#ação ambiental #impacto #plastic positive workforce #poluição 

Plastic Bank® muda o mundo impedindo que 1 bilhão de garrafas plásticas entrem nos oceanos

Plastic Bank

Através da coleta de plástico nas comunidades costeiras em situação de vulnerabilidade, o Plastic Bank® vem mostrando que resíduos plásticos tem valor

O Plastic Bank® (ou o “Banco do Plástico”, em português), uma empresa social que está revolucionando a cadeia de fornecimento circular global de plástico reciclado proveniente do oceano, anunciou no dia 6 de abril de 2021 que atingiu um marco significativo ao impedir que um bilhão de garrafas plásticas entrassem nos oceanos do mundo todo. Esta conquista notável marca a liderança do Plastic Bank em deter o plástico oceânico e, ao mesmo tempo, melhorar a vida das comunidades costeiras mais vulneráveis do mundo.

Um bilhão de garrafas de plástico é o equivalente a mais de 20 milhões de quilos de plástico que, de outra forma, teriam encontrado seu caminho para os oceanos do mundo. Para alcançar esse marco, o Plastic Bank trabalhou em parceria com mais de 17.000 catadores individuais em todo o Haiti, Filipinas, Indonésia, Brasil e Egito. Em troca do plástico coletado, os catadores recebem prêmios que ajudam a suprir as necessidades básicas da família, como mantimentos, gás para cozinhar, mensalidades escolares e seguro saúde.

O material coletado nos sistemas de reciclagem de circuito fechado do Plastic Bank renasce como Social Plastic® (ou “Plástico social”, em português) - um plástico eticamente recuperado que protege nossos oceanos e ajuda a combater a pobreza, transferindo seu valor para aqueles que ajudam a coletá-lo. Uma vez processado, o Plástico Social pode ser reintroduzido na cadeia de fornecimento de manufatura global para a criação de novos produtos e materiais de embalagem.

“Resíduos de plástico que entram em nossos oceanos são um dos nossos maiores desafios globais. Em um momento em que o mundo está clamando por maior responsabilidade, este marco significativo é a prova de nossa capacidade de causar um considerável impacto ambiental, social e econômico”, disse David Katz, fundador e CEO do Plastic Bank. “A coleta de um bilhão de garrafas plásticas retiradas dos oceanos confirma que podemos reduzir o desperdício de plástico enquanto impulsionamos o progresso social através de uma economia circular”.

Parceiros globais, incluindo SC Johnson, Henkel, Procter & Gamble, Coca-Cola, Coty, HelloFresh, Lombard Odier, Advansa, Carton Pack, Grove Collaborative, Ocean Bottle, Cognition Foundry, IBM, GoJek e PayMaya ajudaram a apoiar os esforços de coleta para alcançar o marco de um bilhão de garrafas. Ao defender a integração do Social Plastic de volta à cadeia de abastecimento, os parceiros do Plastic Bank estão apoiando uma economia de plásticos regenerativa que está evitando plástico nos oceanos enquanto melhora a vida das comunidades de coletores e catadores.

O Plastic Bank tem mais de 320 pontos de coleta ativos no Haiti, Filipinas, Indonésia, Brasil e Egito. Já com o objetivo de coletar o próximo bilhão de garrafas plásticas, o Plastic Bank está planejando se expandir para Camarões e Tailândia em 2021.

Ponto de coleta de plástico do Plastic Bank localizado na Cidade de Deus - RJ

Sobre o Plastic Bank

O Plastic Bank® capacita a sociedade regenerativa. Estamos ajudando o mundo a evitar que o plástico entre nos oceanos enquanto melhoramos a vida das comunidades de coletores e catadores. O Plastic Bank constrói ecossistemas de reciclagem éticos em comunidades costeiras e reprocessa os materiais para reintrodução na cadeia de fornecimento de manufatura global. Os catadores recebem um prêmio pelos materiais que coletam, o que os ajuda a suprir as necessidades básicas da família, como mantimentos, gás para cozinhar, mensalidades escolares e seguro saúde.

A plataforma de blockchain Alchemy ™ do Plastic Bank protege toda a transação e fornece visualização de dados em tempo real - permitindo transparência, rastreabilidade e escalabilidade rápida. O material coletado renasce como Social Plastic®, que pode ser facilmente reintegrado em produtos e embalagens como parte de uma cadeia de suprimentos de circuito fechado. O Plastic Bank atualmente opera no Haiti, Brasil, Indonésia, Filipinas e Egito.

Para mais informações visite plasticbank.com.

Participação do Surfguru no Plastic Bank

Até hoje o Surfguru já contribuiu com a remoção de 50 mil garrafas plásticas de 500ml dos oceanos através da compra de créditos pelo Plastic Bank. E como compromisso, revertemos 10% dos recursos arrecadados através das nossas assinaturas Surfguru Pro para ações de cuidado dos oceanos, como essa, em parceria com o Plastic Bank. 

Através disso, ajudamos a reduzir a poluição por plástico nos oceanos e a pobreza, tornando a reciclagem lucrativa para as comunidades mais desfavorecidas do mundo, dando-lhes um caminho para sair de situações de vulnerabilidade.

Quer nos ajudar a fazer mais iniciativas como essa? Assine Surfguru Pro! Hoje, 10% das nossas assinaturas são destinadas a cuidados com os oceanos, como essa iniciativa.

Não conhece o Surfguru Pro? É uma assinatura com acesso exclusivo a previsão estendida de 15 dias, ao histórico da previsão dos últimos 10 anos e ainda dá pra criar alertas personalizados para os seus picos favoritos. E além disso você estará colaborando com a preservação dos nossos oceanos. 

Galerias | Mais Galerias