#surf #atletas 

Pernambuco recebe os profissionais do Dream Tour 2024

Alexandre Gondim

A Federação Pernambucana de Surf e a Confederação Brasileira trouxeram à Ipojuca o que há de melhor no surfe competitivo brasileiro, depois de receber no mesmo local o circuito de Base e a Taça Brasil. A governadora Raquel Lyra irá receber nessa quinta-fe

Governadora Raquel Lyra irá receber nesta quinta-feira, 30/05 às 11 horas, surfistas da Federação Pernambucana de Surf – Fepesurf que irão presenteá-la com uma prancha de surfe estampada com a sua fotografia mantendo uma tradição de 37 anos passando por vários gestores estaduais. Na ocasião a governadora será convidada a visitar o local do evento e participar da solenidade de encerramento além de conhecer todo o trabalho que a FEPESurf vem desenvolvendo.

Estarão presentes Flávio “Teco” Padaratz ( presidente da Confederação Brasileira de Surf e campeão mundial da divisão de acesso), Carlos Burle ( pernambucano bicampeão mundial de ondas gigantes), Ricardo Bocão ( Diretor de Comunicação da CBSurf e maior ídolo do surfe nacional), Geraldo Cavalcanti ( Diretor institucional da CBSurf), Fabio Quencas ( vice-presidente da Federação pernambucana de surf), Alan Donato (representante pernambucano na primeira divisão nacional), Luel Felipe (pernambucano vice-campeão brasileiro da divisão de acesso nacional), Monik Santos (pernambucana campeã brasileira divisão de acesso do nacioanal), Luan Ferreyra (Campeão mundial  por equipes da International Surfing Assossiation, atual campeão brasileiro SUB18 e pernambucano profissional e SUB18), Roberto Pino ( bicampeão mundial de surf adaptado), Michel Peneveyre ( representante do projeto Rodas da Liberdade), Luizito Almeida ( técnico da equipe pernambucana de surfe) com atletas da divisão de base, Atalanta Batista ( com vários títulos de campeã brasileira de longboard) e Adalberto Melo e Hamilton Mota diretores jurídicos da Fepesurf)

Na praia do Cupe em Porto de Galinhas, Ipojuca, começou em alto nível técnico o circuito brasileiro dos melhores competidores nacionais. O potiguar Jadson André, um dos melhores surfistas brasileiros do mundo e convidado da CBSurf a participar pela primeira vez do Dream Tour, elevou o patamar e fez a melhor apresentação desse primeiro dia de competição com duas ondas excelentes. Na primeira voou alto em um de seus aéreos tradicionais, fazendo 8,17 pontos, e na outra onda desapareceu em um tubo único que valeu 8,67.

“Estou muito feliz por competir o Circuito Brasileiro que é super disputado e incrível. Com certeza o mais forte do mundo. Além de surfar na praia do Cupe, um dos picos mais constantes do Nordeste”, comentou Jadson.

O pernambucano Luan Ferreyra também fez bonito e se classificou em primeiro lugar na sua bateria de estreia. “Estou muito feliz em está surfando nessa primeira etapa em casa com minha família e amigos que torcem por mim na areia. Eu gosto muito desse mar que ofereceu boas ondas para todos os competidores. Agora e pensar na próxima bateria, uma de cada vez” falou Luan após sua vitória.

O vice-presidente da Federação Pernambucana de Surf agradeceu o apoio ao surfe pernambucano dizendo: “Venho reconhecer o grande apoio dado ao Dream Tour pela prefeita do Ipojuca Célia Sales que graças a isso estamos realizando a primeira etapa aqui no Cupe. Incentivando a economia da cidade e nossos atletas que começam competindo em casa. Agradeço todo o empenho de Geraldo Cavalcanti e a toda equipe da Cbsurf pela série de grandes eventos que estão trazendo aqui para nosso estado”.

Estão inscritos competidores de todo o Brasil que buscam, além da pontuação dentro do ranking da Divisão Principal do Circuito Brasileiro da Confederação Brasileira de Surf, a maior premiação da modalidade no país – são R$ 400 mil em premiações.

"A escolha deste paraíso no litoral de Pernambuco é emblemática. Borete oferece ondas incríveis para uma competição, assim como um reconhecimento da riqueza e diversidade do nosso litoral. Estamos gratos pela oportunidade de compartilhar esse espetáculo com os fãs, atletas e toda a comunidade do surfe nacional.Que esta etapa inaugural do Dream Tour 2024 seja marcada não apenas por grandes performances nas ondas, mas também por momentos de camaradagem, superação e conexão com a natureza”, diz Geraldinho Cavalcanti, Diretor de Relações Institucionais da CBsurf. 

Essa conexão que Geraldinho falou se viu logo nesse primeiro dia quando dezenas de tartarugas matinhas ameaçadas de extinção forma soltas e correram para o mar como fizeram os competidores. A Eco Associados foi a responsável por essa ação que chamou a atenção de todos que estavam na praia. A bióloga Luana Rocha destacou a importância dessa ação para a preservação da vida marinha e para a educação ambiental.

Além da competição a Fepesurf convida para duas celebrações. Na sexta-feira o local será na área do próprio centro técnico após finalizar as baterias desse dia e no sábado a festa será no Pura Vida Surf House , às 19 horas com shows das bandas  Sunset Som de Praia, djs Steve, Mau Lopes.

O Dream Tour apresentado pela Prio é uma realização da Federação Pernambucana de Surf (Fepesurf) e da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.  

O Dream Tour é apresentado pela PRIO, tem a Corona Cero como Patrocinadora Master e a Gerdau como Patrocinadora. A Solar Coca-Cola é apoiadora local, participando com as marcas Monster, Crystal e Powerade.

Para mais informações e atualizações, siga @dreamtoursurf no Instagram e acesse o site oficial da CBSurf. A competição será transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY do YouTube e estará disponível no sportv a partir das quartas de final.