#treinamento 

Planejamento da Preparação Física

Célio Beleza

Com o intuito de auxiliar os atletas de kitesurf estou lançando um programa em vídeo que se chama KITETREINER por Célio Beleza, onde abordará o treinamento físico, a execução de manobras e aulas para alunos iniciantes e velejadores experientes

Ao iniciar o planejamento do programa da preparação física em uma determinada modalidade desportiva, na qual objetiva-se uma elevação gradativa na performance técnica de um determinado atleta, será de extrema importância, identificar quais as valências físicas que compõe a modalidade. Após a identificação dessas valências físicas, deve o preparador físico dividi-las em: gerais, que são todas as qualidades presentes na prática da modalidade, recreativas ou competitivas; e as específicas, que são aquelas valências físicas mais importantes e imprescindíveis para que se possa alcançar uma boa performance desportiva com alto nível técnico.

As adaptações que ocorrem com o treinamento físico no kitesurf servem para aprimorar a coordenação motora, a força muscular, o equilíbrio, a flexibilidade e as capacidades aeróbias e anaeróbias. Sem contar que com essa preparação temos uma melhoria na nossa consciência corporal, na parte psicológica e na profilaxia de lesões, pois nos dias de hoje as “manobras aéreas” e as “rabetadas” estão sendo muito exigidas.

O treino diário deverá ser feito com muita disposição e seriedade em horários certos, pois somente desta forma o atleta deverá alcançar uma boa condição física e um melhor desempenho desportivo.

Para os praticantes do “free surf” ou “free rider” é interessante que façam exercícios físicos complementares como: correr, nadar e pedalar de forma progressiva e individualizada, até se chegar a mais ou menos uma hora de trabalho diário. Fazer aquecimento, alongamento antes e relaxamento depois do kitesurf, é super importante. Desta forma obtêm-se um melhor desempenho no mar, pois o aparelho locomotor esta preparado para receber os exercícios.

Importante salientar que estas informações são somente dicas, portanto todo o treinamento físico a ser desenvolvido, deve ter a orientação e supervisão de um profissional capacitado, neste caso, um Professor de Educação Física preferencialmente da área de treinamento esportivo.