#pororoca #negócios #surf 
Brasil

Pororoca da Superlua Azul

George Noronha

ABRASPO anuncia início das Operações de Surf na Pororoca do segundo semestre de 2023 - Venha surfar conosco a onda mais longa do mundo

Dando inícios às operações do segundo semestre de 2023 a ABRASPO-Associação Brasileira de Surf na Pororoca, anuncia a realização de duas Surf Trips para as pororocas do Maranhão e do Marajó. 

A data das duas operações será a mesma, entre 29 de agosto e 03 de setembro, período que corresponderá à Superlua Azul de agosto. 

O fenômeno da Superlua acontece quando a distância entre a Lua e o planeta Terra é a menor no ciclo de nosso Satélite Natural ao redor da Terra. Esse momento é chamado de Perigeu, sendo o oposto de quando a lua está em sua maior distância do planeta, chamado de Apogeu.

Quando essa condição se apresenta, devido à menor distância entre os astros, ocorre um significativo aumento da amplitude das marés, com a maré cheia bem alta e a seca bem baixa, condição ideal para a pororoca, já que estamos falando de uma onda formada pela maré.

Segundo Noélio Sobrinho, Presidente da Abraspo, essas condições, sobretudo para o segundo semestre do ano, são muito raras, haja vista que as maiores marés do semestre passado foram registradas nas Luas Novas:

Essa Superlua Azul será uma oportunidade ímpar, principalmente para quem não conhece o fenômeno de perto. A visualização da Superlua Azul será um plus às operações e a nossa expectativa é de pelo menos três dias de altas ondas, tanto no Rio Mearim-MA, quanto no Rio Amazonas, em Chaves-Pa, no Arquipélago do Marajó."


Além do surf na pororoca e da visualização da Superlua Azul, os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma legítima experiência amazônica, com avistamento de búfalos, jacarés, ninhais e tudo que compõe a fauna e a flora amazônica, acompanhados de Guias Especializados com mais de 25 anos de experiência no fenômeno e já atestados por alguns dos maiores surfistas do Brasil e do mundo como Fábio Gouveia, Carlos Burle, Rob Naish e mais recentemente o surfista japonês Soma Hirahara, além de muitos outros. 

A onda mais longa do mundo

Não é nenhum segredo que a pororoca é a onda mais longa do mundo. Contudo, cada experiência é única e cada pessoa interage de uma forma diferente com o fenômeno. Há aqueles que ficam paralisados quando escutam o grande estrondo, o significado da palavra pororoca. Outros ficam em estado de euforia. Mas, todos, sem exceção, experimentam uma sensação nunca antes vivida com o surf em ondas que chegam a passar dos 30 minutos. 

Então, se você pretende surfar as ondas mais longas de suas vidas é melhor estar bem preparado para aproveitar ao máximo, pois, no surf convencional é impossível você treinar para ficar em cima de uma prancha por vários minutos. Assim, você entenderá o verdadeiro sentido da frase: pernas pra que te quero!

Deixando um legado

Além de tudo o que já foi elencado, todos os participantes da Expedição da Superlua Azul terão a oportunidade de deixar um legado para o futuro da Amazônia e do planeta com o plantio de várias espécies nativas como Açaí, Cupuaçu, Bacuri, Castanha-do-Pará, Biribá e muitas outras,  que serão plantadas em áreas desmatadas, contribuindo de forma efetiva e exemplar para a recuperação dessas áreas.

Ritual das Águas Auêra-Auára

Outra atividade que faz parte da expedição é o Ritual das Águas Auêra-Auára, cerimônia em que o Pagé da Tribo dos Auêra, Marcelo Bibita, faz o batismo dos novos Caçadores de Pororoca e conclama a todos os participantes e comunidade a proteger efetivamente as águas e o meio ambiente como um todo.

Uma experiência transcendental

Surfar a pororoca é uma experiência muito mais que esportiva. É uma oportunidade de conexão com os elementos mais básicos da natureza. A imersão na natureza proporcionada pela pororoca propicia uma vivência intensa com a fauna e flora exuberantes da Amazônia, seja no Maranhão, na Amazônia Nordestina, seja nas águas do Rio Amazonas, no Marajó.O silência da floresta, as revoadas de aves, o perfume da mata, a delicadeza do boto-cor-de-rosa e muitas outras experiências são únicas e marcam de forma muito profunda e intensa todos que a vivenciam.

Lua Azul

A Lua Azul nada mais é do que uma nomenclatura utilizada para indicar que essa é a segunda lua dentro de um mesmo mês. Ela se apresenta com a sua coloração exatamente igual a qualquer outra lua cheia. O termo Lua Azul serve apenas para indicar que antes dela já houve uma outra Lua Cheia no mesmo mês.

VALORES

Maranhão: R$ 5.000 (cinco mil reais)

Marajó: R$ 8.000 (oito mil reais)

SERVIÇO:

Traslados Aeroporto-Pororoca-Aeroporto;

Guia Especializado;

Jet Ski;

Banana Boat;

Lancha para lançamentos e resgates;

Hospedagem e alimentação (3 refeições por dia de operação);

Ritual Auêra-Auára;

Fotógrafo.

---

Maiores Informações:

(91) 9.8166.7005


Atenciosamente,

George Noronha

Galerias | Mais Galerias