Reino Unido

Pesquisa Revela que Surfistas Carregam Bactérias Resistentes a Antibióticos

Aliyah Kovner - IFL Science

A ingestão de água do mar durante o surf pode levar ao risco de contrair bactérias resistentes a antibióticos, graças aos nossos oceanos poluídos

As amostras retais retiradas de surfistas e bodyboarders indicam que as pessoas que surfam regularmente nas águas do litoral do Reino Unido podem ser três vezes mais propensas a ter bactérias resistentes aos antibióticos (AR) nos intestinos do que aquelas que ficam na praia.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter compararam amostras de matéria fecal de 143 surfistas freqüentes ou bodyboarders (pelo menos 3x por mês) a 130 voluntários que apresentaram baixa exposição à água do mar (não mais de onze vezes por mês). Sua análise microbiológica, publicada no Environment International, mostrou que 9 por cento dos surfistas estavam transportando estirpes de E. coli que não podem ser eliminadas pelo fármaco antibiótico comum cefotaxime. Em comparação, apenas 3% dos não surfistas testaram positivo para essas espécies.

"Nós procuramos um tipo particular de E. coli (E. coli ST131) que é altamente virulenta e resistente, e se espalhou por todo o mundo", disse a autora principal Anne Leonard à IFLScience. "Provoca infecções extra intestinais (ou seja, não gastrointestinais) tais como infecções do trato urinário ".

"As pessoas que participaram do estudo e que carregavam essas bactérias provavelmente eram assintomáticas e, portanto, não precisariam de tratamento para se livrar dessas bactérias", continuou o Dr. Leonard. "No entanto, existe o potencial de transmitir a infecção bacteriana a outros membros da comunidade com os quais eles entram em contato ... e, portanto, colocá-los num risco maior de desenvolver uma infecção difícil de tratar".

Talvez mais preocupante, a equipe do Dr. Leonard descobriu que os intestinos dos surfistas eram quatro vezes mais propensos a conter espécies bacterianas com um elemento genético móvel que confere resistência à cefotaxima e outros agentes. As bactérias usam genes móveis na forma de moléculas de DNA circulares para compartilhar rapidamente as mutações espontâneas que lhes permitem sobreviver aos efeitos de antibióticos, levando a diminuições globais na eficácia de antibióticos e à criação de "superbacterias" mortais. Essas trocas genéticas podem ocorrer entre membros da mesma espécie ou classes bacterianas completamente diferentes.

Espécies de bactérias terrestres com resistência adquirida a drogas produzidas pelo homem foram introduzidas nas águas através de escoamento agrícola, esgoto e descarga de lixo agrícola em larga escala. O oceano é um importante reservatório de bactérias perigosas, como a E. coli, que pode transferir genes de resistência para espécies nativas ou infectar diretamente um hospedeiro sem chance, que está exposto à água do mar - como um surfista.

Fonte: IFL Science

Galerias | Mais Galerias