#surf #acidentes 
Hawaii - Estados Unidos

Payne sofre acidente no Havaí e é salvo por brasileiro

Carol Fontes

Com suspeita de concussão, havaiano Dusty Payne é reanimado na areia e ajudado pelo hexa mundial de bodyboard, Guilherme Tâmega. Surfista é diabético e tem cuidados especiais.

Ex-top da elite mundial, o havaiano Dusty Payne sofreu um grave acidente em Pipeline, na ilha havaiana de Oahu. O surfista que venceu a triagem para o Pipe Masters de 2017 e enfrentou Gabriel Medina na repescagem caiu em uma onda de cerca de 1,5m, bateu a cabeça com força na bancada de pedras e corais e desmaiou. O brasileiro hexacampeão mundial de bodyboard, Guilherme Tâmega, que trabalha como salva-vidas na praia, observou que Dusty não voltou à superfície depois de entrar em um tubo de Backdoor (onda que quebra para a direita), correu com a sua equipe para fazer o resgate, pôs os pés de pato e mergulhou no mar. Alguns amigos de Dusty conseguiram puxá-lo do fundo e receberam o auxílio do experiente brasileiro na zona de impacto.

O havaiano estava inconsciente quando foi carregado até a areia. O atendimento foi feito ali. Havia muito sangue, escoriações e cortes na cabeça do surfista. A suspeita é de concussão. Como o Dusty é diabético, o tratamento precisou de cuidados especiais. Depois de ser reanimado na praia, o ex-integrante da elite foi encaminhado de ambulância para o Queen's Medical Center, hospital situado em Honolulu, do outro lado da ilha de Oahu.

- Eu vi que ele caiu na onda de Backdoor e notei que ele não subiu. A prancha dele subiu, mas ele não, uma típica coisa que acontece quando a pessoa desmaia embaixo da água. Na hora, a gente pulou no quadriciclo e correu o mais rápido possível. Botei o pé de pato e pulei dentro da água. Geralmente, quando isso acontece, as pessoas que estão na água com a vítima chegam antes para tirar a pessoa debaixo da água o mais rápido possível. As chances de sobrevivência são maiores. Quando eu cheguei nele, os amigos já estavam segurando-o. Segurei os amigos e ajudei-os a trazer o corpo para a beira. Fizemos o procedimento padrão. Foi um trabalho em equipe - contou Tâmega.

Depois de ser reanimado na areia e recobrar os sentidos, o surfista saiu de maca e foi para o hospital com uma máscara de oxigênio. As primeiras palavras tranquilizaram os que estavam ao seu redor: "Vou ficar bem", disse Dusty, com dificuldade, antes de entrar na ambulância.

Os salva-vidas de Pipeline estão sempre acompanhando de perto os surfistas no mar, olhando onda a onda de binóculo, o que fez com que o resgate agisse de forma rápida e eficiente.

- Ele (Dusty Payne) estava com muitos cortes na cabeça. Seguramos a cabeça dele e vimos se ele estava respirando. Ele estava tendo convulsão, é diabético... Parece que teve traumatismo craniano, o maxilar também parece ter quebrado. Fizemos a respiração cardíaca, viramos ele de lado, o corpo começou a reagir, ele voltou a respirar e conseguimos depois de muito trabalho ir estabilizando a situação. Fizemos a recuperação do corpo. Ele tinha ingerido muita água. Esse é o procedimento até a ambulância chegar: colocar o paciente na prancha de primeiros socorros, realizar a estabilização e depois colocá-lo na ambulância com máscara de oxigênio - completou o hexacampeão mundial.

Fonte:https://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/noticia/ex-top-da-elite-sofre-grave-acidente-em-pipeline-desmaia-e-e-salvo-por-guilherme-tamega.ghtml

Galerias | Mais Galerias