#viagens 
Peru

Peru surf trip 2009 - Puerto Chicama, etc

Fausto Siqueira

O norte do Peru é um país de extremos. Ao percorrer a estrada Panamericana norte se vê a paisagem desértica contrastar com o forte azul do mar, um cenário que camufla as perfeitas esquerdas presentes em todas "puntas" (pontas de praias ou costões). Visitar o Peru é garantia de ondas extensas e perfeitas (lê-se esquerdas perfeitas).

Porém tambem notamos a falta de estrutura que os surfistas locais peruanos sofrem. São os locais verdadeiros "guerreiros" que residem em um lugar pobre e árido, onde o deserto sopra seus fortes ventos (muitas vezes terral) e onde o capitalismo ainda não trouxe "progresso".

Mesmo com a falta de equipamentos para o surfe e com as condições precárias em seu país, os locais peruanos, (principalmente em Chicama, local de "la ola perfecta mas larga del mundo"), não deixam de serem amistosos com todos que chegam no vilarejo para desfrutar desse lugar místico e que possui uma verdadeira máquina de esquerdas perfeitas e que chegam a 2 quilómetros em suas quatro seções.

Poder surfar a onda de Chicama em um big swell é um presente de Deus para todo surfista de alma.

O recado que deixo é para que todos que tenham o prazer de surfar essa onda de sonho também lembrem-se da galera local e não deixem de levar alguns "regalos" (presentes) como roupas ou equipamentos para o surfe. Realmente a galera local vive para surfar lidando com o calor e frio do deserto durante todo o ano e tem a consciência de preservar o pico. A água é bastante gelada e roupas de borracha são preciosidades por lá.

Os locais chegam a ter orgulho e prazer em ver a felicidade do pessoal ao surfar essa "ola perfecta", nesse local inóspito e isolado.

Agradecimentos aos locais de chicama e do Hotel Long Wave.. Johnny, Boca, Michael, Persi, Delmar, ao fotógrafo Zorro e a todos de Puerto Malabrigo ou Puerto Chicama, ou ainda "Chicamita".

E ao brother Rodrigo pela parceria na surf trip camarones style.

Outra dica: não se esqueçam das ondas lendárias de Lobitos e Negritos. ;)

Mais informações sobre o norte do Peru podem pedir info para fausto.siqueira@gmail.com. Tenho alguns contatos por lá que estão dispostos a ajudar na sua surf trip.

Aloha e boas trips !!!!

Galerias | Mais Galerias