#ecologia 

Praia, parque e mar em Ipanema palco de ação voluntária de limpeza

No dia 19 de junho, um grupo voluntário internacional promoveu uma ação de limpeza em uma área situada entre Ipanema e Copacabana, em uma união de esforços de delegações dos países presentes na Rio+ 20 e representantes da sociedade civil

21/Jun/2012 - Glenn Suba - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Cerca de 200 participantes de várias nacionalidades colaboraram com a ação que teve duas horas de duração, começando às 10h da manhã de terça-feira, dia 19. A limpeza abrangeu o Parque Garota de Ipanema, a praia do Diabo, a pedra e a praia do Arpoador. Houve também uma ação subaquática, sujeita às condições climáticas, liderada pelos mergulhadores locais, que limparam as lajes e rochas do Arpoador, abaixo do nível do mar.

O lixo coletado será utilizado na criação de uma instalação artística no local, com o intuito de comunicar a necessidade urgente de uma ação cooperativa global, com o intuito de salvar o meio ambiente dos danos permanentes causados pela disposição incorreta do lixo. A ação é intitulada World Cleanup Rio+20 e é parte do movimento internacional World Cleanup 2012, conhecido pelo lema Let’s Do It!, que já une comunidades ativas em 94 países.

Um dos fundadores do movimento, Rainer Nõlvak, explica que o intuito é mostrar que não há fronteiras para se tratar de questões globais como essa e que é necessário que se tomem medidas reais urgentes envolvendo populações do mundo todo.

O experiente ativista ambiental e consultor Glenn Suba julga ser de extrema importância uma abordagem mais ampla para o tema dos resíduos. “Está tudo conectado. Cada ação ou falta de ação tem a sua conseqüência. Nosso impacto nos ecossistemas e oceanos do mundo é muito sério, dada a quantidade de plástico, lixo, esgoto, produtos químicos tóxicos e absorção de CO2, causando um processo de acidificação”, explica Suba.

Segundo o presidente do Instituto-E, Oskar Metsavaht, para que se melhore a nossa forma de habitar esse planeta, é necessário que estejam a disposição novas soluções, desenvolvidas pelas pessoas, o que significa produtos e serviços sustentáveis. “É nisso que focamos no Instituto-e. Cada pessoa e cada organização do planeta tem a capacidade de promover mudanças reais agora e é isso que pretendemos mostrar com essa ação real, que reúne pessoas de todo o mundo”, explica ele.

Existem mais de 200 milhões de toneladas de lixo ilegal no mundo e é esse o foco da World Cleanup 2012 que, de 24 de março a 25 de setembro de 2012, promove ações de um dia de limpeza em 94 países.

A ação no Rio de Janeiro está sendo organizada com o apoio do Instituto-E, DHL, Brasili/s Soluções em Sustentabilidade, VideVerde, NIMA PUC, Ambiente Responsável GSA e ActionShop Serviços Ambientais. Já o movimento global conta com o apoio de: Skype, Outfit7, Estonian Air, Estonian Government e Carlson Rezidor Hotel Group.

World Cleanup Rio+20

Data: 19 de junho de 2012

Horário: 9:30h às 12h

Local: Parque Garota de Ipanema

Ponto de encontro: Portão do Parque Garota de Ipanema, na Rua Francisco Otaviano

Anfitriões do evento: Oskar Metsavaht, Presidente do Instituto-e e Cônsul Honorário da Estônia no Rio de Janeiro. Rainer Nõlvak, fundador do movimento internacional Let's Do It!

Mais informações:

Instituto-E – (21) 2529-2876

Mais informações (em inglês):

Tiina Urm, Head of communications

World Cleanup 2012

Phone: +372 53000515

E-mail: tiina@letsdoitworld.org

Homepage

Facebook page

Twitter