#competições #eventos #surf #atletas #notícias 
Rio de Janeiro - Brasil

PENA QUISSAMÃ PRO AM 2022 ABRE O CIRCUITO DE SURF DO RIO DE JANEIRO

Pedro Monteiro

Além dos profissionais, a cidade de Quissamã também vai receber a etapa de abertura do circuito amador de 2022, da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ).

O PENA QUISSAMÃ PRO AM 2022, acontece na Barra do Furado (Quissamã), e começa nesta quinta-feira (20), com as categorias amadoras com pontuação de nível 2A. Já os profissionais, disputarão preciosos pontos no circuito brasileiro da ABRASP. No masculino, as pontuações 3A (FESERJ) e 2A (ABRASP).  E no Feminino, pontuações 5A (FESERJ) e 4A (ABRASP). Os profissionais irão competir no final de semana (22-23), quando há previsão de ondas maiores.

O evento, que está dentro do calendário de programações do "Viver Quissamã", conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Quissamã através da Secretaria de Esporte e Juventude. E vai distribuir a premiação do Brasileiro Profissional, R$40 mil em prêmios. Vinte mil reais no masculino e vinte mil reais no feminino, pela primeira vez no estado uma premiação igual.

"O surf é uma tradição entre os jovens de Barra do Furado. E o nosso litoral é apropriado para esta atividade esportiva. Será um grande evento! E Quissamã vai fazer história, sendo o primeiro Município do Norte Fluminense a sediar uma etapa do Campeonato Brasileiro com baterias femininas. O lugar da mulher é onde ela deseja estar!  E se for desbravando ondas, tenho certeza de que vão "tirar onda" em Barra do Furado", disse a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco.

Entre os Amadores serão 12 categorias: sub-18 masculino, sub-18 feminino, sub-16 masculino, sub-16 feminino, sub-14 masculino, sub-14 feminino, sub-12 masculino, sub-12 feminino, kahuna e local - que receberam como premiação pranchas do shaper Crivella, kit da PENA e kit Soul Fins. Com importantes apoiadores, o evento fica mais abrilhantado e os atletas são mais valorizados.

"É um prazer para a Pena estar junto de mais um evento no Rio de Janeiro. Já fizemos eventos em todas as regiões do estado e agora estamos plantando mais essa semente junto dos amigos em Quissamã. Será um prazer! Vai ter altas ondas! E não tem festa melhor do que essa não. O surf está em primeiro plano na nossa marca! Campeonato de surf é diversão! É festa! Vamos viver dias maravilhosos!", disse Raimundo Neto, fundador da Pena. 

A tradição voltou. E a abertura do calendário de competições da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, será, mais uma vez, nas ondas da Barra do Furado, que tem duas ondas conhecidas. A onda na saída do rio, com direitas e esquerdas. E as esquerdas manobráveis do Pier.

"A região norte-fluminense é um dos principais pólos do nosso esporte no Estado do Rio. Com muitos picos de surfe de alta qualidade e tradição em grandes eventos. Algumas das principais competições da FESERJ na década passada ocorreram por lá. Inclusive em Quissamã", disse Guilherme Aguiar, presidente da FESERJ.

Entre os atletas, destaque para o local Claudio Freitas. Surfista quissamaense, atual campeão do Circuito Norte Fluminense, que vai marcar presença na etapa. E visitando pela primeira vez a região, o capixaba e atual bi-campeão brasileiro, Krystian Kymerson, vai estrear nas ondas da Barra do Furado.

A Prefeitura de Quissamã apresenta Pena Quissamã Pro Am 2022, uma realização da FESERJ em parceria com ABRASP e Barra Surf Clube. O evento conta com patrocínio da  Prefeitura Municipal de Quissamã através da Secretaria de Esporte e Juventude, tem co-patrocínio da Pena e apoio da Soul Fins, pranchas Crivella, Ki Fruta e Live. 

Comentários

Galerias | Mais Galerias