#pororoca #surf #expedições #viagens #notícias #longboard 
Brasil

Pororoca Experience com Marcelo Bibita

George Noronha

5ª Edição do Projeto do Pioneiro Marcelo Bibita abre os trabalhos da ABRASPO em 2023.

Entre os dias 3 e 7 de fevereiro as fantásticas ondas do Rio Mearim, no Maranhão, serviram de palco para a realização do 5º Pororoca Experience, com Marcelo Bibita. Unindo a vasta experiência de uns com a energia e vibração dos novatos no fenômeno, foi feito a primeiro mapeamento das bancadas do Rio Mearim, no Maranhão, bem como foi aberta oficialmente a Temporada de Pororocas.

O objetivo do projeto Pororoca Experience com Marcelo Bibita é usar todo o conhecimento adquirido por Marcelo Bibita em 25 anos dedicados ao surf nas ondas de marés para atender a todos que desejam ter uma experiência de surfar a Pororoca com segurança e comodidade.

Nesta quinta edição do PEx, Bibita levou  uma equipe composta por alguns dos maiores experts no fenômeno da Pororoca, como Noélio Sobrinho (Presidente da Associação Brasileira de Surf na Pororoca - @abraspooficial - @noeliosobrinho) , o Caçador de pororocas Gilvandro Júnior (@gilvandrodealmeidajunior) e o jornalista/psicólogo e também expert em Pororocas, George Noronha (@eunoronha) para mostrar todo o processo de primeiro mapeamento das bancadas do Rio Mearim da temporada 2023.

Também fizeram parte dessa quinta edição do projeto dois estreantes no fenômeno: o jovem Peterson Sena, estudante de Engenharia Mecânica da UFC (@gkc_peterson) e a médica (@draevesup), além do novo integrante do projeto POROROCA EXPERIENCE, o waterman Jailson Sena (@jailsonwaterman), que compôs a barca com a intenção de aprimorar as técnicas de lançamento e resgate para foilsurfers.

Completando a equipe tivemos o nossa diretora executiva Hedilene Marques, o piloto de Jet Zelão, além do videomaker e fotógrafo Cleber (@cleberlima7), que produziu grande parte das imagens desta matéria.

“QUE COMECEM OS JOGOS”

A ação começou ainda no sábado (05/02), um dia antes da Lua Cheia, com um surf noturno, com a pororoca passando 7h da noite. Nessa condição os neófitos ficaram apenas observando os procedimentos da operação com lançamento da banana boat e entrada na onda. Nesse dia apenas Bibita e GIlvandro Junior arriscaram surfar praticamente sem luz, mostrando o nível da experiência que ambos têm com o fenômeno.

No dia seguinte, bem no dia da Luz Cheia, a pororoca veio bem pequena, contudo, isso não foi suficiente para esfriar os ânimos dos estreantes. E como nesse dia ninguém surfou, Bibita decidiu que seria o melhor momento para se realizar o Ritual das Águas Auêra-Auára. Na ocasião, com o batismo de Peterson e Eve nas águas do Rio Mearim e a renovação do compromisso de todos com a preservação das águas do planeta, o ritual chamou a atenção dos ribeirinhos da Comunidade do Tabocal, que acompanharam tudo com muita curiosidade, sobretudo as crianças.

O GRANDE DIA

No terceiro dia de operação, um dia após a Lua Cheia, a expectativa era grande sobre se a onda viria ou não. E graças aos espíritos da floresta a onda veio majestosa e todos conseguiram surfar.

Primeiro na bancada do Paredão da Morte, onde a onda veio mexida. Mas, logo na sequência, o “mel” da pororoca se apresentou a nós em uma onda perfeita, de parede lisinha por quase 10 minutos na bancada apelidada Retão do Testa. Não precisa dizer que foi uma experiência incrível e que todos saíram do rio com um largo sorriso estampando seus rostos. No dia seguinte, o último dia da operação, foi o momento escolhido para por em prática as técnicas de reboque para surfistas de foil. Como essa modalidade é muito nova, precisávamos de alguém com bastante experiência tanto no foil, quanto na pororoca. E nessa hora foi a vez de Jailson Sena dar o seu show a parte, comprovando o que muitos já previam, que o surf foil é a próxima fronteira do surf na pororoca.

Foram quatro dias de muita adrenalina na primeira caçada ao fenômeno do ano de 2023. Os novatos, apesar da pouquíssima experiência no surf, conseguiram pegar as ondas mais longas de suas vidas e sentir na pela toda a emoção e o poder da onda mais longa do planeta.

Para Peterson foi uma grande experiência que ele usará em suas pesquisas para o aprimoramento dos foils. Já para a Dra. Eve, a experiência foi um misto de êxtase e felicidade, principalmente ao surfar uma onda de mais de cinco minutos. A esse tipo de experiência nós comparamos como se o atleta surfasse um ano em um dia, fazendo com que o surfe, sobretudo de quem é iniciante, dê um salto qualitativo significativo.

Como pudemos observar, as atividades do PExMBBT vão muito além de apenas surfar uma onda longa, pois, a ideia é promover uma experiência de integração com a natureza através do Ritual das Águas e do contato com a cultura local, ouvindo e trocando ideias com a comunidade local, participando da operação em todas as suas etapas etc. Inclusive, nesta edição foi inserida na experiência global uma visita ao Museu do Reggae e um passeio no Centro Histórico e Cultural da Capital São Luis.

Tivemos também a doação de mais uma edição do livro da pororoca ao Sr. Josinaldo Vieira, um dos mais antigos moradores da Comunidade do Tabocal e grande entusiasta do surf na pororoca.

PREPAREM SUAS PRANCHAS

Mapeamento feito, agora é só esperar as luas Cheia e Nova até o mês de maio para aproveitar as marés do primeiro semestre que prometem excelentes condições de ondas, tanto para surfistas novatos, quanto para profissionais e freesurfers.

E você? Está esperando o que para viver essa incrível aventura? A ABRASPO te leva com toda a segurança e experiência de mais de 25 anos dedicados ao estudo e exploração sustentável do fenômeno. Escolha a sua data e venha conosco ser mais um a dizer: eu surfei a pororoca!

OPERAÇÕES POROROCA ABRASPO 2023

PARÁ E MARANHÃO

DATAS

FEV:

            ✓         04 a 09- -Lua Cheia 05/02;

            ✓         19 a 24--Lua Nova 20/02.

MAR:

            ✓         06 a 11--Lua Cheia 07/03;

            ✓         20 a 25--Lua Nova 21/03.

ABR:

            ✓         5 a 10--Lua Cheia 06/04;

            ✓         19 a 24--Lua Nova 20/04.

MAI:

            ✓         4 a 09--Lua Cheia 05/05;

            ✓         18 a 23--Lua Nova 19/05.

SERVIÇO:

            ✓         Guia Especializado em Surf na Pororoca;

            ✓         Traslados Aeroporto chegada e saída;

            ✓         3 Dias de Surf no Fenômeno;

           ✓         5 noites de hospedagem em barco/hotel (Marajó/PA)  ou Pousada (Maranhão), com 3 refeições diárias;

            ✓         Suporte de Jet Ski, banana-Boat e lancha;

            ✓         Fotos e vídeos;

            ✓         Passeios para contemplação da natureza.

            ✓         +25 anos de experiência;

            ✓         + 200 Expedições à Pororoca;

            ✓         Since 1997.

Valores do Pacotes

ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ - R$ 8.000 (oito mil reais);

MARANHÃO – R$ 5.000 (cinco mil reais)

Contato: (91) 9.8166-7005

Galerias | Mais Galerias