#estadual #amador #competições 
Guarujá - São Paulo - Brasil

Oswaldo Domingues é o cara no Jungle Beach ABC Surf 09

Marcos André Araújo

Surfista de Santo André permanece como Super Campeão e fatura ao todo quatro títulos

Foi encerrado neste sábado (14/11), na Praia do Tombo, em Guarujá (SP), o Circuito Jungle Beach ABC Surf 09. O campeonato exclusivo para surfistas do Grande ABC teve a sua terceira e última etapa com sol, ondas pequenas e muita alegria para quem não perdeu a oportunidade de festejar ao lado dos amigos a evolução do surf na região. Apesar do clima de competição, o que marcou foi a confraternização para comemorar mais um ano de atividades.

Melhor ainda para quem subiu ao lugar mais alto do pódio. Das quatro categorias em jogo, três novos nomes entraram para a galeria dos campeões do ABC: Roberta Costa, de São Bernardo, comemorou o título Feminino do circuito e da etapa; Daniel Jacques, de Diadema também, mas no Longboard; na Master, Oswaldo Domingues, de Santo André, levou o caneco do circuito, enquanto seu vizinho Clóvis Magalhães da etapa. Já na Open, Oswaldo estava inspirado e se tornou bicampeão, repetindo o feito na disputa do Super Campeão.

A primeira decisão do dia foi entre as meninas. Com a falta de algumas atletas em função do trabalho, entraram no mar somente duas competidoras. Roberta Costa, de 29 anos, dividia o topo do ranking com a Gabriela Rodrigues, e foi a melhor contra Renata Murakami. “Treinei bastante e sempre que posso, tenho me dedicado ao surf. Vencer a etapa e o circuito é uma alegria única”, disse a professora de Educação Infantil. Com o segundo lugar, Renata saiu da quarta posição para fechar o ano como vice-campeã do ABC.

Na seqüência, foi decidido o título da etapa da Master, já que Oswaldo Domingues foi para a final como campeão da categoria dedicada para atletas com 35 anos em diante. Além dele, Clóvis Magalhães, Paulo Banys e Armando Beker completaram a bateria. Campeão em 2008, Magalhães mostrou que sabe andar bem em ondas pequenas e não deu chances para os demais. Abrindo com 4 pontos, ele se manteve na frente até o término da bateria. “Só faltou um pouco de onda para ficar mais bonito o espetáculo, mas está valendo. O importante é a confraternização do pessoal, encontrar os amigos”, celebrou o surfista de 39 anos.

Já no Longboard, dois surfistas tinham chances de levantar o troféu da temporada: Daniel Jacques e Eduardo Domingues. Empatados no topo do ranking, quem ficasse na frente, levava o título. Sabendo disso, Jacques aproveitou as ondas que vieram e não deu moleza, abriu com 5,25. “O mar estava muito pequeno, ruim pra todo mundo, só apareceu duas ondinhas para mim. Estou super feliz de ter ganhado, missão comprida depois de muito trabalho, treinei bastante para finalmente ser campeão”.

Glebson Siqueira, de Santo André, foi o vice-campeão da etapa e terminou na terceira colocação no ranking. Paulo Banys, de São Bernardo do Campo, ficou em terceiro, enquanto Eduardo Domingues, de Santo André, finalizou a prova em quarto e fechou o ano como vice-campeão.

A última decisão do dia, antes da disputa do Super Campeão, foi a categoria Open. Da mesma forma que o Long, dois surfistas estavam na briga pelo título, só com uma boa diferença. Oswaldo Domingues poderia terminar na terceira colocação para comemorar mais um titulo, já que tinha sido coroado na Master. Enquanto isso, Danilo Nunes, de São Bernardo, precisava vencer e ver seu concorrente ficar em quarto. Cinco minutos depois do início da bateria, Domingues assumiu a ponta e com uma boa atuação, fechou a etapa como campeão.

Com o resultado, o surfista de 36 anos levou o bicampeonato da categoria. “Passei os últimos 30 dias com uma lesão forte na coluna e fiquei preocupado, achando que não ia ter forças pra chegar às finais, mas graças a Deus, fiz um bom trabalho com profissionais que cuidaram de mim e consegui ganhar a etapa”, comemorou Badú, como é conhecido, a sua primeira vitória na categoria. Ano passado, ele foi campeão assumindo todos os outros lugares do pódio, menos a primeira colocação. Danilo Nunes, dono da maior nota do campeonato (7 pontos), ficou com o vice-campeonato.

Assim que foram definidos os campeões da temporada, houve a disputa do Super Campeão. Cada atleta teve 10 minutos para surfar e contabilizar somente a maior nota. Roberta Costa foi a primeira, e fez 1,50 pontos. Oswaldo Domingues foi o segundo e marcou 3,75. Depois foi a vez do Daniel Jacques, terminando a sua apresentação com uma onda de 2,50. Com o resultado, Badú pôde comemorar o bicampeonato do Super Campeão, levando uma passagem aérea para o Peru (SP/Lima/SP).

Para Cláudio Alves, marketing da Jungle Beach, o evento foi mais um sucesso. “Estamos muito felizes com todo o resultado do Circuito sabendo que os atletas estão satisfeitos com mais uma edição. O ano de 2010 está ai e vamos melhorando cada vez mais”, promete. Antes mesmo de realizar a terceira etapa, a organização do circuito, Dadá Nascimento e Carlos Pretto, renovou o contrato para o próximo ano com os diretores da rede de lojas Jungle Beach, que está comemorando oito anos de atividades.

No dia 19 de novembro, quinta-feira, haverá uma festa de encerramento do Circuito, a partir das 22 horas. Todos os atletas estão convidados e para entrar basta levar um brinquedo que será doado para uma instituição em Santo André. O local da festa, com o Dj Paulo Pipo, atleta do circuito, será no Mezzanine Lounge (Rua das Figueiras, 1410 - Bairro Jardim, Santo André).

O Circuito Jungle Beach ABC Surf 09, homologado pela Federação Paulista de Surf, contou com patrocínio da rede de lojas Jungle Beach Surf and Street. Apoio: Mormaii, OkDok, DPR, Globe, Allmada Surfboards, Perfect Waves, Reef, Goofy, Freestyle, FreeSurf, Olas Surfboards, Bully’s, Deputado Federal William Woo e Prefeitura do Guarujá. Divulgação: Fama Assessoria. Realização e organização: Associação de Surf da Grande São Paulo, Associação de Surf do Guarujá, Federação Paulista de Surf, Event Tools Promoções e Eventos Ltda e Cultural B.

Resultados da terceira etapa (o ranking estará disponível em breve no site da Federação Paulista de Surf – www.fpsurf.com.br):

Open ABC

1 – Oswaldo Domingues

2 – Danilo Nunes

3 – Clóvis Magalhães

4 – Armando Beker

Longboard ABC

1 – Daniel Jacques

2 – Glebson Siqueira

3 – Paulo Banys

4 – Eduardo Domingues

Master ABC

1 – Clóvis Magalhães

2 – Paulo Banys

3 – Oswaldo Domingues

4 – Armando Beker

Feminino ABC

1 - Roberta Costa

2 - Renata Murakami

Galerias | Mais Galerias