Pernambuco vence com vitórias de Dodô e Tiaguinho no Brasileiro em Itapuama

Itapuama Surf Festival se encerra com festa e muitos títulos para Pernambuco.

07/Jun/2015 - ANS - Cabo de Santo Agostinho - Pernambuco - Brasil

O domingo de muita chuva se pronunciou hoje na praia de Itapuama com direito ao surgimento de um braço de rio que só aparece quando cai muita chuva mesmo, e desemboca no mar.

Todos abrigados, chegou a hora de conhecer quem eram os grandes campeões do Brasileiro de Surf Amador da CBS.

Nas finais das categorias Feminino Junior, Mirim, Feminino Open, Masculino Open, Iniciantes e Pro Júnior, a batalha não era apenas pelos títulos individuais que valem indicação para a equipe brasileira no mundial, mas também pelo título por equipes. 

Pela Bahia, a linda Danielle Albuquerque venceu nas duas categorias que disputou; Feminino Open e Feminino Junior. Ela pôde levar a bandeira de seu estado para o ponto mais alto depois de duas baterias com um mar pesado com ondas que vinham de muito lá dentro.  Danielle Albuquerque soube ter paciência para esperar a onda certa no mar mais mexido da semana.

Na Iniciantes, Wellington Reis veio de Alagoas para reinar durante todo o evento e ser o campeão, mas teve de se esforçar mais na sua final. O potiguar Otavio Costa e o pequeno pernambucano Lucas Lisboa deram muito trabalho e surpreenderam a todos na praia com tanto surf para tão pouca idade.

Na mirim, deu Pernambuco. Cauã Nunes enfrentou Namor Cayres (BA) e Taiwan Chan (BA) até o último minuto, quando encontrou uma onda da série despejou tudo que tinha. Um Surf de linha com muito estilo mas sem medo de errar as rasgadas fechou sua média em 15.50 contra 14.05 de Namor que ficou em segundo lugar.  Taiwan em terceiro e Jhonatan Santos em quarto.

Na Open, deu Pernambuco. Tiago Silva teve uma bateria muito difícil contra Osvaldo Cajá, Emanoel de Souza e Lucas Silva.  Mas ninguém acredita mais em seu surf do que ele mesmo.

Na sua última onda que parecia fraca, insistiu em conectar a primeira formação com mais duas que surgiram.  Cansado depois de tantas batidas e rasgadas em ondas sem força, Tiago fechou com um aéreo para ser o campeão da categoria Open.

Na Pro Júnior, deu Pernambuco.  Na final mais bonita do dia, Douglas José venceu com muita garra Wallace Júnior (BA), Elivelton Santos (PB) e Ivan Silva (PE).  Ivan que fez a melhor onda do evento, deu muito trabalho para Douglas e foi eleito o atleta revelação do evento, ao lado de Tiago Silva.

Debaixo da chuva que voltou a cair no fim de tarde do Cabo de Santo Agostinho, Douglas José não economizou aéreos e buscou da energia própria de sua idade para lutar pela vitória.

“Tenho esperança de conquistar essa vaga para o mundial e surfei focado nisso. Ninguém me tiraria esta chance a não ser eu mesmo” – Exclamou Douglas carregado pelos amigos.

O paraibano, Elivelton Santos que havia brilhado durante todo o Itapuama Surf Festival e havia sido o campeão da etapa do Pernambucano, se machucou na semifinal e competiu nesta final visivelmente sentido a perna.

A cerimônia de premiação foi uma grande confraternização no melhor do estilo de vida surf.  Muita alegria a espírito de amizade que contou com a presença do Secretário de Esportes do Estado de Pernambuco, Diego Pérez e do Secretário de Juventude e Esportes do Cabo de Santos Agostinho, César Paiva.

O Circuito Brasileiro de Surf Amador da Confederação Brasileira de Surf, órgão maior do surf no Brasil, ainda tem mais uma etapa para definir de vez os nomes que representarão o Brasil no Mundial da International Surfing Association (ISA).  Mas alguns nomes já despontam.

O Itapuama Surf Festival 2015 é uma Realização do Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Secretaria de Juventude e Esportes do Cabo de Santo Agostinho, Confederação Brasileira de Surf, Associação Nordestina de Surf e Federação Pernambucana de Surf.

Tem o apoio da Real Magia, Teccel, Rotator, Gold Island e Marands.

A organização agradece ao Prefeito Vado da Farmácia por ter transformado Itapuama novamente em um grande polo do surf nacional, criando atrações turísticas durante todo o ano e aos Secretários Cesar Paiva e Ian Karlo pelo comprometimento e apoio ao esporte.

Resultado:

Pro Júnior

1.       Douglas José (PE)

2.       Ivan Silva (PE)

3.       Wallace Júnior (BA)

4.       Elivelton Santos (PB)

Open

1.       Tiago Silva (PE)

2.       Emanoel de Souza (RN)

3.       Osvaldo Cajá (PE)

4.       Lucas Silva (PE)

Mirim

1.       Cauã Nunes (PE)

2.       Namor Cayres (BA)

3.       Taiwan Chan (BA)

4.       Jhonatan Santos (RN)

Feminino Open

1.       Danielle Albuquerque (BA)

2.       Karol Ribeiro (RJ)

3.       Raissa Fernandes (PB)

4.       Nhatalia Malta (PE)

Feminino Júnior

1.       Danielle Albuquerque (BA)

2.       Dayse Silva (PA)

3.       Karol Ribeiro (RJ)

4.       Ana Carolina (PE)