#estadual #profissional #surf #atletas #competições #associações #notícias #nova geração 
Aquiraz - Ceará - Brasil

PENA Iguape Pro 2021

George Noronha

Começa a 2ª Etapa do Circuito Cearense de Surfe 2021

Teve início nesta sexta-feira (21) o PENA Iguape Pro, 2ª Etapa do Circuito Cearense de Surfe 2021. Em ondas de meio metro atletas das categorias Sub 14, Sub 16, Sub 18 definiram seus finalistas em baterias eletrizantes. Destaque para os atletas Francisco Welison, John John Alves e Pedro Rian, que mesmo com as difíceis condições do mar, carimbaram o passaporte para duas finais, cada.

Na Sub 14 Francisco Wellison cravou o maior somatório da categoria para garantir uma das vagas para a grande final. Junto com ele o conterrâneo John John Alves, o paranaense Lucas Camargo e o francês Walid Pozier também garantiram vaga na final.

Na Sub 16 foi a vez de John John dar as cartas para conquistar vaga em mais uma final, assim como Francisco Wellison, que disputará sua segunda final. Pedro Rian e Fabrício Alves completarão a bateria mais importante da categoria.

Já na Sub 18 quem comandou as ações foi o jovem talento Pedro Rian, mais um que terminou o primeiro dia de competição contabilizando duas finais. Com ele, Raoni Rocha, Ruan Gomes e o paraibano Kauã Hanson completaram as vagas para a final da principal categoria das categorias de base.

Mas, eles não foram os únicos a garantir presença nas finais que rolam no sábado. Na principal categoria entre os amadores, a Open, dois dos quatro finalistas já foram definidos. São eles Thiago Eduardo, local do Paracuru e Lucas Bezerra, local da Praia do Icaraí. Ambos são promissores talentos da nova geração do surfe cearense e prometem um show na grande final que rola neste sábado.

SÁBADO DE FINAIS

Com a mudança no cronograma com o objetivo de aproveitar melhor uma ondulação que promete altas ondas para o fim de semana, todas as 16 categorias amadoras que fazem parte do Circuito Cearense de Surfe 2021 conhecerão seus campeões neste sábado, restando apenas a categoria Profissional para o domingo. Com duas estruturas montadas, uma na Praia do Porto e outra na Praia do Pontão, a organização do evento pretende rodas baterias simultâneas para que até o fim do dia, todos os campeões amadores da 2ª Etapa do Circuito Cearense de Surfe sejam conhecidos.

Com isso todas as baterias da categoria Profissional ficarão para o domingo, garantindo assim um grande espetáculo para o encerramento do evento. Lembrando que todas as etapas do Cearense também serão válidas pelo BRASILEIRO PROFISSIONAL ABRASP 2021.

PREMIAÇÃO

A premiação da 2ª Etapa do Circuito Cearense de Surfe 2021 será composta por R$ 10.000 (dez mil reais) distribuídos entre os 16 melhores atletas profissionais da competição.

Entre os amadores a premiação será composta de 15 Blocos Teccel + 64 Kits PENA + 64 Trofeus distribuídos nas seguintes categorias: Sub 08, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18, Open (sem limite de idade); Profissional (sem limite de idade), Master (a partir de 35 anos), Kahuna (a partir de 45 anos), Legend (a partir de 55 anos), Long Open (sem limite de idade), Long Master (a partir de 35 anos); Long Feminino (sem limite de idade), Feminino Junior (até 18 anos) e Feminino Open (sem limite de idade). Também são esperados grandes nomes do surfe nordestino de todas as gerações.

TRANSMISSÃO AO VIVO

Você também pode conferir todas as emoções do PENA Iguape Pro na nossa Transmissão Ao Vivo pela internet através dos links: https://surfbyte.com.br/aovivo ou do www.pena.com.br . Lá vocês encontrarão todas as estatísticas, resultados, o Livro de Regras além da transmissão Ao Vivo dos dois palanques.

CALENDÁRIO DO CIRCUITO CEARENSE DE SURFE 2021

ETAPA 1 - 16 a 19 / Set / Taiba / Sga (FINALIZADA)

ETAPA 2 - 22 a 24 / Out / Iguape/ Aquiraz

ETAPA 3 -05 a 07 / Nov / PF / Fortaleza

ETAPA 4 -19 a 21 / Nov / Caponga / Cascavel

ETAPA 5 - 03 a 05 / Dez / Ronco do Mar / Paracuru

O PENA Iguape Pro conta com o patrocínio de PENA e PREFEITURA DE AQUIRAZ. Apoio: Governo do Estado (Sejuv), D’Cofibras, Revista Beach Show, Consultório do Açaí, Orbe Telecom, Pousada e Barraca Iguape Beach, Hotel Sol Leste e ABRASP. Realização: Federação de Surfe do Estado do Ceará e Top 16 Promoções.

Sobre o Circuito Cearense de Surfe

Há 32 anos, mais precisamente em 1989, nascia o Circuito Cearense de Surfe, certame que ao longo de três décadas revelou talentos e serviu de base para grandes eventos que trouxeram para o Ceará alguns dos maiores astros do surf brasileiro e mundial.

Muitos atletas que integram ou já integraram o WCT, a Elite do Surfe Mundial, tiveram importante passagem pelo circuito cearense como os potiguares Jadson André e o medalhista de ouro olímpico, Italo Ferreira, que tiveram no Circuito Cearense um importante degrau na conquista do sucesso profissional. Gabriel Medina, Filipe Toledo e Adriano de Souza Mineirinho também estiveram no Ceará em eventos nacionais criados a partir da credibilidade construída ao longo dos anos pelo Circuito Cearense de Surf, tido como um dos mais competitivos do Brasil.

E foi essa reconhecida competitividade que possibilitou o surgimento de grandes nomes do surfe como Fábio Silva (Campeão Mundial ISA), Tita Tavares (Campeã Mundial WQS), Pablo Paulino (Bicampeão Mundial Pro Junior) e, mais recentemente, Silvana Lima, nossa representante olímpica, dentre muitos outros, que contribuíram para colocar o Ceará em um dos lugares de maior destaque no cenário esportivo nacional.

Segundo o Presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará, Amélio Júnior, o Circuito Cearense de Surf é o mais antigo certame estadual da modalidade, em todo o território nacional, e que nunca foi interrompido, sendo esta a 33ª edição da competição.

RANKING DO CEARENSE DE SURFE 2021 APÓS 1 ETAPA

PROFISSIONAL

1º Mateus Sena (RN)

2º Israel Jr. (RN)

3º Glauciano Rodrigues (CE)

4º Charlie Brown (CE)

OPEN MASC

1º Lailson Ferreira (CE)

2º Eugênio Alves (CE)

3º Lucas Bezerra (CE)

4º Derick Vitor (RN)

OPEN FEM

1ª Ariane Gomes (CE)

2ª Maria Clara ( RN)

3ª Nalanda Carvalho (PB)

4ª Iris Sousa (CE)

LONGBOARD MASC

1º Antônio Victor (CE)

2º João Pedro (CE)

3º Paulo Pacheco (CE)

4º Yam Wisman (CE)

LONGBOARD FEM

1ª Aylar Cinty (RJ)

2ª Flora Arruda (CE)

3ª Esmeralda Garzon

4ª Sol Tostes (CE)

5ª Isabella Haydin (CE)

MASTER

1º Isaías Silva (CE)

2º Júnior Rocha (RN)

3º Dunga Neto (CE)

4º Rocha Filho (CE)

KAHUNA

1º Fábio Silva (CE)

2º Fernando Santos (PE)

3º Elias Lamas (RN)

4º Cardoso Jr.(CE)

LEGEND

1º Cardoso Jr. (CE)

2º Jaime Farinha (PE)

3º Jean Luck (FRA)

4º Marcelo Bibita (CE)

SUB 18 MASC

1º Kauã Hanson (PB)

2º Ytalo Oliveira (CE)

3º Júnior Rocha (PE)

4º Raoni Rocha (CE)

SUB 18 FEM

1ª Ana Luiza (PB)

2ª Maria Clara (RN)

3ª Vitória Carneiro (CE)

4ª Gabriely Queiroz (CE)

SUB 16

1º Ytalo Oliveira (CE)

2º John John Aves (CE)

3º Alex Gonçalves (CE)

4º Francisco Wellison (CE)

SUB 14

1º Pablo Paiva (CE)

2º John John Alves (CE)

3º Walid Pozier (FRA)

4º Carlos Haln (CE)

SUB 12

1º Arthur Vilar (RN)

2º Nicolas Silva (CE)

3º Victor Santos (RN)

4º Phelype Silva (CE)

SUB 10

1º Arthur Vilar (RN)

2º Iago Belotti (CE)

3º Phelype Silva (CE)

4º Nicolas Silva (CE)

SUB 08

1º Narciso Inácio (RN)

2º Benjamin Noah (CE)

3º Bibi Guimarães (RN)

4º Kauai Santos (PI)

LOCAL

1º Rafael Tigrão (CE)

2º Wemerson Duarte (CE)

3º Natanael Rocha (CE)

4º Deocleciano Rodrigues (CE)

Galerias | Mais Galerias