#impacto #animais #educação #biologia #ecologia #educação #videos 
Fernando de Noronha (PE) - Brasil

Peixe-Leão: tudo o que você precisa saber sobre essa espécie

Golfinho Rotador

Esse peixe, que não é nativo de Noronha, pode causar muito problemas ambientais. Saiba tudo no vídeo!

O peixe-leão é uma espécie invasora que ameaça a biodiversidade marinha de Fernando de Noronha e a saúde dos oceanos em todo litoral brasileiro. A sua invasão, provavelmente proposital, no oceano Atlântico a 30 anos atrás, possibilitou sua disseminação para diversos outros locais, e hoje esse peixe é amplamente encontrado no Caribe.

No Brasil os primeiros registros dos peixes-leões foram feitos em 2014 em Arraial do Cabo, um sinal de alerta foi acionado pela comunidade científica para controlar a disseminação desses animais. Em 2020 um indivíduo foi visto e capturado em Fernando de Noronha com a participação da equipe de pesquisa do ICMBio e a empresa de mergulho local, Sea Paradise.

Hoje (12/11/2021), mais de 29 indivíduos foram avistados, dentre eles 20 foram capturados. A pesca, a coleta e a proteção ambiental são as principais alternativas para controlar esse predador. Caso encontre um deles no mergulho ou na pesca anote o local, a profundidade, fotografe ou filme, e informe o mais rápido possível ao ICMBio que atua na sua região.

Galerias | Mais Galerias