no início do mês de abril e a cerimônia de premiação acontecerá no Rio de Janeiro, em abril.   

 Atletas abrem o ano com vitória internacional  

Big riders e Watermans de reconhecimento mundial como Lucas Chumbo, Michelle Des Bouillons e Pedro Scooby já começaram o ano colecionando vitórias. Os rapazes acabaram de conquistar o título de melhor dupla e Chumbo ainda venceu no individual masculino, do evento de Nazaré de Ondas Gigantes, em Portugal. Quem também já está se aquecendo é Michele Des Bouillons. A atleta conquistou o segundo lugar, no individual feminino, em Nazaré.  

Os três marcaram presença na edição passada do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes. Na ocasião, Chumbo venceu na categoria melhor vaca por onda surfada na Laje de Gardenal, no Rio de Janeiro, e Michele ficou em terceiro lugar, na categoria Ocyan Onda do Ano Feminino, ao encarar as águas da Laje de Manitiba, também no Rio de Janeiro. Já Scooby esteve no local e curtiu a cerimônia de premiação ao lado do filho Dom, de 11 anos. 

Patrocínios 

O Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes conta com o patrocínio Master da  Ocyan e co-patrocínio da Lyra Navegação, apoio da Teccel, parceria de Mídia Canal Woohoo, Surfguru e Site Ricosurf e Organização Kauza e Extreme Club.  

“Apoiar este prêmio pelo terceiro ano consecutivo é não apenas incentivar um dos esportes mais populares e democráticos do Brasil, o surfe, mas também reforçar o nosso amor pelo mar, nosso terreno, de onde vem toda a energia e vocação da Ocyan e seus negócios”, celebra André Luiz Barros, gerente de Comunicação, Responsabilidade Social e Diversidade da Ocyan.  

Confira os vencedores de cada categoria em 2023: 

Maior Onda do Ano   

1º lugar 

Atleta: Paulo Moura – Cinegrafista: Humberto Ferreira – Local: Naufragados (SC)   

2º lugar  

Atleta: Ian Concenza – Cinegrafista: Renan Vignoli – Local: Laje de Manitiba (RJ)   

3º lugar 

Atleta: Gabriel Sampaio – Cinegrafista: Pedro Rolon – Local: Itacoatiara (RJ)  

Ocyan Onda do Ano Masculino  

1º lugar 

Atleta: Guilherme Hilel – Cinegrafista: Matheus Couto – Local: Barrinha (RJ)   

2º lugar  

Atleta: João Chianca – Cinegrafista: Matheus Couto – Local: Barrinha (RJ)   

3º lugar 

Atleta: Pedro Calado – Cinegrafista: Matheus Couto – Local: Itacoatiara (RJ)  

Ocyan Onda do Ano Feminino 

1º lugar 

Atleta: Michaela Fragonese – Cinegrafista: Cesar Aiello – Local: Itacoatiara (RJ)   

2º lugar  

Atleta: Alessandra Marinelli – Cinegrafista: Renan Vignoli – Local: Laje de Manitiba (RJ) 

3º lugar 

Atleta: Michele Des Bouillons – Cinegrafista: Renan Vignoli – Local: Laje de Manitiba (RJ)   

Melhor Vaca  

1º lugar 

Atleta: Lucas Chumbo – Cinegrafista: Yunes Khader – Local: Laje de Gardenal (RJ)  

Melhor Onda Bodyboard Feminino     

1º lugar 

Atleta: Camille Oliveira – Cinegrafista: Matheus John – Local: Rosa Sul (SC)   

Melhor Onda Bodyboard Masculino   

1º lugar 

Atleta: Dudu Pedra – Cinegrafista: Caio Amaral – Local: Itacoatiara (RJ)     

Melhor Onda Bodysurf   

 1º lugar 

Atleta: Kalani Latanzi– Cinegrafista:  Matheus Couto– Local: Itacoatiara (RJ)       

Sobre o Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes         

Considerada uma das principais premiações do surf nacional, o Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes tem como objetivo eleger as melhores e mais impressionantes ondas surfadas no litoral brasileiro através do registro fotográfico e de vídeo. Na edição de 2023, a competição recebeu 471 inscrições, o que foi considerado um recorde na história do prêmio!

6ª edição do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grande  

Site para inscrições: www.brasileirodeondasgrandes.com.br  

Instagram: @brasileirodeondasgrandes

Galerias | Mais Galerias