Pedro Calado conquista o título do Urca Challenge em Guamaré
Lucas Chumbo e Jadson André, se destacam no desafio que teve Michaela Fregonese e Michelle des Bouillons
14/Abr/2025 - Chico Padilha - Guamaré - Rio Grande do Norte - BrasilO carioca Pedro Calado brilhou no Urca Challenge, evento inédito realizado na sexta-feira (11) na bancada da Urca do Minhoto, a aproximadamente 30 km da costa de Guamaré (RN). Com uma performance consistente e uma onda nota 10, Calado, só com a mesma, já acumulou 20 pontos mas não repetiu nota máxima para chegar aos 30 possíveis, conforme a regra que dobra a maior das duas notas somadas, assegurando o primeiro lugar. A competição contou com 16 surfistas convidados, divididos em duas baterias de 8 atletas cada. O vencedor recebeu das mãos da governadora do RN, Fátima Bezerra, um troféu, R$ 30 mil e uma vaga no Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes.
Calado expressou sua satisfação ao surfar na Urca do Minhoto: “Desde 2018 tem bastante tempo. Sempre analisando a previsão e com calma, porque hoje, quando chamaram o evento esse ano, juntou-se a galera toda — vários amigos presentes, vários ídolos. Então tô muito feliz de conseguir uma boa ali. Era mais um freesurfe pra galera, valendo uma grana, mas sem muita pressão, pra confraternizar e fazer um evento que siga adiante nos próximos anos com certeza. Essa onda é muito especial. Agradeço a todos aí mais uma vez.”
O potiguar Jadson André, também convidado, compartilhou: “Foi uma honra competir nessa primeira edição do Urca Challenge! Fiz questão de participar mesmo chegando em cima da hora do evento de Saquarema (RJ). Não poderia deixar de estar aqui e estou feliz em surfar a onda da Urca com uma abordagem diferente. A vitória não veio por muito pouco, mas vou buscar este título nas próximas edições.”
Lucas Chumbo Chianca, campeão mundial de ondas grandes, ressaltou a importância do evento e sua conexão com a Urca do Minhoto. Às vésperas da disputa, disse à secretária de Turismo de Guamaré, Andrezza Varella: “Pode deixar! Quero voltar com a família inteira — mulher e dois filhos — aproveitar um pouco desse paraíso, não só do surfe, mas também do kitesurf, e conhecer as belezas naturais desse país.”
Na sexta-feira, após a premiação, completou no palco: “Primeiramente, agradecer pelo apoio ao nosso esporte. O big surf merece esse apoio. Estar aqui no Brasil é ainda mais especial. Tô apaixonado pela onda, espero voltar logo e já estou esperando o próximo swell. Parabéns, Guamaré; que cidade linda vocês têm!”
O decano entre os competidores e embaixador do evento, o paraibano Fábio Gouveia, também comemorou: “Foi histórico. Um dia perfeito, que vai marcar pra sempre. Teve até arco-íris na chegada, como se fosse uma bênção da natureza.” No domingo (13), já em Saquarema, Lucas Chumbo refletiu sobre sua rotina intensa e paixão pelo surfe: “Eu tava na Alemanha, já saí correndo pra competir lá na Urca do Minhoto no Rio Grande do Norte, fizemos um dia incrível lá e já vim correndo pra cá [...] A gente quebrou lá e foi bom demais!”
Além disso, é importante destacar que, em fevereiro de 2025, Lucas Chumbo e Pedro Scooby conquistaram o segundo lugar no Big Wave Challenge, realizado na Praia do Norte, em Nazaré. A dupla somou 35,20 pontos na competição, ficando atrás apenas de Nic von Rupp e Clément Roseyro.
Michaela Fregonese, que surfou a maior onda do evento, expressou sua gratidão pela oportunidade: “Foi uma experiência incrível surfar na Urca do Minhoto. A energia do lugar é única, e estou grata por ter participado deste evento histórico.” Michelle des Bouillons, a recordista da maior onda, também compartilhou sua satisfação: “Participar do Urca Challenge foi uma honra. As condições estavam desafiadoras, mas gratificantes. Espero retornar nas próximas edições.”
“O evento não apenas proporcionou momentos memoráveis para os atletas, mas também consolidou Guamaré como um destino promissor para o turismo de aventura.” Aressaltou TuninomBorges, da FesurfRN.
Participantes Titulares:
1. Lucas Chumbo Chianca (RJ)
2. Pedro Calado (RJ)
3. Marcos Monteiro (RJ)
4. Danilo Costa (RN)
5. Rodrigo Jorge (RN)
6. Jadson André (RN)
7. Wilson Nora (BA)
8. Ian Cosenza (RJ)
9. Danilo Couto (BA)
10. Rodrigo Resende (RJ)
11. Rodrigo Koxa (SP)
12. Vitor Faria (SP)
13. Fábio Gouveia (PB)
14. Michaela Fregonese (PR)
15. Michelle des Bouillons (RJ)
16. Hemerson Marinho (RN)
Alternates (Suplentes):
1. Alexandre Ferraz (PE)
2. Alexandre Vale (RN)
3. Mateus Sena (RN)
Apoios Institucionais:
- Governo do Estado do Rio Grande do Norte
- Prefeitura de Guamaré
- Mormaii
- Sidore
- Federação de Surf do Rio Grande do Norte (Fesurf-RN)
- Confederação Brasileira de Surf (CBSurf)
- Corpo de Bombeiros Militar do RN
- Marinha do Brasil
- Secretaria de Segurança Pública do RN
- canais Sportv, oficial do Urca Challenge.