#municipal #competições 
Rio de Janeiro - Brasil

Pedro Todaro Fatura Terceira Etapa e Ranking da ASN em 2011

Associação de Surfe de Niterói ASN

As fortes ondas do Pampo, no canto direito da praia de Itacoatiara, foram o palco nos dias 1 e 2 de outubro da terceira e decisiva etapa do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2011, que definiu os campeões deste ano

No sábado o dia foi de muito sol, calor, praia cheia e ondas de meio a um metro, que ficaram prejudicadas com a entrada do forte vento leste na parte da tarde. Neste dia rolaram as fases classificatórias de todas as categorias, além da final da Feminino. O domingo foi reservado para as disputas das finais das sete categorias restantes.

A final da categoria Feminino tinha uma disputa particular entre a niteroiense Rayza Silveira e a saquaremense Wendy Guimarães, que estavam empatadas no ranking. Rayza abriu a bateria com uma esquerda surfada até a beira, e manteve a liderança até o término. Com a vitória nesta etapa ela garantiu o título do ranking, se tornando tetracampeã niteroiense. Raquel Heckert surfou boas direitas, assegurando o segundo posto. Wendy Guimarães tentou escolher boas ondas, que não vieram para ela na final, ficando em terceiro. Duda Ribas, da tradicional família de surfistas de Cabo Frio, mostrou disposição, completando a bateria na quarta colocação.

A decisão da Iniciante foi composta por dois niteroienses contra dois cariocas. Melhor para os locais! Luca Nolasco, de apenas 12 anos, tem demonstrado grande evolução. Manobrou com consistência faturando a etapa em cima de seu principal concorrente, Matheus Rodrigues, que desta vez foi o vice. Com a vitória na segunda etapa e o vice na terceira, Matheusinho faturou o título do ranking. Lucas Paes e João Cardoso ficaram respectivamente em terceiro e quarto.

Na Open UFF, destinada para a comunidade universitária da Federal Fluminense, Thiago Villar venceu mais uma e foi campeão do ano de forma invicta, somando 3000 pontos no ranking. O advogado e big rider Rafael Curi ficou em segundo. Breno Ebert, campeão do ranking em 2010, terminou em terceiro nesta etapa, com o carioca Sergio Schroder em quarto.

A categoria Senior voltou a ser disputada na ASN, e quem chegou ao lugar mais alto do pódio foi Marsil Antunes. Outro local, Bernard Broitman, liderou grande parte da decisão, mas sofreu a virada e não conseguiu reverter a situação, terminando em segundo. Os cariocas Leo Trigo e Luiz Menezes também apresentaram surf de alto nível, mas finalizaram suas participações em terceiro e quarto respectivamente.

Guilherme Reis, o Guita, manteve sua invencibilidade na Gran Master, faturando as três etapas deste ano. Nesta terceira, ele mostrou porque é considerado um dos principais mestres dos tubos de Itacoatiara, recebendo as maiores notas da decisão. Antônio Sergio “Abelha” apresentou um vasto repertório de manobras e quase completou um bom tubo em uma esquerda. No término da bateria ele ficou com o vice. Sergio Schroder, que havia participado da decisão UFF, desta vez foi o terceiro. E Antônio Celso, fundador da Beach & Byte, voltou a participar de uma final depois de alguns anos, ficando em quarto lugar.

A final da Master entrou na água com o campeão do ranking já definido. Ao avançar para o último embate, Leo Trigo garantiu os pontos suficientes para não ser mais alcançado por ninguém. O carioca que compete em seu primeiro ano como Master, participou pela primeira vez da ASN neste ano. Logo em sua estreia faturou o ranking com 2800 pontos e uma das passagens aéreas para o Peru, oferecidas pela AIT Surf Operadora de Turismo e Taca Air Lines.

A categoria Junior foi a terceira que teve campeão invicto no ranking. Matheus Faria venceu terceiro campeonato consecutivo. Com tubos, aéreos e fortes batidas o macaense faturou a etapa e a passagem para o Peru de forma incontestável. Após o toque da buzina ele pegou uma para sair, mandando um aéreo, um tubo seco e mais cut back no final da onda, mostrando que, valendo ou não, é um dos melhores surfistas do estado em sua categoria. Uma das promessas do surf niteroiense, Matheus Rodrigues, que ainda compete na Iniciante, demonstra a cada etapa mais força em suas manobras, e desta vez alcançou a segunda colocação. O surfista de Búzios, Facundo Arreyes, de apenas 14 anos, avançou até a final desbancando garotos maiores do que ele. Escolheu as direitas para aplicar boas batidas assegurando o terceiro lugar, deixando Dávio Figueiredo em quarto.

A expectativa em torno das disputas da categoria Open Interna foi grande a cada rodada, pois antes do início das disputas muitos surfistas tinham chances de alcançar o degrau mais alto do ranking. Na semifinal permaneceram três vivos, e dois avançaram para a finalíssima da etapa e do ano: Eric Gonçalves e Pedro Todaro. A decisão foi muito equilibrada, com os quatro competidores se revezando na liderança, o que aumentou a apreensão de todos a cada nota anunciada pelo locutor.

Pedrinho, escolheu as ondas da série arriscando na manobras, sempre executadas com muita força. Faturou a etapa e o ranking, ganhando uma passagem aérea para surfar as ondas do Oceano Pacífico, na costa peruana. Raphael Guimarães voltou a uma final, apresentando fortes batidas de backside, ficando em segundo. Eric Gonçalves, que só dependia dele para atingir o topo do ranking, encontrou um tubo e manobrou no crítico, mas pelo elevado nível apresentado por todos, só conseguiu o terceiro lugar. Marsil Antunes cometeu uma interferência logo no início da bateria. Por ter sua pontuação reduzida teve que se contentar com o quarto.

A Terceira Etapa do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2011 tem patrocínios da Cervejaria Noi e Lanchonetes Compão, co-patrocínios da Hot Buttered, Universidade Federal Fluminense, Cobra D`Água e Cesar Luna Surfboards, e apoios da Taca Air Lines, AIT Surf Operadora de Turismo, Mobile Massage Service, Energéticos Mad Dog, Vibe, Cobian, S3 Boarders United, Pranchas Bou, André Cebola Shaper, Bustle, Hanga Bay, Hang Way, TSN, Original Brasil, Girlie, Águas de Niterói, Secretaria de Esportes da Prefeitura de Niterói e FESERJ.

Resultados:

Iniciante

1 Luca Nolasco

2 Matheus Rodrigues

3 Lucas Paes

4 João Cardoso

Campeão do ranking: Matheus Rodrigues

Junior

1 Matheus Faria

2 Matheus Rodrigues

3 Facundo Arreyes

4 Dávio Figueiredo

Campeão: Matheus Faria

Feminino

1 Rayza Silveira

2 Raquel Heckert

3 Wendy Guimarães

4 Duda Ribas

Campeã: Rayza Silveira

Open UFF

1 Thiago Villar

2 Rafael Curi

3 Breno Ebert

4 Sergio Schroder

Campeão: Thiago Villar

Senior

1 Marsil Antunes

2 Bernard Broitman

3 Leo Trigo

4 Luiz Menezes

Campeão: Marsil Antunes

Master

1 Rafael Mignani

2 Leo Trigo

3 Guilherme Reis

4 Gutemberg Goulart

Campeão: Leo Trigo

Gran Master

1 Guilherme Reis

2 Antônio Sergio “Abelha”

3 Sergio Schroder

4 Antonio Celso

Campeão: Guilherme Reis

Open Interno

1 Pedro Todaro

2 Raphael Guimarães

3 Eric Gonçalves

4 Marsil Antunes

Campeão: Pedro Todaro

Galerias | Mais Galerias