#fenômenos naturais #clima 
Estados Unidos

Possibilidade de El Niño Aumenta para o Resto do Ano

NOAA

As condições atmosféricas e oceânicas em conjunto indicam uma evolução contínua para o El Niño, com chances maiores de 65% dele ocorrer durante o inverno deste ano.

As condições neutras do ENSO continuaram em abril de 2014, mas com as temperaturas da superfície do mar ficando acima da média sobre grande parte do Pacífico tropical oriental, e continuando mais quentes do que o normal perto da Linha Internacional de Data. Os índices de TSM semanais estavam perto a ligeiramente acima da média e crescendo nas regiões Niño1 +2, Niño3 e Niño3.4, e acima da média na região do Niño4.

A fase de subsidência de uma forte onda Kelvin oceânica que começou em janeiro aumentou consideravelmente o conteúdo de calor oceânico durante março e abril, e produziu grandes anomalias de temperatura positivas na subsuperfície pelo Pacífico central e oriental. A porção superior dessas anomalias subsuperficiais alcançou a superfície do mar, aquecendo as águas a leste de 125° Oeste de longitude.

Também em abril, fracas anomalias do vento de oeste de baixo nível foram observadas sobre o Pacífico extremo oeste, enquanto que as anomalias de leste de nível superior ocorreram em grande parte do Pacífico. A convecção foi reforçada ao longo centro-oeste do equatorial do Pacífico. Estas condições atmosféricas e oceânicas indicam coletivamente uma evolução contínua em direção a El Niño.

As previsões do modelo de ENSO para este inverno e além estão indicando uma maior probabilidade de El Niño em comparação com os do mês passado. A maioria dos modelos indicam que as condições neutras do ENSO ( Niño -3.4 índice entre 0,5° C e -0,5° C ) irá persistir por parte do restante do outono de 2014 no Hemisfério Sul, provavelmente passando para o El Niño durante o inverno.

Permanece a incerteza a respeito de exatamente quando El Niño irá se desenvolver, e uma incerteza ainda maior sobre o quanto ele poderá se fortalecer. Esta incerteza está relacionada com a qualidade das previsões inerentemente mais baixas dos modelos para previsões feitas no outono. Enquanto as condições neutras do ENSO são favorecidas para o outono no Hemisfério Sul, a chance de El Niño aumenta durante o restante do ano, superior a 65% durante o inverno ( clique em previsão de consenso do CPC/IRI para a possibilidade de cada resultado).

Essa discussão é um esforço consolidado da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica ( NOAA), Serviço Nacional de Meteorologia do NOAA, e as suas instituições financiadas. As condições oceânicas e atmosféricas são atualizadas semanalmente no site do Centro de Previsão do Clima (El Niño / La Niña: condições atuais e as discussões dos especialistas).

Previsões para a evolução do El Niño / La Niña são atualizados mensalmente na seção do Fórum de Previsão do Boletim de Diagnóstico do Clima do CPC. A próxima discussão de diagnóstico do ENSO está marcada para 05 de junho de 2014. Para receber uma notificação por e-mail quando as discussões de diagnóstico do ENSO mensais são liberadas, por favor, envie uma mensagem de e-mail para: ncep.list.enso-update@noaa.gov

Traduzida da Discussão do ENSO do Centro de Previsão do Clima

Galerias | Mais Galerias