#surfguru #previsão #cultura #local #ecologia #impacto #surfguruavisou #educação #longboard 
Jijoca de Jericoacoara - Ceará - Brasil

PICO DO MÊS: JERICOACOARA

Surfguru

Em Dezembro, o nosso #PicoDoMês é uma junção de paraíso tanto para surfistas - principalmente para a galera do long - e para quem não surfa. Conheça mais sobre o pico e o lugar!

Muito prazer, Jijoca de Jericoacoara

Muito conhecida pelo turismo que não envolve o surf, essa praia do litoral cearense é um dos picos mais recomendados do Brasil para quem curte o longboard. Com uma direita longa e perfeita, é ideal para mostrar toda a beleza do long clássico ;) Inclusive, esse mês tivemos o @jerilongfestival por lá, uma celebração linda da cultura do surf que valeu pelo circuito da CBSurf de Long de 2022. 

E fora as ondas, Jeri éum dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros como destino de férias, seja pelo seus visuais, praias ou pela vibe. E aí, você já conheceu esse lugar especial? Quer saber mais sobre o local?

Então se liga!

Swell Ideal/ Condições

Assim como no resto do estado do CE, a temporada ideal é durante o verão recebendo os swells de norte. Mas as condições épicas no pico rolam quando a direção é de Norte-Nororeste, se encaixando mais perfeitamente com a bancada!

A ondulação entre 1m - 1,5m costuma funcionar muito bem, com o período acima dos 12 segundos. O vento do quadrante sul é terral, principalmente se entrar de sudeste.

Ficou com água na boca? O mapa e o gráfico são de um swell de 2016 e você só acessa com o Histórico de Previsão!

Problemas do Pico

Um assunto muito importante no nosso #picodomes é o ecoturismo e a necessidade de se falar sobre ele. Com a popularidade de Jericoacoara, aumento do fluxo de turistas e desenvolvimento da cidade, os impactos deixados pelo homem também se intensificam muito 

O tratamento do esgoto, adequação da estrutura para receber mais pessoas e o impacto no consumo de energia são alguns dos pontos que devem ser levantados pela comunidade e pelas autoridades durante esse processo. O ecoturismo é uma ferramenta incrível de desenvolvimento sustentável, podendo contribuir para a preservação não só do ambiente, mas da cultura local.

Um exemplo irado de iniciativa que envolve o surf e as próximas gerações é a @xavisurfschool. De lá, a galera local pode se relacionar com a natureza e aprender a respeitar o mar e a conviver da melhor maneira possível!

Afinal, todo surfista também é um ambientalista ;)

O Festival

Para fechar o nosso #picodomes de novembro em Jericoacoara, não podemos deixar de falar de um dos maiores festivais de cultura e surf do Brasil, o @jerilongfestivalO evento junta música, arte, inclusão, impacto, diversão, muito estilo, surf e principalmente, muita gente boa!

Esse ano nós tivemos 5 categorias em disputa: open, iniciantes, sub16, super legends e adaptado! Com a presença de grandes nomes do surf brasileiro, foi mais um sucesso com #AltasOndas e uma vibe diferenciada. Por exemplo, tivemos a Chloe Calmon levando no feminino, enquanto Carlos Bahia se consagrou tetracampão brasileiro de long. E devemos um agradecimento especial à todos que participaram da organização e viabilizaram que esse festival acontecesse. Principalmente ao @marcelobibita, surfista de alma e realizador de sonhos, sempre envolvido para que essas fesas aconteçam!

É importante que a gente fale desse tipo de evento, que promovem o debate sobre o sustentabilidade e impacto social, pois eles geram uma diferença para toda a comunidade local, não apenas para a galera do surf.

Vamos fazer parte da mudança! Com o Surfguru PRO você contribui diretamente com instituições e atividades de impacto, além de ficar por dentro de quando e onde vai estar clássico. 

Mahalo!

Galerias | Mais Galerias