#cultura #surf #brasileiro #videos #associações #wsl #jogos olímpicos #atletas #competições 
Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Por um Brasil mais Surf

Lucas Paganucci Xavier

Os movimentos que vão transformar o Brasil num pais mais Surf

Por que será que existem alguns locais que aparentam ser tão mais surf do que outros? Se olharmos para a Austrália, Havaí, Califórnia e até algumas vilas aqui no Brasil, vemos que ali reside uma cultura surf forte e, por isso, parece que as pessoas e até a estrutura da cidade contribui para o estilo de vida surfe no local.

Talvez eu, você, e a galera aqui do Surfguru, seriamos todos mais felizes se vivêssemos em um país com uma cultura mais surf, em que as decisões levassem em conta também, este estilo de vida do qual adotamos e acreditamos que pode sim tornar o Brasil um lugar melhor para se viver.

Mas como tornar o Brasil um pais mais surfe? Essa é uma boa questão.

Com o Brasil no topo do Ranking do circuito mundial, e o surfe chegando nas olimpíadas, pode-se pensar que estamos próximo de uma virada, tornando o Brasil o país do surfe. Mas talvez, ainda precise de alguns empurrões para vermos essa transição ainda em nossa geração.

O surfe e a cultura que o envolve sofreu e ainda sofre um preconceito. Quando digo preconceito, não digo no sentido ruim, como se fôssemos vítimas de uma injustiça, mas digo no sentido de desinformação, e desinformação aqui é uma palavra-chave.

Talvez por ter nascido como um movimento contracultura, a cultura surf ainda pode ser vista como algo estranho para muitos, como apenas um hobby ou uma coisa passageira. Seja por grande parte da sociedade não ter entendido que o surfe vai muito além de um esporte ou de um passa tempo. Ou também por o enxergarem como algo tão exótico, fora da sua realidade, e assim nem cogitam viver esse estilo de vida e ainda desacreditam que isso se torne comum e seja disseminado.

Engraçado pensar assim. Para nós, é algo tão comum, tão vívido, que é até de se espantar que existam pessoas que não conhecem Pipeline, Gabriel Medina e a piscina de onda do Kelly.

Isto posto, entendendo porque a cultura surfe ainda não está na grande massa e nos grandes veículos de mídia, nos resta então responder à questão feita acima: Como fortalecer esta cultura?

Dá para perceber que não é uma resposta simples, e talvez nem tenhamos uma resposta certa agora para ser dada. Mas uma coisa é certa, é preciso falar sobre esta cultura e principalmente, mostrar suas particularidades para mais pessoas que estão do lado de fora dela. Mas não só isso. Um importante fator para fortalecer a cultura da galera surf são os movimentos de transformação da sociedade que, em primeira instância, unifica os prós e os amadores, os bodyboarders e os longboarders, os de pranchinha e os de peito.

Movimentos como o que tem acontecido aqui no estado do Espírito Santo, onde um grupo de surfistas, ambientalistas e profissionais tem juntado força para conseguir uma alteração em um projeto que pode acabar com uma das principais ondas do estado, na cidade de Aracruz.

Conheça mais sobre esse movimento clicando aqui, ou nessa matéria.

Portanto, para termos uma vida mais surf, é preciso fortalecer a cultura surf, da qual é conquistada através da movimentação unificada da galera que vive e respira essa cultura.

FORTALECER A CULTURA -> GERAR INFLUÊNCIA -> SOCIEDADE MAIS SURF (COM MELHORES CONDIÇÕES) -> TERMOS NOSSA VIDA MAIS SURF!

Um movimento importante que nasceu aqui no Espírito Santo e que segue com o objetivo de expandir a cultura surf e influenciar a sociedade é o Cultura Surf Podcast. Este programa que está disponível tanto no Youtube quanto no Spotify e outras plataformas de streaming, tem levado pessoas do mundo do surf para compartilhar suas experiências e aprendizados e, como consequência, gerar conexões e movimentos transformadores.

O podcast é um formato interessante para este projeto pois consegue transmitir bem a liberdade, símbolo da cultura surfe. Aqui abaixo você consegue acessar um dos últimos episódios lançados com um surfista profissional em que eles abordaram assuntos como surfe de ondas grandes, campeonatos, medos e outros, de uma maneira muito divertida e cheia de histórias inspiradoras.

Acesse ao Episódio no Youtube | Acesse ao episódio no Spotify

O Cultura Surf podcast tem a missão de expandir as diversas formas de viver o estilo de vida surf e também de criar movimentos para gerar transformações na sociedade. Além de ser um excelente conteúdo para se divertir e descobrir mais sobre as emocionantes histórias da galera mais surf do planeta, é um movimento para conectar os surfistas em prol de uma só causa, de tornar o Brasil o pais do Surf!

Eai, bora falar sobre surfe?

Galerias | Mais Galerias