#fenômenos naturais #clima 

Possibilidade de Forte El Niño Durante o Verão

NOAA

Em junho, as anomalias da temperaturas da superfície do mar (TSM) excederam +1,0° C no Oceano Pacífico Central e Oriental. As maiores anomalias de TSM ocorreram nas regiões Niño-3 e Niño-3.4, enquanto as regiões Niño-4 e Niño-1+2 os índices permaneceram m

Anomalias de temperatura positivas da subsuperfície enfraqueceram devido à mudança para o leste de uma onda de Kelvin de ressurgência oceânica, o que reduziu as temperaturas acima da média em profundidade no Pacífico equatorial central e centro-leste. Em muitos aspectos, as anomalias atmosféricas permaneceram firmemente acopladas ao aquecimento oceânico. Ventos de oeste significativos eram aparentes no oeste equatorial de nível superior Pacífico e ventos anômalos de leste continuaram.

Os Índices de Oscilação Sul (IOS) tradicional e equatorial foram ambos negativos, o que é consistente com uma maior convecção sobre o Pacífico equatorial central e oriental e uma convecção suprimida sobre a Indonésia. Coletivamente, essas características atmosféricas e oceânicas refletem um El Niño contínuo e se fortalecendo.

Quase todos os modelos prevêem que o El Niño continue no verão do hemisfério sul 2015-16, com muitas médias multi-modelo prevendo um evento forte na sua força de pico (valores do índice de +1.5°C em Niño-3.4 ou superior por 3 meses. Neste momento, o consenso dos meteorologistas é a favor de um significativo El Niño acima dos +1.5°C na região Niño-3.4. No geral, há uma chance maior que 90% que o El Niño vá continuar até o verão do Hemisfério Sul 2015-16, e em torno de 80% de chance que vá durar até o outono de 2016.

No Brasil a variação no volume de chuvas depende de cada região e da intensidade do fenômeno. A temperatura aumenta na maioria das regiões.

Região Norte e Nordeste: Diminuição de chuvas, causando secas no Sertão Nordestino e incêndios florestais na Amazônia; Região Sudeste: Aumento da temperatura média. Região Sul: Aumento da temperatura média e da precipitação, principalmente na primavera e no período entre Maio e Julho.

Esta discussão é um esforço consolidado da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), do Serviço Meteorológico Nacional do NOAA, e as suas instituições financiadas. AS condições oceânicas e atmosféricas são atualizadas semanalmente no site do Centro de Previsão Climática (El Niño / La Niña condições atuais e discussões de peritos).

Fonte: NOAA

Galerias | Mais Galerias