#plastic positive workforce #surfguru #surf 
Brasil

Plastic Bank: o que é e como o Surfguru ajuda a cuidar dos oceanos

Equipe Surfguru

Entenda o que é e como funciona o Plastic Bank (ou “Banco do Plástico”) e como o Surfguru ajuda a cuidar e limpar os oceanos sendo uma “Plastic Positive Workforce”

O plástico é um dos maiores problemas dos oceanos. Desde a superfície, flutuando, até as partes mais profundas dos oceanos, estima-se que aproximadamente oito milhões de toneladas de plástico vão parar nas águas dos oceanos a cada ano, de acordo com os dados da Organização das Nações Unidas (ONU), afetando gravemente a vida marinha, em todos os aspectos. A instituição também vem afirmando que, caso o ritmo de consumo continue o mesmo, é provável que em 2050 haja mais plástico do que peixes nos oceanos.

pilhas de plástico na areia da praia

O Surfguru, como referência em previsão de ondas no Brasil, entende que é fundamental  apoiar e participar de  todos os esforços possíveis para cuidar dos oceanos, o local onde nós surfistas nos conectamos com a natureza. 

Inclusive, no início de 2020 revisamos e atualizamos o nosso propósito, que hoje é: “Conectando pessoas com o mar, cuidando do nosso planeta e vivendo o espírito aloha!”. 

Uma das formas que nós do Surfguru encontramos para concretizar nossa intenção em ser um negócio de impacto e contribuir com a limpeza dos oceanos, foi se estabelecer como uma Plastic Positive Workforce (que pode ser traduzida como uma “Força de Trabalho Plástico Positiva”) através do Plastic Bank (ou “Banco do Plástico”). O objetivo é ter um propósito maior do que apenas fornecer a previsão das ondas, mas também trazer um impacto positivo no mundo. Com essa parceria, contribuímos financeiramente com a retirada de aproximadamente 60 mil garrafas PET dos oceanos

Vem com a gente pra entender mais! 

O que é o Plastic Bank 

O Plastic Bank (Banco do Plástico, em português) é basicamente uma empresa social comprometida em interromper o fluxo de poluição por plástico nos oceanos e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades para marcas terem um impacto ambiental e social.

Como funciona o Plastic Bank?

Como o próprio nome sugere, o Plastic Bank é um banco que usa o plástico como moeda (sim, como dinheiro). Na prática, o banco paga pessoas – ou catadores – para recolherem resíduos plásticos e os encaminha para “mercados” de reciclagem. Essas pessoas podem receber dinheiro ou até mesmo créditos que podem ser usados para adquirir diversos produtos.  Depois disso, o plástico vai para uma central de reciclagem e, por fim, o material é vendido para clientes corporativos. 

catadores ilha do governador rj

Catadores na Ilha do Governador - RJ

O Plastic Bank veio para atribuir mais valor ao plástico, criando incentivos para reciclagem do mesmo. Isso estimula o empoderamento dos catadores, que fomentam o sistema de reciclagem ao redor do mundo, levando desenvolvimento econômico responsável para comunidades desprivilegiadas e reduzindo o fluxo de plástico nos nossos oceanos.

ponto de coleta de plástico plastic bank cidade de deus rj

Ponto de coleta de plástico do Plastic Bank localizado na Cidade de Deus - RJ

E o que é uma “Plastic Positive Workforce”?

É uma outra forma de contribuir com os esforços do Plastic Bank. E é aqui que o Surfguru entra. Uma “Plastic Positive Workforce”, traduzida literalmente para uma “Força de Trabalho Plástico Positiva”, nada mais é do que um programa de compensação de plástico para empresas nas quais as pessoas de suas equipes utilizam ou consomem plástico de fontes variadas.

Como funciona: para que uma força de trabalho (uma marca ou uma empresa, como o Surfguru) se torne “plástico-positiva”, ela deve investir na compra de “créditos de coleta de plástico social” (chamados de Social Plastic Collection Credits ou SPCC). A compra de cada SPCC – ou de cada crédito – garante a recuperação de 1 quilograma de plástico dos oceanos e financia o pagamento de bônus aos catadores, bem como a infraestrutura necessária para reintegrar esse material à cadeia produtiva, promovendo a economia circular.

O Surfguru como uma Plastic Positive Workforce

Para cada empresa é feito um cálculo da pegada plástica pessoal anual de cada funcionário a fim de financiar a recuperação de uma quantidade igual de plástico por meio do sistema de compra de créditos de plástico social. 

Até hoje o Surfguru já contribuiu com a remoção de 50 mil garrafas plásticas de 500ml dos oceanos através da compra de créditos pelo Plastic Bank. E como compromisso, revertemos 15% dos recursos arrecadados através das nossas assinaturas Surfguru Pro para ações de cuidado dos oceanos, como essa, em parceria com o Plastic Bank. 

Através disso, ajudamos a reduzir a poluição por plástico nos oceanos e a pobreza, tornando a reciclagem lucrativa para as comunidades mais desfavorecidas do mundo, dando-lhes um caminho para sair de situações de vulnerabilidade.

Quer nos ajudar a fazer mais iniciativas como essa? Assine Surfguru Pro!

Não conhece o Surfguru Pro? É uma assinatura com acesso exclusivo a previsão estendida de 15 dias, ao histórico da previsão dos últimos 9 anos e ainda dá pra criar alertas personalizados para os seus picos favoritos. E além disso você estará colaborando com a preservação dos nossos oceanos. Experimente 15 dias grátis aqui!

Se quer saber mais sobre como tornar a sua empresa uma Plastic Positive Workforce, clique aqui.

A Equipe do Surfguru agradece, reafirmando nosso compromisso de conectar pessoas com o mar, cuidando do nosso planeta e vivendo o espírito aloha.

Galerias | Mais Galerias