#longboard 
Landes - Aquitânia - França

Phil e Biludo avançam em Biarritz

Luciana Figueiredo

O Brasil fez bonito na estreia masculina no Campeonato Mundial de Longboard da ISA, nesta segunda-feira (27).

Começou no dia 26/05 o ISA World Longboard Surfing Championship (WLSC) 2019, evento que reúne os melhores longboarders do mundo em Biarritz, França, e que vale a qualificação para os jogos Pan-Americanos 2019.

Transmissão Webcast do 3º dia:

​2ª parte:

O time brasileiro já está concentrado para a maior competição da história da ISA. O bicampeão mundial de longboard, Phil Rajzman, tem boas lembranças da França, país onde conquistou seu primeiro título mundial em 2007.

Destaques do 1º dia:

"É muito bom estar na França 12 anos após o título defendendo meu país entre os melhores atletas do mundo. Vamos lutar pro Brasil levar mais essa". Comentou Phil.

Na primeira bateria do dia, o bicampeão mundial de longboard, Phil Rajzman, fez bonito e levou a liderança na maior parte do tempo. O local Edouard Delpero conseguiu a virada no final, com 12.6 pontos contra os 11 pontos do brasileiro.

"Estou amarradão com o resultado de hoje. O evento está com alto nível de surfe e uma energia muito boa". Comemorou Phil, que se prepara para a próxima fase contra o japonês Kai Hamase, o uruguaio Ignacio Pignatario e o neozelandês Michael Grendon.

Destaques do 2º dia:

Fechando o dia, Wenderson Biludo também garantiu sua classificação ao cravar o 2° lugar em sua bateria contra o bicampeão mundial e local Antoine Delpero.

No round 2, Biludo terá pela frente o uruguaio Julian Schweizer, o equatoriano Isidro Villao e o italiano Federico Nesti.

Com deadline previsto para 02 de junho, a competição está sendo considerada a edição dos recordes na modalidade. O primeiro deles é a quantidade de atletas inscritos: 104 longboarders de 32 países disputam a etapa francesa. 

Em 2018, na China, a ISA comemorava seu primeiro recorde de inscritos com 71 atletas de 22 países. Bom sinal para o mercado do longboard que também vislumbra o crescimento forte entre as mulheres. Não por acaso, elas protagonizaram outro recorde e a etapa francesa contará com 46 atletas, o maior número em toda a história da ISA. 

Outra curiosidade é que os Campeões Mundiais masculinos e femininos da ISA 2018 voltarão ao evento, no entanto, em diferentes categorias.

Kai Sallas, que ganhou a Medalha de Ouro Masculina em 2018 pelo Time Havaiano, voltará para competir pelo Time Americano, devido ao status de qualificação do evento para os Jogos Pan-Americanos de Lima de 2019 e os Jogos de Praia Mundial (ANOC) 2019. Pela regra, apenas nações com Comitês Olímpicos Nacionais podem competir.

Tori Gilkerson, que conquistou a Medalha de Ouro Feminina na equipe dos EUA em 2018, participará de fora d'água como jurada, levando sua experiência no esporte para o staff de juízes internacionais da ISA.

O WLSC 2019 tem um status especial como qualificador para a estréia do longboard em dois eventos do Movimento Olímpico.

Para os surfistas das Américas, o evento vale a classificação dos líderes dos rankings masculino e feminino para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, que exibirão o longboard no segundo maior evento multiesportivo do mundo, depois das Olimpíadas.

Além disso, o WLSC 2019 servirá como um qualifying para os jogos inaugurais da ANOC World Beach em San Diego, EUA. 

Calendário 

26 de maio - Cerimônia de Abertura: Desfile das Nações, 10h, na Place St Eugenie, Biarritz. A cerimônia será realizada na Côte des Basques. 

27 de maio a 2 de junho - Competição na Côte des Basques

2 de junho - Cerimônia de encerramento, após as finais da competição, na Côte des Basques

Sobre o pico

O point break Côte des Basques desempenhou um papel histórico no surfe europeu como o primeiro lugar em que o esporte foi praticado no continente, em 1957. Desde então, o País Basco da França, com Biarritz no centro, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de Surfe europeu, promovendo eventos globais e revelando atletas da elite mundial.

Transmissão ao vivo 

O Campeonato Mundial da ISA será transmitido ao vivo em www.isasurf.org, de 26 de maio a 2 de junho.

Os fãs também poderão assistir ao vivo no Facebook da ISA.

Facebook: International Surfing Association (@ISAsurfing)

Instagram: @ISAsurfing

Twitter: @ISAsurfing

Youtube: @ISAsurfing

Galerias | Mais Galerias