Pedro Calado e Catarina Lorenzo são os campeões do CBSurf Big Wave Mormaii em Laguna
Surf Brasil e Movimento Big Waves Brasil (BWB) acertam na previsão e os big riders dão um show em uma segunda-feira clássica com milhares de pessoas na Praia do Cardoso
05/Mai/2026 - Assessoria de Imprensa CBSurf - Laguna - Santa Catarina - BrasilO carioca Pedro Calado e a baiana Catarina Lorenzo conquistaram os títulos do CBSurf Big Wave Mormaii em Laguna e são os novos campeões brasileiros de ondas grandes do Surf Brasil. Em uma segunda-feira de mar clássico, com ondas desafiadoras passando dos 5 metros de altura na Praia do Cardoso, os maiores big riders do país deram um show para as milhares de pessoas que compareceram para assistir de perto o maior desafio do surf brasileiro no Farol de Santa Marta. O CBSurf Big Wave Mormaii foi realizado com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE), da Prefeitura Municipal de Laguna e foi transmitido ao vivo pelo Canal Surf Brasil TV no YouTube.
Com uma nota 10 na grande final, o carioca Pedro Calado superou o melhor do mundo em ondas gigantes, Lucas Chumbo. O big rider de Saquarema terminou em segundo lugar, com o catarinense Marco Polo em terceiro, o noronhense Buday Santos em quarto, Marcos Monteiro também de Saquarema em quinto e outro carioca, Stephan Figueiredo, em sexto lugar. Na final feminina, a jovem baiana Catarina Lorenzo surpreendeu ao vencer a favorita Michelle Des Bouillons, que ficou em segundo lugar com a também carioca Débora Mota em terceiro, a catarinense Pâmela Mel em quarto, a paranaense Michaela Fregonese em quinto e a gaúcha Yasmin Dias completou a decisão em sexto lugar.
A CHAMADA PRECISA
A abertura da Janela de Espera do evento ocorreu em 05 de novembro de 2025 e estaria aberta até o dia 15 de agosto de 2026. Dentro deste período, surgiu nos gráficos de previsão um ciclone se formando no sul da Argentina, que estava previsto para o dia 04 de maio. Com 7 dias de antecedência, foi dado o Sinal Amarelo para a chamada do evento, deixando atletas, prestadores de serviço da produção do evento e órgãos públicos em alerta para a possibilidade de realização do evento.
A ondulação ia se mantendo nos gráficos, ganhando tamanho, energia e período. Tudo parecia que seria um swell histórico na praia do Cardoso. Com esse cenário se formando, com 4 dias de antecedência, a organização do evento decidiu dar o Sinal Verde para a competição.
Na próxima atualização dos gráficos de previsão, após a decisão pelo Sinal Verde, o auge da ondulação foi passando da noite de domingo (03) para quarta (04) para o final da manhã do dia 04, porém, perdendo tamanho, energia e período. Também foi entrando um vento nordeste mais forte (antes estava noroeste fraco). O conjunto destes fatores fez a organização questionar se a chamada seria acertada, pois o vento nordeste muito forte poderia “afastar” a ondulação, fazendo ela perder força.
Durante a montagem da estrutura, no dia 02 (sábado) os fortes ventos do quadrante sul chegaram, danificando parte da estrutura que estava sendo montada para o evento e gerando uma grande invasão de areia nas vias de acesso ao Farol de Santa Marta e no local onde estava sendo instalada a estrutura.
“Eventos de Ondas Grandes são muito difíceis de fazer. Além de ter muito pouco tempo para a contratação de fornecedores, articulação com órgãos públicos e instalação de estruturas físicas e digitais, ele ainda é produzido no meio de um ciclone”, explicou Reinaldo Jaeger, Gestor de Projetos do Movimento BWB, Diretor de Sustentabilidade da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Associação de Surf de Laguna (ASL) e Diretor Técnico da Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta (ASTFSM).
Ao nascer o sol na manhã de segunda-feira, séries enormes (aprox. 5 a 6 metros – 20 pés), desenhadas pelo vento terral fraco, quebravam em um Cardosão com textura lisa e ondas abrindo para os dois lados, mostrando que a chamada do evento tinha sido assertada.
OS MELHORES DO BRASIL
Na lista de competidores, representantes dos mais variados estados do Brasil. Referências na modalidade Surf de Ondas Grandes, tanto em âmbito nacional quanto internacional, disputavam os títulos do CBSurf Big Wave Mormaii 2026 e, consequentemente, os títulos de campeões brasileiros.
Na primeira fase da categoria masculina, os big riders catarinenses dominaram, com Marco Polo, Vinicius dos Santos e Carlos Henrique vencendo as suas baterias. O carioca Stephan Figueiredo ganhou a outra e todas as baterias tiveram pontuações apertadas, com pequena margem de diferença entre os competidores. O grande destaque foi Marco Polo, com uma nota 9,00.
Logo em seguida, entrou na água a semifinal da categoria feminina e as vencedoras das baterias foram Catarina Lorenzo (BA) e Michelle Des Bouillons (RJ), com boa margem de vantagem sobre as adversárias. Os grandes destaques foram uma nota 10 da Michelle Des Bouillons e dois drops alucinantes da Catarina Lorenzo.
Na semifinal masculina, Stephan Figueiredo também venceu a primeira bateria e se classificou para a grande final, junto com Buday Santos (Fernando de Noronha - PE) e Marcos Monteiro (RJ). A segunda semifinal foi vencida por Lucas Chumbo (RJ), por uma diferença de apenas 0,03 do Pedro Calado (RJ) e 0,20 do Marco Polo, que também avançaram para a final. Nesta segunda bateria, houveram duas notas 9,45 e uma 9,30.
Na grande final feminina, Catarina Lorenzo com apenas 18 anos de idade se destacou, mostrando muita atitude no big surf e levando o título da competição. Michelle Des Bouillons, que também havia se destacado na semifinal, ficou na segunda colocação.
Já na final masculina, Pedro Calado fez uma nota 10 já na primeira onda da bateria, criando uma larga vantagem sobre os outros competidores desde o início. Na sua segunda onda ele fez uma nota 8,50, consolidando-se ainda mais na liderança. Lucas Chumbo e Marco Polo até tentaram tirar o título do Pedro Calado, com uma nota 9,3 e uma 8,90, respectivamente, mas não conseguiram.
DECISÕES DO CBSURF BIG WAVE MORMAII:
CATEGORIA MASCULINA:
1º Pedro Calado (RJ)
2º Lucas Chumbo (RJ)
3º Marco Polo (SC)
4º Buday Santos (Noronha/PE)
5º Marcos Monteiro (RJ)
6º Stephan Figueiredo (RJ)
CATEGORIA FEMININA:
1º Catarina Lorenzo (BA)
2º Michele Des Bouillons (RJ)
3º Débora Mota (RJ)
4º Pâmela Mel (SC)
5º Michaela Fregonese (PR)
6º Yasmin Dias (RS)
SHOW DE IMAGENS
O evento se preocupou em registrar da melhor maneira o Cardosão em fúria. A organização do evento contratou uma grande equipe de fotógrafos e videomakers, coordenados por Bred Oliveira. Foram dois videomakers e dois fotógrafos para a água, junto com a equipe de apoio náutico, coordenada por Thiago ‘Jacaré’, além de drones e outros fotógrafos e videomakers de ação e de bastidores em terra.
A transmissão ao vivo também se preocupou em oferecer um show de imagens, com diferentes modelos de drone, diversas câmeras de ação em uma torre de transmissão e uma câmera lateralizada no costão (para pegar as direitas de frente).
Este banco de imagens, além de cobrir o evento, também servirá para reforçar para o Brasil e para o Mundo o potencial de ondas grandes da praia do Cardoso, além de promover o município de Laguna e o estado de Santa Catarina.
OBRIGADO PREFEITURA DE LAGUNA, GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA E ASTFSM!
Este grande evento aconteceu com o apoio fundamental do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE) e da Prefeitura Municipal de Laguna, que abraçaram o Surf de Ondas Grandes como uma das bases de desenvolvimento socioeconômico regional. Em uma segunda-feira de baixa temporada, a Praia do Cardoso estava completamente lotada.
O Governo do Estado participou em peso do evento, por meio da FESPORTE e da Secretaria de Estado da Comunicação (SECOM). O Presidente da FESPORTE, Jefferson Ramos Batista, participou da Conferência Técnica no dia anterior e de todo o evento, junto com seus Diretores. A Prefeitura de Laguna também, por meio do prefeito Preto Crippa e de diversas Secretarias e da Guarda Municipal. O prefeito de Tubarão, Estener Sorato, grande parceiro da Rota do Big Surf, também marcou presença.
A Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta (ASTFSM), mais uma vez recebeu este evento no seu quintal, contribuindo para mostrar para o mundo, toda a beleza e o potencial da Praia do Cardoso, assim como gerando trabalho e renda para a sua comunidade local.
BRIEFING TÉCNICO E PREMIAÇÃO AGITAM O FAROL
Conforme divulgado anteriormente, o evento ofereceu no dia anterior à competição uma recepção e uma conferência técnica no Restaurante Praia Grill, em anexo ao Cardoso Surf Camping e Pousada. O objetivo foi de alinhar detalhes sobre a competição e esclarecer quaisquer dúvidas por parte dos atletas e do staff. Junto ao briefing técnico, rolou música ao vivo com a atração local Bruno Johnson.
Já no dia da competição, a cerimônia de premiação aconteceu na Baiuka Pousada e Restaurante, com a presença de autoridades e atletas. Também rolou música ao vivo, com a Banda Tow-in, de Florianópolis/SC, com repertório de Surfmusic e Worldmusic.
As duas atividades foram gratuitas e abertas ao público. Os dois estabelecimentos ficaram lotados e a integração com a comunidade local e a confraternização entre atletas foi um plus deste grande evento.
NÃO CONSEGUIU ASSISTIR NO DIA?
Caso você não tenha conseguido assistir ao vivo, não se preocupe: você pode conferir este show de big surf a no Canal Surf Brasil TV, no YouTube: https://www.youtube.
SUSTENTABILIDADE
O CBSurf Big Wave Mormaii é um evento que atua com Responsabilidade Socioambiental, com isso, aderiu à aplicação do SELO EVENTO SUSTENTÁVEL FECASURF, que é uma certificação socioambiental aplicada pela Federação Catarinense de Surf (FECASURF) à eventos de Surf realizados em solo catarinense.
Esta certificação cria padrões básicos de sustentabilidade a serem seguidos por eventos de Surf que buscam a homologação técnica da FECASURF, garantindo assim que ele respeite o ambiente e a comunidade local, além de deixar o Surf catarinense mais sustentável e com maior valor agregado.
Além da adesão ao Selo, o evento ainda contará com a participação do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado pela Udesc Laguna (Ceres) desde 2015, o qual monitora diariamente cerca de 13 km de costa entre a Barra de Laguna e a Barra do Camacho. A iniciativa é referência nacional em pesquisa, conservação e educação ambiental relacionada à animais marinhos.
O PMP-BS da Udesc estará com uma estrutura junto ao evento, mostrando uma série de conteúdos relacionados ao oceano, incluindo animais taxidermizados, exposição fotográfica, relatos de salvamentos e muito conteúdo técnico e de educação socioambiental para transmitir ao público presente.
QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELO EVENTO?
Realização: Confederação Brasileira de Surf (SURF BRASIL) e Movimento Big Waves Brasil (BWB).
Patrocínios Master: Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esportes (FESPORTE); Prefeitura Municipal de Laguna; Mormaii.
Patrocínio: Buttons; Session Store; Satto Surf Co; Surfland Brasil.
Copatrocínio: Alaia Surf Shop; TAC Telecom; Nob; Leve Ortopedia; Restaurante Camarú; Mercado Camacho; Big Rider House; Cardoso Surf Camping e Pousada; Restaurante Praia Grill; Kamuri Empreendimentos; Baiuka Pousada e Restaurante; Grud Comunicação Visual; Suntech.
Cobertura: NSC Esporte; Waves; Surfguru; SurfeMais.
Homologação: Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta (ASTFSM); Federação Catarinense de Surf (FECASURF); Confederação Brasileira de Surf (SURF BRASIL).
------------------------------
SOBRE SURF BRASIL - Surf Brasil é o novo nome de comunicação da Confederação Brasileira de Surf, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surfing Association), como a entidade oficial na administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A Confederação foi fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas, que elegeram Flávio Teco Padaratz como presidente em 2022, com Paulo Moura e Brigitte Mayer de vice-presidentes.
“De surfista para surfista” é o lema do Surf Brasil, que tem como missão, descobrir novos talentos e criar novos ídolos nacionais, produzindo, chancelando e organizando o Campeonato Brasileiro de Surf, decidindo os campeões e campeãs brasileiras também das categorias de Base e do Master, de Ondas Grandes e das modalidades Longboard, Stand Up Paddle, Parasurf. O principal valor desta gestão dirigida por Teco Padaratz, é oferecer mais oportunidades para consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.